Retomada de Atividades Presenciais para Servidores Técnico-Administrativos do IFCH

Data da publicação: sex, 06/11/2020 - 09h48min

Retomada de Atividades Presenciais

Informações do GT-Retorno IFCH para os servidores técnico-administrativos

1. Conforme Plano Específico do IFCH as próximas datas previstas para retorno serão em 30/11 e 14/12.

2. Recomenda-se que só devem ser indicados para retorno os servidores que realmente tiverem necessidade de realizar atividades presenciais. Deve-se priorizar a permanência das atividades de forma remota;

3. Não haverá retomada da jornada de trabalho noturno este semestre, tendo em vista que essas atividades devem estar associadas a atividades acadêmicas, e que as atividades acadêmicas presenciais irão retornar apenas em 2021;

4. O retorno poderá ser de forma a obedecer:

a) jornada diária normal com rodízio em dias alternados da semana (ex.: 8:30 às 17:30 horas);

b) jornada diária reduzida mantida a frequência diária na semana (ex.: 8:30 às 12:30 horas);

c) jornada diária reduzida com rodízio em dias alternados da semana (ex.: 8:30 às 12:30 horas).

5. No Plano de Retorno da UNICAMP consta que as Unidades do CECI/DEDIC só começaram a retornar a partir da Fase 2/Período 3. O GT recomenda que os servidores que tem filhos nestas Unidades e/ou em idade escolar só devem ser indicados para retornar apenas na Fase 2/Período 6 (04/01/2021). Havendo necessidade de algum destes servidores retornar antes do recomendado, deverá ser previamente planejado;

6. Os servidores que estão inseridos no grupo de risco deverão permanecer em atividades remotas. A indicação de retorno destas pessoas somente deverá ocorrer a partir da Fase 2/Período 6 (04/01/2021). Os servidores que se enquadram nesta situação devem preencher a autodeclaração de saúde constante da Resolução GR-93/2020 e encaminhá-la à Chefia Imediata e ao RH do Instituto. Os servidores com 60 anos ou mais de idade não precisam preencher esta autodeclaração. Recomenda-se que servidores que residam com pessoas do grupo de risco também fiquem com o retorno previsto para uma Fase posterior.

7. Todos os servidores e colaboradores que irão retornar às atividades presenciais, independente da Fase e Período, realizarão a testagem para covid-19 com pelo menos uma semana de antecedência da data de retorno, em data previamente agendada pelo CECOM. Também deverão baixar um aplicativo que será disponibilizado e diariamente o servidor deverá acessar e responder as questões antes de sair de casa para dirigir-se ao seu local de trabalho. Haverá ainda treinamentos obrigatórios por vídeo-aulas que serão disponibilizadas. É importante que as Chefias considerem que mesmo que o servidor/colaborador tenha a necessidade de comparecer presencialmente ao IFCH somente em um único dia da semana e por apenas meio período, ou menos, optem por indicar o retorno para que este possa passar pela testagem junto ao CECOM. O servidor/colaborador terá de realizar os treinamentos através das vídeo-aulas e acessar e responder diariamente as questões do aplicativo mesmo que não venha ao Instituto.

8. Recomenda-se que todos os servidores e colaboradores acessem os protocolos gerais que estão disponíveis no site eletrônico: https://www.unicamp.br/unicamp/cartilha-covid-19, ou https://www.unicamp.br/unicamp/coronavirus. Dúvidas em relação a implantação dos protocolos podem ser encaminhadas pelo endereço eletrônico retomada.covid19@unicamp.br.

9. Dúvidas podem ser encaminhadas para o endereço de e-mail do GT-IFCH: gt-retorno-ifch@unicamp.br.

Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais do IFCH Unicamp