Captura de Tela 2021-11-19 às 17.06.11.png

 

Esta edição do Boletim do IFCH lembra da importância de preservar a memória e destaca o dia da consciência negra, comemorado em 20 de novembro.

O IFCH vem realizando várias atividades que colocam em relevo a questão das desigualdades raciais, a resistência negra e a contribuição de negras e negros para a ciência e a cultura.  

Como compreender as múltiplas conexões entre o Golfo do Benim e o Brasil, na época do tráfico transatlântico de escravizados? A terceira live do lançamento do livro A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil, que tem o professor Aldair Rodrigues, do Departamento de História, entre seus organizadores, discutirá essa questão.

Destacamos também o livro O massacre dos libertos: sobre raça e república no Brasil, do professor Matheus Gato, do Departamento de Sociologia, um dos finalistas do 63º Prêmio Jabuti.

E o lançamento do I Arquivo Brasileiro de Hip-Hop, uma parceria entre o Projeto de Memória Negra do AEL Unicamp, com o Afro-Cebrap e o Cemi-Unicamp.

As iniciativas de internacionalização do instituto e as possibilidades que parcerias com pesquisadores e instituições estrangeiras podem trazer ao IFCH são tema de uma conversa entre o professor Leandro Teodoro, colaborador no Departamento de História e a coordenadora de pesquisa do instituto, professora Andréa Freitas.

Por fim, destacamos a continuidade do projeto Escuta Covid-19, uma parceria entre o IFCH  e o Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo).

 

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

 

Acompanhe a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: https://twitter.com/IFCH_Unicamp

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 

O professor Leandro Alves Teodoro, colaborador no Departamento de História do IFCH Unicamp, foi contemplado com um auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF). O edital que contemplou o professor Leandro Teodoro é fruto de um acordo de cooperação entre a Fapesp e a SNSF que visa apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativos por pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa da Suíça e do estado de São Paulo (saiba mais aqui https://fapesp.br/14556/swiss-national-science-foundation). 

No total foram selecionados quatro projetos neste edital, sendo apenas um para a Unicamp e para as ciências humanas (saiba mais em https://fapesp.br/15123/fapesp-anuncia-projetos-selecionados-em-chamada-com-fundacao-suica).

Coordenador do grupo de estudos "O ensino da fé cristã na Península Ibérica" e beneficiário do auxílio Jovem Pesquisador da Fapesp, professor Leandro Alves Teodoro realizará, em parceria com o professor Hugo O. Bizzarri da Universidade de Friburgo, a criação de um núcleo de pesquisa internacional e interdisciplinar com dupla sede entre as duas instituições, que irá se dedicar a analisar o papel moralizante de narrativas como fábulas e sermões influenciaram a formação moral cristã na Península Ibérica entre os séculos XIII e XVI, e sua influência na formação social.

Este projeto prevê a realização de quatro eventos entre as instituições brasileiras e suíças, bem como permitirá que estudantes da Unicamp tenham acesso a bolsas de iniciação científica, bolsas de mestrado e treinamento técnico e auxílio para realizar trabalhos de campo no exterior.

Captura de tela 2021-11-19 152502.jpg

 

Conversamos com o professor Leandro Teodoro e com a coordenadora de pesquisa do instituto, professora Andréa Freitas sobre esse projeto e as possibilidades que trará para a internacionalização do IFCH Unicamp. A entrevista pode ser assistida no nosso canal no Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=oiSH8VTgVL8.

 

 escuta.jpeg

 

"Escuta Covid-19" acolhe alunos

 

O IFCH, em parceria com o Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo), continuará com a iniciativa Escuta Covid-19, um espaço on-line de escuta psicanalítica para os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do instituto.

O Escuta Covid-19 pretende facilitar, através desse processo de escuta, a ampliação do reconhecimento das dificuldades emocionais instaladas, favorecendo as condições de aproximação às ansiedades, angústias, frustrações, medos, lutos, depressões e melancolias e suas consequências, diante dos impactos gerados pelos processos da epidemia Covid-19, particularmente pelo processo de isolamento social. A coordenação do trabalho está a cargo da psicanalista e pesquisadora do Nepo Margareth Arilha.  

As pessoas interessadas devem se inscrever pelo e-mail ifchescutacovid19@unicamp.br, colocando no assunto do email: ESCUTACOVID19. Na sequência devem aguardar contato, feito pela ordem de inscrição, e responder ao pedido de dados gerais. 

A resposta é enviada à coordenação da iniciativa que seguirá o contato.  O sigilo dos conteúdos dos atendimentos realizados no espaço de escuta será mantido por critério absoluto de ética profissional. Os atendimentos terão a duração de dois meses, com sessões semanais.

https://www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/instituto/escuta-covid-19-acolhe-alunos-ifch

 

 

 

Dia da Consciência Negra.png

 

Novas aquisições da Biblioteca - Outubro/2021

 

Visando divulgar seu acervo, a Seção de Processos Técnicos, disponibiliza mensalmente, uma listagem das Novas Aquisições recém-incorporadas ao acervo da Biblioteca Octávio Ianni. Nela também estão contemplados os títulos das bibliografias básicas e complementares dos Cursos de Graduação do IFCH. O link para listagem é https://bit.ly/3Hxa0L6

Lembramos ainda que algumas das Novas Aquisições ficam expostas nas estantes localizadas no Hall de entrada da biblioteca. Mais informações sobre aquisições do acervo podem ser obtidas no endereço https://bit.ly/3DuPYyu


 

Nota de solidariedade à Mariana Conti

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas - PPGCP-Unicamp manifesta solidariedade à sua aluna Mariana Conti que, na condição de vereadora na cidade de Campinas-SP, sofreu ameaças à sua integridade física, por meio de telefonema direcionado ao seu gabinete parlamentar.

O PPGCP-Unicamp manifesta também repúdio aos discursos e práticas de violência contra ativistas políticos e representantes eleitos, especialmente de violência política de gênero, que comprometem as condições de funcionamento das instituições democráticas brasileiras.

Por fim, o PPGCP-Unicamp demanda da Câmara dos Vereadores e das autoridades competentes apuração e responsabilização da ameaça sofrida pela discente e vereadora Mariana Conti, e garantias para a proteção de sua integridade física e do exercício de seu mandato.

 

--------------------------------------------------------------------------------

 WhatsApp Image 2021-11-19 at 14.43.58.jpeg

Entre a politics e a policy: a implementação da política expansionista nas Universidades Federais (2003-2012)

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política promove mais uma mesa da série Debates em Políticas Públicas Educacionais,  com o tema Entre a politics e a policy: a implementação da política expansionista nas Universidades Federais (2003-2012), dia 22 de novembro às 11 horas nos canais do IFCH Unicamp.

 

A convidada será a Aline Zambello (PPGCP), e contará com a participação do professor Wagner Romão (Departamento de Ciência Política do IFCH Unicamp).

 

FÓRUM 5.jpg

 

7º Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Entre os dias 22 e 26 de novembro será realizado a sétima edição do Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia é um evento organizado por discentes-pesquisadoras/es do PPGS do IFCH Unicamp desde 2014 e o interesse central é construir um espaço de diálogo e troca entre as/os colegas que estão desenvolvendo suas pesquisas.

A proposta é abrir caminhos para diálogos sobre desafios teóricos e metodológicos encontrados, bem como sobre as dificuldades que marcam nosso fazer científico.

Por meio da organização de grupos de trabalho, conferências, mesas redondas e rodas de conversa tentamos unir pós-graduandas/os, professoras/es e pesquisadoras/es para debater temas e problemas contemporâneos, tentando com isso estreitar os laços no interior do PPGS e com a comunidade do IFCH.

Saiba mais em https://comissaofppgs.wixsite.com/fppgsociologia

 

Entre antropologia e teatro.jpg

Entre a Antropologia e Teatro: Considerações sobre a noção de performance

 

O próximo encontro das Quartas da Antropologia terá como tema Entre a Antropologia e Teatro: Considerações sobre a noção de performance, dia 24 de novembro, às 16 horas nos canais do IFCH Unicamp nas redes sociais.

O expositor será Bernardo Fonseca Machado (Unicamp) e terá como mediadora Heloísa Pontes (Unicamp). A mediação será de Luís Felipe Sobral.

A mesa é organizada pela professora Taniele Rui, e promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do IFCH Unicamp.


 

WhatsApp Image 2021-11-18 at 18.21.39.jpeg

Terceira live do lançamento do livro "A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil"

Lançado pela Nau Editora e organizado por Aldair Rodrigues, Ivana Stolze Lima e Juliana Barreto Farias, o livro A diáspora mina: africanos entre o Golfo do Benim e o Brasil busca compreender o que foi a diáspora mina. Em 13 capítulos, pesquisadoras e pesquisadores em história, antropologia e linguística analisam a experiência histórica dos povos que os portugueses classificavam genericamente através do rótulo mina, tanto na África como em diversas regiões do Brasil. A historicidade dos significados da categoria mina transparece em análises que consideram a ampla diversidade de grupos étnicos que subjaz a esse termo e, ao mesmo tempo, as especificidades que costuma encobrir. Para tanto, são examinadas as práticas culturais e a construção de identidades étnicas dos múltiplos grupos que habitavam aquela região da África, como os cobus, savalus, courás, mahis, fons, jejes, ardas, nagôs.

A mesa será realizada dia 24 de novembro, às 18h30, nos canais do IFCH Unicamp, com a presença de Aldair Rodrigues, Júnia Ferreira Furtado, Fernanda Domingos Pinheiro e Marcelo Santos Matheus.


 

whatsapp_image_2021-11-05_at_13.57.30.jpeg

Colette Pétonnet, Grande Dame da Antropologia Francesa, uma trajetória insólita

 

A próxima mesa das Aulas Abertas da Antropologia: Novas Tradições & Desafios terá como tema Colette Pétonnet, Grande Dame da Antropologia Francesa, uma trajetória insólita, dia 25 de novembro às 10 horas nos canais do IFCH Unicamp. A mesa contará com a presença de Nadège Mézié (Consulado Geral da França em São Paulo).

 

A organização do evento é da professora Susana Durão e do professor Omar Ribeiro Thomaz. 

 

Fortuna Crítica Ciclo YT4.jpg

A terceira margem da sociologia: novos temas e a retomada da questão dos direitos

 

O último encontro do Fortuna Crítica - Ciclo II em homenagem à obra de Elide Rugai Bastos será dia 25 de novembro, às 17 horas nos canais do IFCH Unicamp. O tema desta mesa será A terceira margem da sociologia: novos temas e a retomada da questão dos direitos. 

 

Se aceitarmos que a sociologia possa ser a consciência crítica da sociedade, somos impelidos a pensar como as mudanças históricas nos colocam não somente novos temas, mais como os velhos temas têm que ser vistos a partir de diferentes ângulos. Tendo como provocação a pergunta levantada por Florestan Fernandes – O que é fazer sociologia num país localizado na periferia do capitalismo? – proponho a análise das diferentes abordagens do grupo de sociologia da USP centralizado por esse sociólogo. Busco aproximar algumas dessas proposições à discussão levantada internacionalmente, em especial pelos cientistas sociais do sul do mundo, sobre a possibilidade de responder à questão: é possível fazer uma sociologia dotada de caráter universal a partir da periferia? Trata-se de uma provocação e não pretendo ter em mãos resposta definitiva. Esse desafio põe em questão algumas posições analíticas bastante cômodas a que nos acostumamos a tomar nas análises das ciências sociais - as visões exclusivamente institucionalistas, teoricistas ou empiricistas – e nos leva a visualizar a sociedade tal como ela é, sua base social, os comportamentos, valores e práticas. Diante dos problemas é preciso ousar pensar.

 


 

--------------------------------------------------------------------------------

 

"Sociedad de color" no Prata: cidadania e interlocuções transnacionais na imprensa negra de Buenos Aires (1876-1882)

Aluno: Carlos Eduardo Alexandre Francisco

Programa: História

Data: 22/11/2021 - 14:00

Local: https://youtu.be/upCYPtPGAtU

 


 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Processos Seletivos e Editais

 

banner_VO_inscr-2022.jpg

 

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está com inscrições abertas gratuitas, até o próximo dia 21 de janeiro de 2022, para o processo Vagas Olímpicas Unicamp 2022, que é uma das possibilidades de ingressar na Unicamp a partir do próximo ano. 

O IFCH Unicamp participa deste processo seletivo oferecendo duas vagas para o curso de graduação em história para medalhistas de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil. 

Mais informações podem ser obtidas no site da Comvest em https://www.comvest.unicamp.br/vagas-olimpicas-2022/


 

--------------------------------------------------------------------------------

  • IFCH Público

 9789004466067.jpg

 

 

Acaba de sair a primeira edição de Farewell to Work?, versão em inglês e atualizada de Adeus ao Trabalho?, do professor Ricardo Antunes. Publicada pela Brill Books, na Coleção Studies in Critical Social Sciences, Farewell to Work? está disponível inicialmente em hardcover e e-book.  

 

Saiba mais sobre esse livro no site da editora pelo endereço https://brill.com/view/title/60378.

 

 

massacre-dos-libertos_e371_3d1-fef967b80e7649053215844546068536-640-0 (1).png

 

 

 

O professor Matheus Gato, do Departamento de Sociologia, é um dos finalistas do 63º Prêmio Jabuti, com o livro O massacre dos libertos: sobre raça e república no Brasil. Lançada pela Editora Perspectiva, a obra concorre na Categoria Ciências Sociais.

 

O Portal da Unicamp repercutiu a indicação do livro do Matheus Gato junto com outros membros da comunidade da universidade que estão indicados nesta edição do Jabuti. A matéria pode ser lida aqui https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/11/16/membros-da-comunidade-academica-da-unicamp-sao-finalistas-do-63o-premio-jabuti

 

 

 

Captura de tela 2021-11-19 171910.jpg

 

O lançamento do I Arquivo Brasileiro de Hip-Hop, realizado sexta-feira passada pelo Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) em parceria com o Afro-Cebrap e o Cemi-Unicamp (que pode ser assistido aqui https://www.youtube.com/watch?v=MR54qddmUBc) repercutiu em diversos veículos de imprensa. Entre os quais destacamos o portal ACidadeOn (Grupo EPTV) e o programa Metrópolis da TV Cultura. 

 

Captura de tela 2021-11-19 133127.jpg

 

Para facilitar a divulgação, realizamos imagens do trabalho inicial de triagem do acervo no AEL e cedemos para os veículos de comunicação. A matéria do ACidadeOn Campinas com as imagens que produzimos para divulgar o trabalho com esse acervo pode ser lida aqui https://www.acidadeon.com/campinas/lazerecultura/NOT,0,0,1689554,unicamp-lanca-primeiro-arquivo-brasileiro-da-cultura-hip-hop.aspx

 

Já o Metrópolis do dia 12 de novembro pode ser assistido aqui www.youtube.com/watch?v=n-i5D4KrXjA, no minuto 26'10.