"Escuta Covid-19" acolhe alunos do IFCH

Data da publicação: ter, 24/10/2023 - 15h16min

Escuta Covid-19 é uma iniciativa  realizada pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) em parceria com o Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (Nepo-Unicamp), desde 2020. Tem por objetivo atender a demandas de assistência de alunos da Graduação e Pós-Graduação do IFCH, atuando com uma equipe de psicanalistas estruturada especificamente com essa  finalidade.

Vivemos um período de mudanças e perdas de distintas ordens, projetos, territórios, inclusive com mortes de familiares, amigos e outras pessoas queridas, o que tem gerado ou incrementado as ansiedades, depressões, tristezas, medos, frustrações, conflitos, lutos e desamparos. O retorno às aulas presenciais traz novas expectativas  e o desafio de  conviver com diferentes situações,  objetivas e subjetivas.

A Iniciativa atende on-line a alunos que identificam angústias e sofrimentos psíquicos gerados pelos desafios que se impuseram frente à pandemia, acolhendo  aqueles   que desejem contar com um espaço próprio individual para viver sua experiência psicanalítica singular . O atendimento proposto prevê a realização de 8 sessões individuais,  realizadas por uma das   psicanalistas da equipe formada por Fatima Gadioli, Joelle Gordon,  Marcia Fogaça e Margareth Arilha, também pesquisadora do NEPO, e que coordena a Iniciativa.

Os interessados devem enviar a solicitação de atendimento, a qualquer momento, para ifchescutacovid19@unicamp.br, e receberão uma Ficha de Inscrição para ser encaminhada ao mesmo e-mail, devendo aguardar atendimento.