Dúvidas Frequentes

 

 

1. Qual o horário de funcionamento da Biblioteca do IFCH?

Setor de Atendimento e Referência: das 9h:00 às 22h:30 de segunda à sexta-feira.

Setor de Processamento Técnico: das 9h:00 às 17h:00 de segunda à sexta-feira.

 

2. É permitida a entrada na biblioteca portando mochila, bolsa, líquidos e alimentos?

Não. Bolsas, pastas (inclusive as transparentes e com elástico), fichários, pochetes, sacolas e outros acessórios deverão ser deixados nos armários guarda-volumes.

 

 3. Como utilizar o guarda-volumes?

Para utilizar o guarda-volumes é necessário retirar uma chave no balcão da biblioteca através da carteirinha de usuário. A chave deverá ser devolvida até as 22h30 do mesmo dia, se não houver a devolução da mesma, dentro deste período, cada dia de atraso implicará em 01 dia de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da Unicamp. Em caso de perda da chave será cobrada uma taxa para reposição da mesma.

 

4A biblioteca possui espaços para estudo em grupo?

Sim. A biblioteca possui salas para estudos em grupo localizadas no Pavimento 2.

 

5. Como faço para me cadastrar na biblioteca?

Para a comunidade da interna: dirija-se a qualquer  Biblioteca da UNICAMP e apresente a Identidade Estudantil ou Funcional válida para o cadastramento biométrico.

Caso esteja com o cartão provisório é necessário apresentá-lo juntamente com documento com foto. Ao receber a identidade funcional e estudantil definitiva, encaminhe-se a qualquer Biblioteca do SBU para atualização de seu cadastro.

Comunidade Externa: O cadastro pode ser realizado em qualquer biblioteca do sistema.Apresentar documento oficial (RG ou CPF) e fazer o cadastro, apenas para utilização de guarda-volumes.

 

1. A biblioteca oferece treinamentos para utilizar a Base Acervus (catálogo das bibliotecas da Unicamp) ou bases de dados?

Sim. É possível agendar treinamentos. Entrar em contato com o Setor de Referência e Atendimento ao Público através do e-mail neyva@unicamp.br  ou pelo telefone 3521-1618.

 

2. Como solicitar a confecção da ficha catalográfica?

A solicitação para a elaboração da ficha catalográfica das dissertações de mestrado ou teses de doutorado pode ser feita através do preenchimento do formulário on-line disponível no site da Biblioteca do IFCH: Ficha Catalográfica

 

3. A Biblioteca do IFCH possui serviço de reprodução de documentos?

Para a digitalização de documentos a biblioteca disponibiliza:

Scanners: estão disponíveis na Sala de Multimídia e Setor de Referência para digitalização de imagens e texto. A digitalização poderá ser feita pelo próprio usuário em horário de funcionamento da biblioteca.

Scanner Planetário: encontra-se próximo a Coleção História da Arte e está disponível de segunda à sexta-feira, das 9:00h às 16:30h. Capaz de digitalizar imagens em alta resolução - em preto e branco, escala de cinza ou colorido.

A reprodução de documentos deve respeitar a Lei de Direitos Autorais

Saiba mais: http://www.abdr.org.br/site/perguntas-frequentes

 

4. A Biblioteca do IFCH oferece serviço de levantamento bibliográfico e normalização de trabalhos acadêmicos?

Sim. Entre em contato com o Setor de Referência e Atendimento ao Público para agendamento, através do e-mail neyva@unicamp.br  ou pelo telefone 3521-1618.

 

1. Posso doar materiais bibliográficos à Biblioteca do IFCH? 

Sim. A Biblioteca recebe doações pertinentes às áreas de Filosofia e Ciências Humanas sendo apenas 1 exemplar de cada obra e  a qualquer tempo pode transferi-lo (s) para outra unidade ou instituição interessada, liberando-se de quaisquer responsabilidades.

Não serão aceitos: livros do professor, materiais fotocopiados, livros para o ensino fundamental e médio usados em sala de aula, suportes físicos desatualizados, apostilas, folhetos, relatórios, catálogos, dissertações ou teses defendidas em outras universidades e em outros institutos da UNICAMP, uma vez que a mesma compõe ou comporá o acervo do SBU.

Procedimento para entrega de doações na Biblioteca do IFCH:

Até 10 itens: entregar pessoalmente os materiais juntamente com o termo de doação preenchido.

 

Acima de 10 itens: enviar previamente lista dos materiais à serem doados informando o autor, título, edição, editora e ano para o e-mail: crystina@unicamp.br;

Após a análise será enviado um e-mail para o doador com a lista contendo os títulos de interesse da Biblioteca;

Depois de aprovadas, as obras selecionadas poderão ser entregues pessoalmente, ou enviadas pelos Correios com a identificação do doador (nome, e-mail e/ou endereço);

 

2. Qual é o procedimento para a doação de livros adquiridos com bolsa FAPESP ou CNPq à Biblioteca do IFCH?

Preencha o formulário disponível do site da FAPESP

ou CNPq e entregue juntamente com os livros na biblioteca.

Para mais informações faça contato com Miriam no Setor de Processamento Técnico através do telefone (19) 3521-1620.

 

1. Posso sugerir novos títulos de livros ou periódicos para aquisição?

As sugestões de novas aquisições podem ser feitas por qualquer usuário da Biblioteca do IFCH através do formulário eletrônico sugestão de compra

disponível no site da biblioteca. Todas as sugestões serão avaliadas, considerando a pertinência da obra para as pesquisas desenvolvidas no âmbito do IFCH.

 

1. Como faço para atualizar e/ou incluir meu e-mail no cadastro de usuários das bibliotecas da UNICAMP?

Dirija-se ao balcão de atendimento em qualquer biblioteca da UNICAMP e solicite a inclusão ou alteração do seu endereço de e-mail.

 

2. Como lembrar minha senha de acesso ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU)?

Acesse o tutorial

e veja passo a passo como solicitar lembrança de senha.

 

4. Se eu não receber os e-mails de aviso, o que eu faço?

Se você não estiver recebendo estes e-mails, você deve entrar em contato com a biblioteca (neyva@unicamp.br ou 3521-1618) para verificarmos se o e-mail cadastrado está correto. 

Os recibos enviados para o seu e-mail são de empréstimo, devoluções, renovações e reservas que foram realizadas. No caso das reservas, será enviado um aviso assim que o material chegar à biblioteca.

Quando a data do material emprestado está prestes a vencer, o sistema envia e-mail lembrete de aviso de devolução. O aviso é encaminhado dois dias antes do prazo previsto para devolução. Atenção: Esse e-mail é uma "cortesia do sistema", isto é, a falta ou falha do mesmo não isenta o usuário quanto aos atrasos nas devoluções.

 

1. O empréstimo domiciliar de livros é permitido a todos os usuários?

Não. Apenas aos alunos, professores e funcionários com vínculo ativo na Unicamp.

 

2. Como ex-aluno posso emprestar livros das bibliotecas da Unicamp?

Não. O empréstimo de livros é facultado a alunos com vínculo ativo com a Unicamp.

 

3. Posso emprestar obras em qualquer biblioteca da UNICAMP?

Sim. O usuário cadastrado poderá emprestar obras em qualquer uma das bibliotecas da UNICAMP.

 

4. Quantos materiais podem ser emprestados para os usuários e por quanto tempo?

Observe na tabela abaixo a sua categoria de usuário, a quantidade de materiais e o prazo de empréstimo:

Tipo de Usuário

Itens por usuário

Empréstimo (dias)

Especial de Graduação

5

7

Especial de Pós-Graduação

5

28

Aprimorando

5

7

Aprimorando / DAC

5

7

Bolsista Instrutor Graduação

5

7

Comissionado

10

28

Complementação Aposent.CLT

5

14

Curso Sequencial

5

14

Docente Estatutário Aposentado

10

14

Docente Unicamp

10

28

Doutorado

10

28

Ensino Técnico/Médio-Cotil

5

14

Ensino Técnico/Médio-Cotuca

5

14

Ensino Técnico/Médio-FOP

5

14

Especialização

5

14

Especialização / DAC

5

14

Estagiário

5

7

Extensão

5

14

Funcionário Estatutário Aposentado

5

14

Funcionário Funcamp

10

28

Funcionário Unicamp

10

28

Graduação

10

7

Médico Residente

10

28

Mestrado

10

28

Mestrado Profissional

10

28

Monitor

5

7

Patrulheiro

5

7

Pesquisador Colaborador Voluntário

10

28

Pesquisador Visitante

10

14

Plantonista

5

14

Prestador de serviço voluntário

5

7

Professor Colaborador Voluntário

10

28

Professor Visitante

10

14

Tecnologia

10

7

5- Todos os tipos de obras podem ser emprestados?

Não. Estão excluídas do empréstimo domiciliar as obras de referência, os periódicos e os materiais de reserva de curso.

 

6. Posso pedir para alguém retirar livros em meu nome?

Não. O empréstimo somente é realizado mediante a apresentação do RA (alunos) e identidade funcional (professores e funcionários) juntamente com a biometria.

 

7. Preciso de um livro ou um artigo que não tem no acervo das bibliotecas da Unicamp. O que devo fazer?

Quando o livro/tese não existir no acervo das bibliotecas da Unicamp é possível emprestar de outras instituições (USP, UNESP, etc.), através do serviço de  Empréstimo Entre Bibliotecas (EEB).

Procedimentos para solicitar na Biblioteca do IFCH:

Preencher o formulário on-line empréstimos entre bibliotecas na página da Biblioteca;

Obs.: Os livros são enviados e emprestados de acordo com os prazos e normas da biblioteca externa. Somente usuários que não estejam bloqueados podem emprestar via EEB.

Através do serviço Comutação Bibliográfica (COMUT) é possível obter fotocópias de artigos de periódicos, partes de livros, teses e anais de eventos existentes em outras bibliotecas do país e do exterior.

Para solicitar através da Biblioteca do IFCH preencher o  formulário eletrônico . As solicitações só serão efetivadas após aprovação do orçamento por parte do solicitante.

Além disso, se preferir, o próprio usuário poderá fazer as suas solicitações de cópias sem a intermediação de uma biblioteca. Para mais informações acesse: http://comut.ibict.br/comut/do/showpage?page=informacoes

Obs.: O serviço de EEB ou Comutação Bibliográfica deve ser feito na Biblioteca da sua Unidade.

  

1. Posso devolver o material emprestado via Correios?

Não. A devolução dos materiais emprestados deverá ser feita na biblioteca detentora das obras.

 

2. Posso fazer a devolução das obras em outra biblioteca?

Não. A obra deve ser devolvida na biblioteca onde foi retirada.

 

 

1. Como fazer reservas de livros?

As reservas de livros só podem ser feitas via Web e se não houver nenhum exemplar disponível na biblioteca solicitada.

Acesse o tutorial e veja o passo a passo de como renovar livros.

 

2- Como saber se o material reservado está disponível para retirada? 

Assim que o livro estiver disponível na biblioteca, o sistema enviará um e-mail automático de aviso.

O usuário também pode consultar na Base Acervus , inserir o login e senha e clicar no ícone “Reservas”.

 

3- Por quanto tempo a obra que reservei ficará disponível após sua liberação? 

Após o aviso automático por e-mail, o material ficará reservado para retirada por até 1 dia útil. Depois deste período a reserva será excluída automaticamente pelo sistema.

 

4- Posso cancelar uma reserva?

Sim. Para cancelar as reservas de livros é necessário acessar a Base Acervus  e inserir seu login e senha.

O login é o e-mail cadastrado no registro da matrícula/cadastro da biblioteca.

Aparecerá à mensagem "Reserva excluída com sucesso"

 

1- Como fazer Renovações on-line?

É possível realizar até cinco (05) renovações via WEB ou dispositivo móvel, desde que não existam reservas para os itens a serem renovados. Se houver necessidade de novas renovações é necessário dirigir-se à biblioteca depositária com o exemplar em mãos para fazer nova renovação, habilitando, a partir disso, mais cinco renovações  on-line, se assim desejar.
 

O sistema também enviará automaticamente um e-mail, 48 horas antes do vencimento do empréstimo, para lembrar da necessidade de renovação e/ou devolução do item. No entanto, é responsabilidade do usuário gerenciar as renovações de itens retirados em seu nome.Na sexta renovação é necessário dirigir-se à biblioteca onde o livro foi emprestado.

Acesse o tutorial e veja o passo a passo de como renovar livros.

 

1- Se eu atrasar na devolução dos livros, o que acontece?

Cada dia de atraso na devolução de um livro implicará em 03 dias de suspensão em todo o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP.

Livros com reservas terão 10 dias de suspensão por cada dia de atraso.

A suspensão será contabilizada levando-se em conta o número de dias e quantidade de livros em atrasado. Usuários com materiais em atraso ou suspensão, não poderão realizar empréstimos, renovações e ou reservas.

 

1- No caso da perda um livro que estava em meu nome, como proceder? E se o livro estiver danificado? 

De acordo com as normas do SBU o usuário que danificar ou extraviar material bibliográfico, mesmo apresentando Boletim de Ocorrência é obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica em perfeito estado de conservação ou de outra obra de mesmo valor e conteúdo. No caso de obra esgotada, indicada a critério da Comissão da Biblioteca depositária do material. Até o ressarcimento do material, o usuário fica bloqueado no SBU, impossibilitado de efetuar empréstimo, renovação e reserva de material bibliográfico.

 

1- Como faço para consultar o acervo das bibliotecas da UNICAMP?

Acessar a Base Acervus - Clicar em Catálogo on-line -  Selecionar a opção de pesquisa: Busca rápida: escolher título, autor, assunto, etc. ou Busca combinada: é possível escolher dois ou mais campos combinados, como autor e ano, título e assunto, autor e idioma, etc.

- Clicar em “buscar";

- Clicar em "detalhes" do livro escolhido, para ver a descrição completa do mesmo, assim como  se os exemplares estão disponíveis ou se estão emprestados;

- Verifique em qual biblioteca está o material e anote o "número de chamada" para localizá-lo na estante.

 

2- Como pesquisar Periódicos?

- Acessar a Base Acervus;

- Clicar na aba "Busca Combinada" e escolher o Material "Periódico";

- Clicar sobre o título do periódico para ver os anos, os volumes, os fascículos existentes na Unicamp e em qual biblioteca está o periódico.

 

3- Posso pesquisar na Base de Dados Acervus fora da Unicamp?

Sim. O acervo das Bibliotecas da UNICAMP está online e a pesquisa pode ser feita a partir de qualquer computador ou local. Basta acessar a Base Acervus ;

 

4-  O que é Busca Integrada (Todos)?

É uma ferramenta que permite através de uma única interface a pesquisa em todos os conteúdos disponíveis no Sistema de Bibliotecas da Unicamp: catálogo on-line, repositório institucional, periódicos eletrônicos, e-books, bases de dados e biblioteca digital.

 

5- Quem pode acessar o conteúdo das fontes eletrônicas de pesquisa disponíveis no Sistema de Bibliotecas da Unicamp?

Dentro da UNICAMP, qualquer pessoa pode acessar as fontes eletrônicas disponíveis no SBU, através dos computadores instalados dentro dos campi.

Se estiver fora da UNICAMP veja o item Acesso Residencial – VPN

 

1- O que é acesso residencial (acesso remoto – VPN)

 O serviço de acesso residencial (VPN)permite aos usuários consultarem em sua própria residência: Revistas eletrônicas, e-books e bases de dados disponibilizadas pelo Sistema de Bibliotecas da Unicamp.

 

2- Como faço para acessar o Portal da Capes, E-books, Periódicos on-line e bases de dados fora da Unicamp?

Para utilizar o serviço de acesso residencial VPN, antes de iniciar a sua pesquisa, instale o aplicativo seguindo as orientações disponíveis no site:  http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/acesso_remoto_vpn

Caso tenha alguma dúvida ou problema com a instalação do aplicativo, username ou senha  entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário - SAU: http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/sau

 

3- Qualquer pessoa pode utilizar o serviço de acesso VPN?

Não. Apenas docentes, funcionários e alunos com vínculo ativo na UNICAMP.

 

4- Como faço para acessar a rede sem fio na biblioteca?

O uso do Wi-fi está disponível para docentes, funcionários e alunos com vínculo ativo na UNICAMP através do EDUROAM. Usuários de outros Institutos/Visitantes devem solicitar auxílio junto ao Setor de Referência e Atendimento ao Público para liberação dos computadores da biblioteca.