História

A Biblioteca Octavio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, está integrada ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU) e destaca-se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. Esse reconhecimento se dá, principalmente, em função da qualidade do seu acervo, que constitui padrão de referência para pesquisadores da área.

 

A origem da Biblioteca do IFCH remonta ao Departamento de Planejamento Econômico e Social, criado por Zeferino Vaz em 1968, que foi o início do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A Biblioteca nasceu e se desenvolveu em perfeita consonância com o constante crescimento do Instituto e, atualmente, caracteriza-se como um instrumento indispensável ao ensino e à pesquisa. Com o objetivo de acompanhar o ritmo de desenvolvimento das pesquisas do IFCH, a Biblioteca sempre manteve um cuidado extremo e permanente com a atualização, desenvolvimento e qualidade do seu acervo bibliográfico.

 

Sobre Octavio Ianni:

Octavio Ianni (Itú13 de outubro de 1926 — São Paulo4 de abril de 2004) formou-se em ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em 1954. Logo após a formatura, integrou o corpo de assistentes da Faculdade, na cadeira de Sociologia I, da qual Florestan Fernandes era o titular. Foi um pensador devotado à compreensão das diferenças sociais, das injustiças a elas associadas e dos meios de superá-las.

Seu acervo particular possui aproximadamente 8.500 obras e foi doado à Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara em 2002, pelo próprio sociólogo. A biblioteca particular do professor Octavio Ianni reserva, para quem a consulta, um grande conhecimento acumulado sobre temas de sociologia, revela-se a influência da história nas suas publicações e nos demais livros que formam seu acervo, além de trazer a memória de seus estudos, revelando seu perfil intelectual e, até mesmo, sua personalidade e como se relacionava com o mundo, incentivando a reflexão e o repensar de questões da sociedade. 

 

Acesse os links abaixo para saber mais sobre Octavio Ianni:

Sala de Estudos Sociais - Coleção Octavio Ianni (COI)

Centro de Estudos Octavio Ianni - UERJ