Octavio Ianni (Itú, 13 de outubro de 1926 — São Paulo, 4 de abril de 2004) formou-se em ciências sociais na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, em 1954. Logo após a formatura, integrou o corpo de assistentes da Faculdade, na cadeira de Sociologia I, da qual Florestan Fernandes era o titular. Foi professor no IFCH nos anos de 1997. Ianni foi um pensador devotado à compreensão das diferenças sociais, das injustiças a elas associadas e dos meios de superá-las. Corajosamente estudou e escreveu sobre as diferenças sociais e abordou diversos temas fundamentais para a compreensão da sociedade com vistas a uma coletividade mais humana e igualitária, sendo considerado um dos principais sociólogos do país.
Após seu falecimento, em 2004, foi encaminhada à Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) uma proposta para nomear a Biblioteca do IFCH em sua homenagem, conforme reunião da Congregação nº 116/2004 de 07/07/2004.
Seu acervo particular possui aproximadamente 9.000 obras e foi doado à Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara em 2002, pelo próprio sociólogo. A biblioteca particular do professor Octavio Ianni reserva, para quem a consulta, um grande conhecimento acumulado sobre temas de sociologia, revela-se a influência da história nas suas publicações e nos demais livros que formam seu acervo, além de trazer a memória de seus estudos, revelando seu perfil intelectual e, até mesmo, sua personalidade e como se relacionava com o mundo, incentivando a reflexão e o repensar de questões da sociedade.
Acesse os links abaixo para saber mais sobre Octavio Ianni:
Biblioteca da FCLAr: https://www.fclar.unesp.br/#!/biblioteca/acervo/colecoes-especiais/sala-de-estudos-sociais/
Centro de Estudos Octavio Ianni - UERJ