Mestrado

O curso de Mestrado em Ciência Política é um dos mais antigos do País e foi avaliado pela Capes (2010-2012) como nota 5.

Para obter o título de Mestre o aluno deverá cumprir 28 créditos em disciplinas e ser aprovado em defesa pública de sua Dissertação. O prazo para a conclusão do curso de Mestrado é de 24 meses. O aluno terá orientador indicado pela Comissão do Programa no início do primeiro semestre letivo.

As disciplinas obrigatórias e optativas devem ser realizadas nos dois primeiros semestres do curso. A disciplina Seminário de Dissertação deve ser cursada no terceiro semestre. O exame de qualificação deve ser feito até o final terceiro semestre com base em texto preparado pelo aluno especificamente para esse fim. A defesa da dissertação deve ocorrer no final do quarto semestre.

Aluno em fase - atividades por semestre

SEMESTRES ATIVIDADES1o.2o.3o.4o.
Definição do orientador e acertos finais no projetoX   
Créditos em disciplinasXX  
Seminário de Dissertação  X 
Exame de qualificação  X 
Preparação, realização e redação do trabalho de pesquisaXXXX
Defesa da dissertação   X

Veja as Linhas de Pesquisa do programa.

Estrutura curricular

Disciplinas do Curso de Mestrado

O currículo do Mestrado em Ciência Política contém duas disciplinas obrigatórias, duas optativas e o Seminário de Dissertação. As disciplinas obrigatórias são: Teoria Política Contemporânea I, Teoria Política Contemporânea II, Metodologia de Pesquisa em Ciência Política I, Metodologia de Pesquisa em Ciência Política II. O Programa oferecerá regularmente um grupo de disciplinas eletivas para a escolha dos alunos. Os alunos podem, mediante aprovação do orientador e da coordenação, cursar disciplinas em outros programas de pós-graduação na Unicamp ou em outras universidades.

Saiba mais sobre o processo seletivo do programa de ciência política e as regras para alunos especiais e aluno estrangeiro.

modelo_dissertacao_2016