Linhas de Pesquisa
- Movimentos sociais e políticas públicas
- Trabalho e sindicalismo
- Classes sociais e ação coletiva
Esta linha trata da atuação política de setores organizados e não organizados da sociedade, que empreendem diversas formas de ação coletiva com vistas à realização de seus interesses. Esse tema é abordado a partir de quatro perspectivas: 1) os padrões de relação entre sociedade civil e Estado, bem como seus impactos sobre os processos políticos e a luta por direitos de cidadania, no contexto nacional e internacional; 2) a compreensão das mútuas influências entre movimentos sociais e políticas públicas, processos de mobilização social e contestação política; 3) as mudanças nas relações de trabalho e seus impactos sobre as concepções e práticas sindicais; 4) o papel das classes sociais, com suas interfaces de gênero e raça, na estruturação dos conflitos e protestos sociais.
- Estudos sobre democracia
- Partidos, eleições e representação política
- Estudos Legislativos
- Direito e instituições judiciais
- Política criminal e segurança pública
Esta linha compreende estudos teóricos e empíricos sobre a organização e o funcionamento de regimes políticos e suas instituições, enfatizando os processos de construção democrática e os impasses ao seu funcionamento colocados pela sociedade contemporânea. Aborda as reflexões sobre a representação política, os estudos sobre competição, partidos e eleições, bem como o funcionamento dos legislativos. Também aborda pesquisas teóricas e empíricas sobre o Estado e o direito, as instituições judiciais, as políticas criminais e de segurança pública e o campo de estudos sobre direitos humanos.
- Estado e desenvolvimento econômico
- Estado e classes sociais
- Políticas públicas e bem-estar social
- Política internacional e política externa
- Economia política internacional
- Governança internacional, normatividades e direitos humanos
Esta linha contempla temas relativos às complexas relações Estado, sociedade e desenvolvimento econômico. As múltiplas formas de intervenção do Estado na economia são condição para o desenvolvimento econômico e podem definir, em boa medida, o perfil desse desenvolvimento. No que concerne à política, as modalidades dessa intervenção dependem da relação do Estado com as diferentes classes e camadas sociais, do pessoal que ocupa a instituição estatal e dos regimes políticos vigentes. Tal intervenção resulta, por sua vez, em distintas modalidades de política econômica, de política social e política externa em condições econômicas e sociais dadas tanto no interior de um país, quanto no cenário internacional.
- Teoria Politica
- História do pensamento político
- Pensamento político contemporâneo
- Pensamento constitucional
Esta linha de pesquisa tem por escopo as principais correntes, tradições, obras e autores do pensamento político moderno e contemporâneo, abrangendo pesquisas em história das ideias políticas, teoria política contemporânea e pensamento constitucional. Merecem também destaque as pesquisas sobre história do pensamento político italiano, brasileiro e latino-americano. Além do estudo das obras de autores clássicos, a linha de pesquisa também abarca investigações sobre correntes teóricas, ideologias e discursos políticos em sentido mais amplo, tais como: liberalismo, conservadorismo, republicanismo, marxismo, nacionalismo, populismo ou facismo.