
Egressos do IFCH são homenageados no Prêmio Capes de Tese 2025
Dois egressos de programas de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp foram reconhecidos no Prêmio Capes de Tese 2025, cuja relação de vencedores foi divulgada pela CAPES/MEC nesta sexta-feira, 29 de agosto.
Na área de História, o prêmio principal foi concedido a Bruno Pinheiro, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História do IFCH, com a tese Modernismo Negro na Bahia: Arte e Relações Raciais, 1947-1964, orientada pela professora Silvana Rubino.
Já a menção honrosa na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia foi concedida a Anderson Gonçalves, egresso do Programa de Pós-Graduação em Demografia, pela tese Novas formas de mensurar e analisar o envelhecimento populacional no Brasil do Século XXI, sob orientação da professora Luciana Correia Alves.
O Prêmio Capes de Tese é a mais importante distinção acadêmica da pós-graduação brasileira e reconhece os melhores trabalhos de doutorado defendidos no ano anterior à cerimônia. A seleção de 2025 avaliou 1.543 teses inscritas em todo o país, contemplando 49 áreas do conhecimento. No total, a Unicamp conquistou três prêmios principais e quatro menções honrosas.
A cerimônia de entrega será realizada em dezembro, em Brasília. Os autores das teses premiadas recebem bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, além de certificado e medalha. Os orientadores recebem prêmio, certificado e reconhecimento formal ao programa de pós-graduação.
Mais informações e a lista completa dos premiados podem ser consultadas neste link.