ANPUH
ABA
Universidade Federal de Campina Grande
27/03/2013
http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=14740
Faleceu na noite desta terça-feira, dia 26, em acidente automobilístico no estado de São Paulo, um dos maiores especialistas em história indígena do País. John Manuel Monteiro, 56 anos, era diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com vasta experiência em pesquisa documental nas Américas, Europa e Índia.
Graduado em História pelo Colorado College, em 1978, mestre e doutor pela Universidade de Chicago, 1980 e 1985) e livre-docente pela Unicamp em 2001, tornou-se professor titular do Departamento de Antropologia da Unicamp, chegando a coordenar o Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA) Orientou 8 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado; três das quais ganharam prêmios nacionais.
“Todos nós historiadores e antropólogos que trabalhamos com a temática indígena no Brasil temos a consciência do que perdemos, mas também sabemos da magnífica contribuição deste maravilhoso ser humano e intelectual para o campo das Ciências Humanas e para os Direitos dos Povos Originários. Temos pela frente uma enorme responsabilidade no campo da educação, da etnohistória para continuarmos a sua lula pela valorização da memória dos povos indígenas no Brasil”, comentou a coordenadora do programa de Pós-graduação em História da UFCG, Juciene Ricarte Apolinário.
(Ascom/UFCG)
CEBRAP
Associação Portuguesa de Antropologia
Folha de São Paulo
Revista de Historia
John Monteiro era colaborador da Revista de História. Em 2008, assinou o artigo “Sangue nativo”, o qual falava sobre o jogo de interesses que gerou séculos de escravização dos índios no Brasil. Três anos depois, contribuiu com a série de documentários “Histórias do Brasil”, uma parceria entre a revista e a Conspiração Filmes, exibida pela TV Brasil [assista aqui ao episódio ‘Entradas e bandeiras’, no qual Monteiro é entrevistado]. Além disso, o pesquisador assinou a resenha principal da edição de abril da RHBN, texto ainda inédito, que chega às bancas na semana que vem. Em homenagem a ele, liberamos o texto, na íntegra
SINASEFE
Consulado Geral do México em São Paulo
CIPIAL
Congreso Internacional "Los pueblos indígenas de América Latina, siglos XIX-XXI
Departamento de História e PPG em História da UFSM
O Departamento de História da UFSM e seu PPG em História, quem têm unicampistas de coração, como eu e as historiadoras Glaucia Vieira Ramos Konrad, Beatriz Ana Loner e Beatriz Teixeira Weber, sentem-se consternados com a perda precoce do John Manuel Monteiro. Nosso colega Júlio Ricardo Quevedo dos Santos, também pesquisador sobre questões indígenas, foi o portador de tão triste notícia. Que nestes momentos, a Maria Helena, seus filhos e todos os queridos do John tenham o nosso abraço carinhoso e solidário desde a UFSM, pois a obra deixada por John continuará a ser referência por aqui.
Diorge Alceno Konrad
Chefe do Deparamento de História da UFSM
Departamento de Ciências Sociais da Unifesp
Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI
http://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/programa/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=347¬icia=23775761
É com grande pesar que o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI lamenta o falecimento de John Manuel Monteiro (1956-2013), Professor da Unicamp. Como toda a comunidade acadêmica, consternados, solidarizamo-nos com amigos e familiares diante do acidente de carro que vitimou o renomado historiador e antropólogo. Nascido em St. Paul, nos EUA, e Doutor em história da América Latina pela Universidade de Chicago, lecionou na Universidade da Carolina do Norte (EUA) e na Unesp. Foi pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e, há vários anos, era Professor de Antropologia na Unicamp. Foi um pioneiro e grande incentivador da história indígena no Brasil, especialmente pelo seu clássico de 1994, Negros da Terra. Dezenas de pesquisadores passaram por sua orientação e tiveram a honra de contar com sua presença em bancas de mestrado e doutorado. Em 2012, há um ano, esteve na Universidade Federal do Piauí, desenvolvendo atividades no nosso Programa.