Sociologia

A fração cultural das classes médias paulistanas: posições políticas, estilos de vida e fronteiras simbólicas

Esta pesquisa trata da relação entre estilos de vida, posições políticas e demarcação de fronteiras simbólicas entre a fração cultural das classes médias paulistanas. Em linha com a abordagem que vem sendo chamada de Análise cultural de classes, as frações de classe culturais são definidas como o conjunto de agentes pertencentes a uma mesma classe social que dependem mais do capital cultural que do capital econômico para a reprodução de sua posição social e para a demarcação de suas hierarquias de status.

A ESPIRAL INSACIÁVEL DO CAPITAL E O MOVIMENTO DA SUPERPOPULAÇÃO RELATIVA (BRASIL - 2012 A 2022)

O objetivo da presente Dissertação é apresentar a potencialidade analítica da categoria marxiana de superpopulação relativa e apresentar dados quantitativos sobre o volume e a composição do excedente estrutural de força de trabalho no Brasil de 2012 a 2022. Para tanto, será apresentado um instrumento teórico-metodológico de mensuração da superpopulação relativa. Os resultados apontam para um aumento do excedente de força de trabalho durante o período de 2012 a 2022 e para a predominância da forma estagnada da superpopulação relativa.

Um navio no espaço: as mudanças sociais, a literatura e o feminino através da literatura marginal de Ana Cristina Cesar

Esta pesquisa buscou encontrar uma outra história possível para as mudanças sociais, a literatura e o “feminino” face aos conflitos da ditadura civil-militar por meio da poética de Ana Cristina Cesar – uma das únicas mulheres escritoras do movimento de literatura marginal dos anos 1970 do Brasil.

Imigração e Lutas Migrantes: redes e encruzilhadas da mobilização por direitos e contra a xenofobia racializada no Brasil em crise

A partir do referencial analítico das lutas migrantes em diálogo com a sociologia do trabalho, esta pesquisa tem como objetivo analisar experiências de mobilização política de imigrantes e refugiadas/os por direitos e contra a xenofobia racializada no contexto pós-crise econômica mundial de 2008/9, com foco no período da pandemia da Covid-19 (2020-2022). O recorte empírico privilegia as lutas migrantes no Brasil, e mais especificamente na cidade de São Paulo, aonde a pesquisa de campo se desenvolveu na pandemia.

NEOCONSERVADORISMO-NEOLIBERAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: uma investigação da representação de família no portal online da Universal do Reino de Deus

Essa pesquisa objetiva compreender se valores e princípios neoconservadores e neoliberais podem estar sendo articulados, no curso do tempo presente, em outros espaços que não o da política institucional. Para isso, interroga se a representação de família elaborada e difundida por lideranças religiosas da Universal do Reino de Deus é neoconservadora-neoliberal. Para responder a essa pergunta, foi construído um corpus documental composto por 257 postagens publicadas entre os anos de 2017 e 2021 pelo atual líder terreno da Universal, bispo Renato Cardoso.

DESEMPRETECIMENTO NO HAITI E NO SENEGAL, A QUESTÃO DE BELEZA E STATUS & DÉNÉGRIFICATION DO MUNDO?

Estuda-se neste trabalho, o desempretecimento da pele concebido como uma prática estética visando o gerenciamento da tonalidade da pele a fim de corresponder a um padrão estético considerado bonito e valorizado. É uma prática majoritariamente feminina que está presente nas populações negras em diversas regiões do mundo. Ela já foi/é considerada problema de saúde pública em vários países, particularmente alguns países africanos.

Mulheres construindo sua autonomia: concepções e práticas feministas em redes de economia solidária no Brasil

Esta pesquisa de doutorado tem por objetivo discutir a ideia de autonomia a partir das concepções e práticas das mulheres organizadas na economia solidária no Brasil, buscando compreender os sentidos e significados dessa categoria para elas, bem como sistematizar as possibilidades e os limites ao exercício da autonomia tendo em conta as condições materiais e subjetivas e o contexto econômico, social e político em que elas estão inseridas.

O nó da solidão: financiamento internacional ao movimento de trabalhadoras sexuais e as agendas políticas do Sul Global

Através da análise da relação entre o Red Umbrella Fund (fundo holandês de financiamento internacional ao movimento de trabalhadores sexuais) e a Redtrasex (Rede de mulheres trabalhadoras sexuais da América Latina e Caribe) essa pesquisa analisa as relações contemporâneas estabelecidas entre os aqui chamados Norte Global e Sul Global.