Sociologia

O GÊNERO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO INICIAL DAS PROFESSORAS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DA REVISTA “EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar as análises sobre os processos e as relações de gênero que construíram a identidade profissional docente feminina para as etapas iniciais da Educação Básica desde as publicações da revista “Educação e Sociedade” (CEDES/Unicamp), no período entre 1978 e 2023.

NOS BASTIDORES DO STREAMING: a mediação algorítmica do consumo musical

Observando o crescimento do streaming de música e explorando o funcionamento do seu principal representante – o Spotify – procuro argumentar que a música passa a exercer um papel num sistema muito mais amplo e complexo do que aquele restrito ao mercado fonográfico. A forma como o Spotify se estrutura e os agentes com os quais ele se conecta me fizeram notar que o consumo musical, neste contexto, representa algo até então inédito.

Um rebelde com causa: Rebeliões da Senzala e a formação do pensamento social negro de Clóvis Moura

O desenvolvimento dessa tese possuí como premissa desenvolver análise que aborde o processo de constituição e elaboração do livro "Rebeliões da Senzala" de Clóvis Moura, publicado originalmente em 1959, situando-o enquanto obra referencial acerca da formação e desenvolvimento da sociedade brasileira. Assim como também problematizar, além de contextualizar, as suas edições subsequentes (1972, 1979, 1981, 1988, 2021), em relação ao cenário histórico-social-político não só do país, mas em especial a partir da relação do autor com o próprio movimento negro brasileiro.

Da autoridade ao autoritarismo: da centralidade freudiana na teoria crítica à compreensão da barbárie atual

O fio condutor que permeia essa tese é a realização de uma leitura sobre a conversão da autoridade em autoritarismo, mediada pela psicanálise e sua herança, tal como desenvolvida pela Teoria Crítica. A questão geral de pesquisa com a qual nos defrontamos é: como a autoridade, que em si não constituiria problema, se transforma em autoritarismo? E quais as manifestações atuais dessa problemática?

Idas e vindas da flexibilização curricular no Ensino Médio: as contradições na experiência de professores e estudantes

Esta pesquisa se propôs a analisar o impacto dos itinerários formativos na experiência de docentes e estudantes da rede estadual de São Paulo. Os itinerários formativos se inserem em uma proposta de inovação curricular, inicialmente instituída pela Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) que, por um lado, se pauta na elaboração de uma base curricular nacional unificada e, por outro, propõe a flexibilização curricular pelo estabelecimento de diferentes percursos formativos.

Para além do potencial gastronômico: uma análise socioecológica das relações entre a gastronomia e a sociobiodiversidade

Esta tese discute os recentes e crescentes interesses da gastronomia por produtos da sociobiodiversidade. Partindo de recortes que envolveram parcerias entre representantes da gastronomia brasileira e de comunidades tradicionais e indígenas que produzem ingredientes valorizados por esta área, são analisados problemas, eventos e práticas que contradizem a crença de que a gastronomia seja uma ferramenta de promoção e de proteção da sociobiodiversidade.

Alta Costura na globalização: estudo sobre um sindicato patronal de moda

A presente pesquisa tem como objetivo pensar a operação de um sindicato patronal de moda, a Chambre Syndicale de la Haute Couture (CSHC), no contexto de globalização. Existente desde 1868, atualmente a CSHC representa as maiores marcas de luxo do mundo, é gerida por representantes de conglomerados e coordena as semanas de desfiles na capital francesa. Primeiramente, será demonstrado que as fronteiras que envolveram a fundação do sindicato foram essenciais para a formação de uma produção de roupas sob medida específico nas primeiras décadas do século XX.