O GÊNERO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO INICIAL DAS PROFESSORAS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DA REVISTA “EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar as análises sobre os processos e as relações de gênero que construíram a identidade profissional docente feminina para as etapas iniciais da Educação Básica desde as publicações da revista “Educação e Sociedade” (CEDES/Unicamp), no período entre 1978 e 2023. A pergunta central e provocadora foi: considerando o representativo número de mulheres exercendo a docência nas primeiras etapas da Educação Básica, em que medida e como a produção de artigos científicos dão visibilidade a essa condição e sistematizam as explicações sobre as relações de gênero envolvidas na formação da identidade profissional dessas professoras? A proposta metodológica adotada foi a revisão bibliográfica, e os dados foram organizados por blocos temáticos. Para a análise empregou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), o que permitiu a construção de categorias explicativas. Embora inicialmente tenham sido considerados os eixos moralidade, trabalho docente e legislação, a leitura do corpus possibilitou uma reorganização das categorias a partir dos sentidos que emergiram dos próprios textos. Assim, as análises foram estruturadas em cinco novos eixos: a naturalização da docência como vocação para a maternidade, o trabalho de cuidado como destino social, a socialização e o pertencimento como fundamentais para a identidade profissional, a invisibilização da categoria gênero nas pesquisas e os sentidos contraditórios da valorização docente. Os resultados indicam que, embora a identidade profissional docente feminina esteja presente como objeto, o gênero é frequentemente invisibilizado ou tratado de forma instrumental, o que aponta para a necessidade de aprofundamento desse debate no campo educacional.

Data da defesa: 
quarta-feira, 30 Julho, 2025 - 14:00
Membros da Banca: 
Prof. Dra. Márcia Lopes Reis (Orientadora) - Universidade Estadual de Campinas
Profa. Dra. Mariana Miggiolaro Chaguri - IFCH/ UNICAMP
Profa. Dra. Rosane Michelli de Castro - Universidade Estadual Paulista
Programa: 
Nome do Aluno: 
Rafaella Calusne Ferreira
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Teses I