NOS BASTIDORES DO STREAMING: a mediação algorítmica do consumo musical

Observando o crescimento do streaming de música e explorando o funcionamento do seu principal representante – o Spotify – procuro argumentar que a música passa a exercer um papel num sistema muito mais amplo e complexo do que aquele restrito ao mercado fonográfico. A forma como o Spotify se estrutura e os agentes com os quais ele se conecta me fizeram notar que o consumo musical, neste contexto, representa algo até então inédito. A exposição deste processo, introduzida no primeiro capítulo, e alguns de seus efeitos, particularmente no que dizem respeito à relação que as pessoas estabelecem com esse tipo de consumo musical, é o que orienta a incursão feita pela presente pesquisa. A caracterização dos atores tradicionais e daqueles que passaram a fazer parte do mercado da música mais recentemente, configura um esforço em compreender as novas relações que se estabelecem com a música, dentre as quais se destacam aquelas referentes aos comportamentos de escuta. Com isso, a questão central deste trabalho surge da relação, que aqui se constrói, entre o serviço Spotify e o mapeamento das práticas e preferências culturais dos nossos entrevistados.

Data da defesa: 
segunda-feira, 14 Julho, 2025 - 14:00
Membros da Banca: 
Prof. Dr. Michel Nicolau Netto (Orientador) - IFCH/ UNICAMP
Prof. Dr. Sávio Machado Cavalcante - IFCH/ UNICAMP
Profa. Dra. Juliana Closel Miraldi - UNICAMP
Programa: 
Nome do Aluno: 
João Fernando Vieira Santos
Sala da defesa: 
Sala de Defesa de Teses I