Trajetórias do Movimento Abolicionista na Revista Illustrada

Data da publicação: ter, 21/11/2017 - 17h28min

A Exposição Trajetórias do Movimento Abolicionista na Revista Illustrada surgiu a partir da disciplina de estágio supervisionado em História ministrada pela professora Camila Loureiro, cujo tema central enfatizou a atuação de movimentos sociais. O estágio prático dos alunos, Caio Cesar Pires, Janaína do Amaral, Letícia C. Lazarek Venturini e Sabrina Agnelo, desenvolveu-se na biblioteca Octavio Ianni, sob a supervisão de Neiva Gonçalves de Oliveira e Maria Júlia Milani Rodrigues no período compreendido de Setembro a Novembro de 2017, o qual foi dedicado a conhecer as ferramentas oferecidas pela biblioteca e as pesquisas para realização da exposição, atividade complementada por leituras obrigatórias e discussões em sala de aula.

Aliando interesses de pesquisa com a proposta da docente, a presente exposição voltou-se para a temática de movimentos abolicionistas, e optou por trabalhar com a iconografia do movimento que vigorava à época. Capaz de inteirar um público minoritariamente leitor do Brasil dos oitocentos, as edições da Revista Illustrada, sob edição do caricaturista, Angelo Agostini, abordaram discussões políticas e econômicas fazendo uso de humor e ironia, como o próprio lema dizia “ridendo castigat mores” que pode ser traduzida como “rindo, corrigem-se os costumes”.

O uso de imagens foi escolhido para inteirar o público sobre alguns dos meios pela qual a imprensa atuou em prol da abolição, proporcionando o conhecimento sobre a importância do mundo gráfico no qual se encaixava a revista na época. Importância que permitiu que a mesma tivesse grande influência e atuação em defesa do fim da escravidão no Brasil. A mostra enquadra alguns dos grandes acontecimentos da época, relativos ao tortuoso caminho que levou ao fim da escravidão por meio de trabalhos iconográficos selecionados entre os anos de 1884 e 1888.

qua, 22/11/2017 - 14:00 a ter, 09/01/2018 - 23:00 Trajetórias do Movimento Abolicionista na Revista Illustrada Biblioteca Octavio Ianni - Andar Térreo