Mostra 'Mulheres Penetrando suas Histórias'

Data da publicação: seg, 11/03/2019 - 13h23min

O projeto Mulheres Penetrando suas Histórias ganhou uma exposição na Unicamp. A mostra de arte resgata a história do Movimento Lésbico de Campinas (Mo.Le.Ca), que teve um papel fundamental na conquista de políticas públicas para a população LGBTQI entre 2000 e 2010.

Além do acervo do Mo.Le.Ca, será exposto um ensaio fotográfico promovido pelo Clube de Leitura Mulheres que Leem Mulheres, no qual feministas escreveram em seus corpos frases de autoras brasileiras. Cada uma delas escolheu trechos que contam um pouco das suas próprias vivências. O ensaio é também um grito de liberdade. Se o corpo é da mulher, ela usa da forma que quiser.

A exposição acontece em comemoração ao mês das mulheres e ficará disponível ao público gratuitamente, na Biblioteca Octávio Ianni do IFCH da Unicamp, a partir do dia 8 março.

Bruna Pimentel, uma das organizadoras da exposição, conta que o projeto Mulheres penetrando suas histórias, resgata a memória do grupo Mo.Le.Ca. e vem também para questionar o apagamento do protagonismo feminino. "Precisamos reconhecer o trabalho dessas escritoras e, assim, evitar que sua trajetória se torne invisível", afirma.

O grupo pretende levar a exposição para outros espaços públicos.

 


Programação:

Data e horário da programação Título
sex, 08/03/2019 - 09:00 a sex, 29/03/2019 - 22:30 Mostra 'Mulheres Penetrando suas Histórias'