Biblioteca apresenta a exposição 'Resgate da Memória Registrada'

Data da publicação: qui, 29/11/2018 - 16h07min

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Biblioteca ‘Octávio Ianni’ do IFCH está sediando a exposição Resgate da Memória Registrada, com exemplares de livros do acervo da instituição. A mostra está em cartaz na entrada da biblioteca até o dia 19 de dezembro.

Montada pela equipe da biblioteca e com curadoria do Prof. Dr. Mário Medeiros, Resgate da Memória Registrada tem o objetivo de reunir e divulgar à comunidade livros cuja temática está relacionada à reflexão sobre os negros como parte integrante da sociedade brasileira.

Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico no catálogo on-line do SBU (Sistema de Bibliotecas da Unicamp) sobre a temática proposta. A partir do resultado foram selecionados os livros do acervo circulante e das Coleções Especiais e de Obras Raras.

A exposição enfatiza a importância dos livros do acervo que são referências para estudos sobre a cultura negra e suas tradições, propiciando o resgate da trajetória do povo negro nas áreas social, literária, econômica e política ao longo da história do país, com o objetivo de reafirmar seu valor na construção da identidade negra no Brasil.

Além do ambiente da biblioteca, a equipe procurou identificar as pesquisas em andamento no Instituto relacionadas ao tema. Salientamos que trata-se apenas de uma seleção prévia de projetos e que não reflete a totalidade das pesquisas do Instituto sobre essa temática.

qua, 21/11/2018 - 09:00 a qua, 19/12/2018 - 22:30 Exposição 'Resgate da Memória Registrada' Biblioteca 'Octavio Ianni' do IFCH