Boletim 06.png

 

 

Encerramos essa edição do Boletim do IFCH um pouco mais cedo, em virtude da suspensão dos trabalhos da Unicamp nesta sexta-feira, 29 de outubro, por conta do Dia do Servidor Público (que na verdade é hoje). Esta é uma data bastante simbólica para trabalhadoras/es, sejam docentes, pesquisadoras/es, técnico-administrativos ou profissionais da área da saúde, que constroem diariamente a nossa universidade. 

O Encontro Nacional da Anpocs se encerrou esta semana, com uma cerimônia de premiação na qual vários ifchianos foram contemplados. Um destaque é o livro O Massacre dos Libertos: Sobre raça e República no Brasil (1888-1889) (Editora Perspectiva), do professor Matheus Gato, escolhido como o melhor livro do ano de 2020. 

Na categoria Curadoria do Prêmio da Comissão de Imagem e Som COMIS/Anpocs "Ana Galano", a pesquisadora  Ralyanara Moreira Freire (PPGAS) recebeu Menção Honrosa por 500 Mil, no qual retrata a dor e a indignação pelas então 500 mil mortes por Covid. Já no Prêmio Luiza Bairros para papers inscritos no 45º Encontro da Anpocs, o 1º Lugar foi para Estado, Democracia e Desigualdades Raciais: o movimento negro e a construção democrática no Brasil (1978-2021), de Rodger Richer de Santana Rocha (PPGCP). O 2º Lugar do mesmo prêmio foi para Militância negra de base acadêmica: trajetos típicos de socialização política entre jovens estudantes negros da Unicamp, de Tayná Victória de Lima Mesquita (PPGCS). E no Prêmio Anpocs de Teses e Dissertações, a tese Sobre a lenha, labaredas. Poética da memória e do esquecimento nas artes verbais krahô (Timbira/Brasil Central),  de Ian Packer (PPGAS) recebeu a Menção Honrosa.

Os cursos de graduação em História e Ciências Sociais figuram entre os melhores do país em outro ranking divulgado essa semana. Por fim, a equipe da Biblioteca Octavio Ianni encontrou uma forma lúdica para celebrar, virtualmente, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

 

Bom feriado a todas e todos.

 

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

 

Acompanhe a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: https://twitter.com/IFCH_Unicamp

 

--------------------------------------------------------------------------------

IV SEMINÁRIO POLBRAS - Divulgação completa.jpg
 

IV Seminário PolBras

O Grupo de Estudos em Política Brasileira (PolBras), vinculado ao Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), realizará dia 3 de novembro de 2021 o IV Seminário PolBras, desta vez de forma virtual.

O evento marca o 10º ano de atividades do PolBras, que é composto por estudantes de graduação em Ciências Sociais e de pós-graduação em Ciência Política do IFCH. O Grupo é aberto para participações. Basta enviar um e-mail para politicabrasileira.unicamp@gmail.com.

O evento contará com duas sessões de apresentação de trabalhos. Para participar dessas sessões, inscreva-se no link https://forms.gle/FMoPMtPEbCxTzGnm8.

 

A mesa de encerramento do evento será realizada às 15h00 e será transmitida pelos canais oficiais do IFCH Unicamp. 

Saiba mais sobre o seminário e a programação completa em www.ifch.unicamp.br/noticias-eventos/eventos/iv-seminario-polbras

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Religiosos e conservadores: o pensamento político da bancada evangélica na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) 

 

Aluno:Sydnei Ulisses de Melo Junior

Programa: Ciência Política

Data: 05/11/2021 - 14:00

Local: Integralmente à distância - https://meet.google.com/mtz-fxhk-sbs

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Processos Seletivos e Editais

 
img_4558.jpg

XXIX Concurso Fausto Castilho de Monografias recebe inscrições

 

O Setor de Publicações do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp abre inscrições para o XXVX Concurso Fausto Castilho de Monografias, para trabalhos defendidos no 2° semestre de 2020 e no 1º semestre de 2021 nas áreas de Filosofia, História, Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

A inscrição será on-line, e o formulário de inscrição ficará disponível no prazo de 01 a 30 de novembro de 2021 no no endereço www.ifch.unicamp.br/publicacoes/eventos-promocoes-noticias. Podem se inscrever autores de monografias que tenham a ata de defesa registrada na Secretaria de Graduação do IFCH, da qual deverá ser apresentada cópia no ato da inscrição. A monografia escolhida será premiada com sua publicação na Coleção Monografias do IFCH.

Os trabalhos devem ser apresentados em espaço 1,5 ou 2, e enviados em arquivo PDF (protegido) para o endereço pub_ifch@unicamp.br, no assunto do e-mail colocar Inscrição de trabalho – Concurso Fausto Castilho de Monografias.

O julgamento ficará a cargo do Setor de Publicações, podendo essa mesma Comissão encaminhar o material para docentes externos a ela. O resultado será divulgado em maio de 2022.

 

unnamed (3).jpg

 

 

Processo Seletivo de Bolsa de Iniciação Científica para alunos do curso de Graduação em História

O grupo Jovem Pesquisador "O ensino da fé cristã na Península Ibérica" abriu um processo seletivo para os alunos do curso de História da UNICAMP que desejam realizar pesquisa de Iniciação Científica com bolsa da cota do projeto. No caso, estamos oferecendo ao aluno selecionado 1 Bolsa de Iniciação Científica, fomentada pela FAPESP, com a temática “Produção prescritiva da Castela do século XV”.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem estar regularmente matriculados no curso de graduação em História na Unicamp e enviar ao e-mail umahistoriadapeninsula@gmail.com uma carta de motivação e o histórico escolar até o dia 29/10/2021.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • IFCH Público

4bd74e3bb4256f88d2c34f18ff97c614b2190c26.png

O Guia da Faculdade, parceria entre o jornal O Estado de S.Paulo e a startup Quero Educação, divulgou nesta semana sua avaliação da qualidade dos cursos superiores oferecidos no Brasil.

 

Esse ranking é realizado por meio de “avaliação por pares” que analisa a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o país. A Unicamp teve 55 cursos avaliados, sendo que 65% deles receberam 5 estrelas, a classificação máxima dessa pesquisa. No IFCH os cursos de História e Ciências Sociais estão entre os que receberam classificação máxima no Guia da Faculdade. O curso de Filosofia não foi avaliado pelos organizadores. 

 

 

As informações completas desse ranking podem ser acessadas em https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/ciencias-humanas-e-comunicacao-2021/

 

 

JN - conselhos.jpg

Pesquisa mostra que 75% dos conselhos e comitês nacionais foram extintos ou esvaziados no governo Bolsonaro

 

O Jornal Nacional de 25 de outubro de 2021 apresentou uma matéria sobre o desmonte dos conselhos de participação popular no governo Bolsonaro. O professor Wagner Romão foi entrevistado explicando os riscos da diminuição da participação social no acompanhamento de políticas públicas.

 

Essa reportagem pode ser assistida aqui https://globoplay.globo.com/v/9980975/

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 
POESIA NA SEMANA DO LIVRO (1).png
 

IFCH participa da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com poemas

 

 

A Biblioteca Octavio Ianni do IFCH Unicamp está marcando sua presença na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - evento realizado sempre na última semana de outubro - de uma forma diferente. Na edição de 2021, uma seleção de poesias extraídas de livros que compõem o acervo da Biblioteca são declamadas por integrantes de sua equipe e publicadas no Facebook.

 

Os sete poemas gravados podem ser conferidos nos links abaixo.

 

https://www.facebook.com/watch/?v=213012680892152

 

https://www.facebook.com/watch/?v=875218199850155

 

https://www.facebook.com/watch/?v=568434730935289

 

https://www.facebook.com/watch/?v=371533348040867

 

https://www.facebook.com/watch/?v=232163418900987

 

https://www.facebook.com/watch/?v=586849399126901

 

https://www.facebook.com/watch/?v=409253687425584

 

Novas aquisições da Biblioteca

 

Visando divulgar seu acervo, a Seção de Processos Técnicos, disponibiliza mensalmente, uma listagem das Novas Aquisições recém-incorporadas ao acervo da Biblioteca do IFCH.

 

Nela também estão contemplados os títulos das bibliografias básicas e complementares dos Cursos de Graduação do Instituto. Para saber mais sobre as publicações disponíveis na Biblioteca, consulte o Catálogo Online no endereço acervus.unicamp.br/.

 

Lembramos ainda que algumas das Novas Aquisições ficam expostas nas estantes localizadas no Hall de entrada da biblioteca.

 

As informações completas sobre as novas aquisições do acervo da biblioteca do IFCH Unicamp podem ser obtidas no endereço www.ifch.unicamp.br/biblioteca/novas-aquisicoes.

 

Renovação de Materiais Bibliográficos

 

A Biblioteca informa que os empréstimos com devoluções previstas entre 01/11/2021 a 30/11/2021 foram renovados para 06/12/2021. Os Empréstimos Entre Bibliotecas também foram renovados para 06/12/2021.

 

Conheça todos os serviços oferecidos pelo Setor de Publicações

 

card - IFCH- versão atual.jpg

 

 

 

 

--

Boletim 06.png

 

 

Encerramos essa edição do Boletim do IFCH um pouco mais cedo, em virtude da suspensão dos trabalhos da Unicamp nesta sexta-feira, 29 de outubro, por conta do Dia do Servidor Público (que na verdade é hoje). Esta é uma data bastante simbólica para trabalhadoras/es, sejam docentes, pesquisadoras/es, técnico-administrativos ou profissionais da área da saúde, que constroem diariamente a nossa universidade. 

O Encontro Nacional da Anpocs se encerrou esta semana, com uma cerimônia de premiação na qual vários ifchianos foram contemplados. Um destaque é o livro O Massacre dos Libertos: Sobre raça e República no Brasil (1888-1889) (Editora Perspectiva), do professor Matheus Gato, escolhido como o melhor livro do ano de 2020. 

Na categoria Curadoria do Prêmio da Comissão de Imagem e Som COMIS/Anpocs "Ana Galano", a pesquisadora  Ralyanara Moreira Freire (PPGAS) recebeu Menção Honrosa por 500 Mil, no qual retrata a dor e a indignação pelas então 500 mil mortes por Covid. Já no Prêmio Luiza Bairros para papers inscritos no 45º Encontro da Anpocs, o 1º Lugar foi para Estado, Democracia e Desigualdades Raciais: o movimento negro e a construção democrática no Brasil (1978-2021), de Rodger Richer de Santana Rocha (PPGCP). O 2º Lugar do mesmo prêmio foi para Militância negra de base acadêmica: trajetos típicos de socialização política entre jovens estudantes negros da Unicamp, de Tayná Victória de Lima Mesquita (PPGCS). E no Prêmio Anpocs de Teses e Dissertações, a tese Sobre a lenha, labaredas. Poética da memória e do esquecimento nas artes verbais krahô (Timbira/Brasil Central),  de Ian Packer (PPGAS) recebeu a Menção Honrosa.

Os cursos de graduação em História e Ciências Sociais figuram entre os melhores do país em outro ranking divulgado essa semana. Por fim, a equipe da Biblioteca Octavio Ianni encontrou uma forma lúdica para celebrar, virtualmente, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

 

Bom feriado a todas e todos.

 

Caso queiram enviar notícias para o Boletim, escrevam para valeriop@unicamp.br.

 

Acompanhe a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: https://twitter.com/IFCH_Unicamp

 

--------------------------------------------------------------------------------

IV SEMINÁRIO POLBRAS - Divulgação completa.jpg
 

IV Seminário PolBras

O Grupo de Estudos em Política Brasileira (PolBras), vinculado ao Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), realizará dia 3 de novembro de 2021 o IV Seminário PolBras, desta vez de forma virtual.

O evento marca o 10º ano de atividades do PolBras, que é composto por estudantes de graduação em Ciências Sociais e de pós-graduação em Ciência Política do IFCH. O Grupo é aberto para participações. Basta enviar um e-mail para politicabrasileira.unicamp@gmail.com.

O evento contará com duas sessões de apresentação de trabalhos. Para participar dessas sessões, inscreva-se no link https://forms.gle/FMoPMtPEbCxTzGnm8.

 

A mesa de encerramento do evento será realizada às 15h00 e será transmitida pelos canais oficiais do IFCH Unicamp. 

Saiba mais sobre o seminário e a programação completa em www.ifch.unicamp.br/noticias-eventos/eventos/iv-seminario-polbras

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Religiosos e conservadores: o pensamento político da bancada evangélica na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988) 

 

Aluno:Sydnei Ulisses de Melo Junior

Programa: Ciência Política

Data: 05/11/2021 - 14:00

Local: Integralmente à distância - https://meet.google.com/mtz-fxhk-sbs

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Processos Seletivos e Editais

 
img_4558.jpg

XXIX Concurso Fausto Castilho de Monografias recebe inscrições

 

O Setor de Publicações do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp abre inscrições para o XXVX Concurso Fausto Castilho de Monografias, para trabalhos defendidos no 2° semestre de 2020 e no 1º semestre de 2021 nas áreas de Filosofia, História, Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

A inscrição será on-line, e o formulário de inscrição ficará disponível no prazo de 01 a 30 de novembro de 2021 no no endereço www.ifch.unicamp.br/publicacoes/eventos-promocoes-noticias. Podem se inscrever autores de monografias que tenham a ata de defesa registrada na Secretaria de Graduação do IFCH, da qual deverá ser apresentada cópia no ato da inscrição. A monografia escolhida será premiada com sua publicação na Coleção Monografias do IFCH.

Os trabalhos devem ser apresentados em espaço 1,5 ou 2, e enviados em arquivo PDF (protegido) para o endereço pub_ifch@unicamp.br, no assunto do e-mail colocar Inscrição de trabalho – Concurso Fausto Castilho de Monografias.

O julgamento ficará a cargo do Setor de Publicações, podendo essa mesma Comissão encaminhar o material para docentes externos a ela. O resultado será divulgado em maio de 2022.

 

unnamed (3).jpg

 

 

Processo Seletivo de Bolsa de Iniciação Científica para alunos do curso de Graduação em História

O grupo Jovem Pesquisador "O ensino da fé cristã na Península Ibérica" abriu um processo seletivo para os alunos do curso de História da UNICAMP que desejam realizar pesquisa de Iniciação Científica com bolsa da cota do projeto. No caso, estamos oferecendo ao aluno selecionado 1 Bolsa de Iniciação Científica, fomentada pela FAPESP, com a temática “Produção prescritiva da Castela do século XV”.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem estar regularmente matriculados no curso de graduação em História na Unicamp e enviar ao e-mail umahistoriadapeninsula@gmail.com uma carta de motivação e o histórico escolar até o dia 29/10/2021.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • IFCH Público

4bd74e3bb4256f88d2c34f18ff97c614b2190c26.png

O Guia da Faculdade, parceria entre o jornal O Estado de S.Paulo e a startup Quero Educação, divulgou nesta semana sua avaliação da qualidade dos cursos superiores oferecidos no Brasil.

 

Esse ranking é realizado por meio de “avaliação por pares” que analisa a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o país. A Unicamp teve 55 cursos avaliados, sendo que 65% deles receberam 5 estrelas, a classificação máxima dessa pesquisa. No IFCH os cursos de História e Ciências Sociais estão entre os que receberam classificação máxima no Guia da Faculdade. O curso de Filosofia não foi avaliado pelos organizadores. 

 

 

As informações completas desse ranking podem ser acessadas em https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/ciencias-humanas-e-comunicacao-2021/

 

 

JN - conselhos.jpg

Pesquisa mostra que 75% dos conselhos e comitês nacionais foram extintos ou esvaziados no governo Bolsonaro

 

O Jornal Nacional de 25 de outubro de 2021 apresentou uma matéria sobre o desmonte dos conselhos de participação popular no governo Bolsonaro. O professor Wagner Romão foi entrevistado explicando os riscos da diminuição da participação social no acompanhamento de políticas públicas.

 

Essa reportagem pode ser assistida aqui https://globoplay.globo.com/v/9980975/

 

--------------------------------------------------------------------------------

  • Informes institucionais

 
POESIA NA SEMANA DO LIVRO (1).png
 

IFCH participa da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com poemas

 

 

A Biblioteca Octavio Ianni do IFCH Unicamp está marcando sua presença na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - evento realizado sempre na última semana de outubro - de uma forma diferente. Na edição de 2021, uma seleção de poesias extraídas de livros que compõem o acervo da Biblioteca são declamadas por integrantes de sua equipe e publicadas no Facebook.

 

Os sete poemas gravados podem ser conferidos nos links abaixo.

 

https://www.facebook.com/watch/?v=213012680892152

 

https://www.facebook.com/watch/?v=875218199850155

 

https://www.facebook.com/watch/?v=568434730935289

 

https://www.facebook.com/watch/?v=371533348040867

 

https://www.facebook.com/watch/?v=232163418900987

 

https://www.facebook.com/watch/?v=586849399126901

 

https://www.facebook.com/watch/?v=409253687425584

 

Novas aquisições da Biblioteca

 

Visando divulgar seu acervo, a Seção de Processos Técnicos, disponibiliza mensalmente, uma listagem das Novas Aquisições recém-incorporadas ao acervo da Biblioteca do IFCH.

 

Nela também estão contemplados os títulos das bibliografias básicas e complementares dos Cursos de Graduação do Instituto. Para saber mais sobre as publicações disponíveis na Biblioteca, consulte o Catálogo Online no endereço acervus.unicamp.br/.

 

Lembramos ainda que algumas das Novas Aquisições ficam expostas nas estantes localizadas no Hall de entrada da biblioteca.

 

As informações completas sobre as novas aquisições do acervo da biblioteca do IFCH Unicamp podem ser obtidas no endereço www.ifch.unicamp.br/biblioteca/novas-aquisicoes.

 

Renovação de Materiais Bibliográficos

 

A Biblioteca informa que os empréstimos com devoluções previstas entre 01/11/2021 a 30/11/2021 foram renovados para 06/12/2021. Os Empréstimos Entre Bibliotecas também foram renovados para 06/12/2021.

 

Conheça todos os serviços oferecidos pelo Setor de Publicações

 

card - IFCH- versão atual.jpg

 

 

 

 

--