
Mostra ‘Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas’
Exposição Bailes Negros
Mostra ‘Bailes Negros: Sociabilidades e Resistência em Campinas’
O Centro de Memória-Unicamp (CMU), em parceria com a Biblioteca Octavio Ianni do IFCH-Unicamp inaugura a exposição “Bailes Negros: sociabilidades e resistência em Campinas”. A mostra integra o projeto “Histórias negras: registros orais para a desinvisibilização da presença negra em Campinas (1930-1970)”, desenvolvido pelo Serviço de Difusão Cultural do CMU sob coordenação da pesquisadora Ana Cláudia Cermaria. A curadoria é assinada pelas bolsistas Ana Clara Bemfica de Souza, Emily Vitória Alves Nogueira e Georgia Maria Gonçalves Ferreira.
A iniciativa nasceu a partir da valiosa contribuição de Maria da Glória Bardi, funcionária aposentada da Unicamp e grande entusiasta da história e da memória negra em Campinas. Dona Glória reuniu, ao longo dos anos, uma rica coleção fotográfica que documenta a presença da população negra em diferentes espaços e eventos da cidade. “É inquestionável o papel da população negra para o desenvolvimento da cidade, mas infelizmente ainda hoje nos faltam documentos e registros que comprovem essa atuação. As fotografias reunidas por dona Glória ajudam a preencher parte dessa lacuna, pois revelam momentos de sociabilidade em bailes, carnavais, desfiles e outros festejos, nos quais os negros não apenas confraternizavam, mas também fortaleciam suas identidades e estabeleciam espaços de permanência e resistência em Campinas”, destaca Ana Cláudia Cermaria.
A partir das imagens preservadas por Dona Glória e das entrevistas orais realizadas no âmbito do projeto, a exposição apresenta os bailes como ambientes fundamentais de manutenção da identidade e da cultura negra. Um dos destaques é o concurso Pérola Negra de 1957, evento marcante que movimentou a sociedade campineira e evidenciou a força da comunidade negra local.
A mostra pode ser visitada gratuitamente até o dia 19 de setembro, no saguão de entrada da Biblioteca Octavio Ianni, no campus da Unicamp.