Pular para o conteúdo principal
Produção Acadêmica

Festivais de cinema, streaming, pandemia

Tipo: Produção Bibliográfica
| Ano: 2023

Resumo

Os  festivais  de  cinema  estão  entre  os  eventos  culturais  mais  atingidos  pela  pandemia  da  Covid-19. No entanto, graças ao streaming, os festivais obtiveram resultados surpreendentes de audiência, rearticulando suas formas de realização. Quais configurações os festivais têm assumido  no  sentido  de  contornar  a  pandemia  com  recurso  às  tecnologias  de  streaming? A partir de pesquisas em catálogos, websites e entrevistas com curadores, este artigo apresenta de forma descritiva os arranjos tecnológicos e os formatos propostos por diversos festivais nacionais e internacionais durante a pandemia, num esforço de cartografia qualitativa não-exaustiva. Refletindo sobre os novos elementos de articulação, é sugerida uma tipologia das estratégias adotadas pelos festivais em função do uso do streaming,  resumidas  em  cinco  modalidades: 1) estratégias tradicionalistas; 2) estratégias híbridas; 3) estratégias miméticas; 4) estratégias integralmente on-line e; por fim, 5) estratégias nostálgicas. O artigo também observa as relações entre os festivais de cinema e a cidade, refletindo sobre o deslocamento da  situação  “evento”  para  a  situação  streaming,  sobre  os  efeitos  do  hic  et  nunc,  discutindo  as consequências desse deslocamento no que se refere ao convívio com as plataformas on-line como novos “agentes” dos festivais. Ao longo do artigo, reflete-se sobre os efeitos desse convívio, os processos de democratização e possíveis desdobramentos dessa relação

Membros

JANE MARY PEREIRA DE ALMEIDA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia
CICERO INACIO DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO