Arley Ramos Moreno (1943-2018)

Data da publicação: sex, 24/08/2018 - 09h29min

Nota da direção do IFCH sobre o falecimento do professor Arley Ramos Moreno

Campinas, 23 de agosto de 2018.

A Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas manifesta seu profundo pesar perante o falecimento do estimado professor Arley Ramos Moreno, ocorrido na madrugada de hoje.

Sua presença no IFCH, desde sua chegada em 1983, foi sempre notável pela sua dedicação à pesquisa, à docência e à administração acadêmica. Foi diretor do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), chefe do Departamento de Filosofia e Diretor de nosso Instituto. Deixa conosco uma obra de destaque no panorama filosófico de nosso país, os alunos e alunas que formou, as lembranças de afeto e companheirismo e um firme compromisso com a defesa da universidade pública e democrática.

O IFCH decreta luto oficial de dois dias em memória do professor Arley Ramos Moreno e encaminha seus sentimentos e solidariedade a familiares, colegas e amigos.

Prof. Dr. Alvaro Bianchi
Diretor do IFCH-Unicamp

Prof. Dr. Roberto do Carmo
Diretor associado do IFCH-Unicamp

_____________________________________________________________

Arley Ramos Moreno (1943-2018)

O professor Arley Ramos Moreno, do Departamento de Filosofia do IFCH-Unicamp, faleceu nesta madrugada (23/08) em São Paulo. Nascido em 26 de janeiro de 1943 em São Paulo, filho de uma família de agricultores espanhóis que fugiram da guerra na Europa.

Arley Ramos Moreno começou a se interessar pela filosofia durante sua passagem no antigo curso científico do ensino secundário. As discussões em sala de aula o influenciaram a ingressar em 1964 no curso de filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo, então situada na Rua Maria Antônia, centro de São Paulo. Arley Ramos Moreno acabou sendo uma das testemunhas da chamada 'Batalha da Rua Maria Antônia', ocorrida em 2 de outubro de 1968.

Formado em 1968, Arley Ramos Moreno iniciou em seguida seus estudos no mestrado na USP, onde defendeu em 1971 a dissertação 'O problema do Significado no Tractatus', sobre a obra do austríaco Ludwig Wittgenstein, sendo orientado pelo professor australiano Hugh Lacey, que atuava como conferencista no Departamento de Filosofia da universidade. Nesse período ajudou a fundar o Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, instituto isolado que posteriormente foi uma das embrionárias da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp).

Já o doutorado foi obtido em 1975 na francesa Universidade de Provença - Aix-Marseille, onde aprofunda os estudos sobre Ludwig Wittgenstein. 'Recherches sur le "Tractatus" de Wittgenstein' foi defendida em 1975 sob a orientação de Gilles-Gaston Granger.

Arley Ramos Moreno continuou atuando na Universidade de Provença até 1981, quando voltou para o Brasil e passou a trabalhar na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1983 Arley Ramos Moreno veio trabalhar no Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

No IFCH, Arley Ramos Moreno contribuiu nas áreas da história da filosofia, filosofia da linguagem, epistemologia e lógica. Chefiou o Departamento de Filosofia, de 2002 a 2004, ano em que foi eleito diretor do IFCH, ocupando o cargo até 2008. Arley Ramos Moreno também atuou junto ao Centro de Lógica e Epistemologia da Ciência (CLE). Após se aposentar em 2010 continuou a atuar como professor colaborador do Departamento de Filosofia.

Em 2016 o professor Arley Ramos Moreno concedeu uma entrevista ao programa 'Memória Científica', produzido pela TV Unicamp, onde ele apresenta um pouco sobre sua trajetória de vida e acadêmica.

O programa 'Memória Científica' com o professor Arley Ramos Moreno pode ser assistido no link abaixo.