Ambiente e Sociedade

Desenvolvimento Local Sustentável, Governança Climática e Políticas Públicas: Parcerias entre o Poder Público e o Setor Privado no Interior Paulista.

A emergência climática e seus desdobramentos socioeconômicos, sensíveis em todo o planeta,

têm conclamado à ação: Administração Pública, empresas, Organizações da Sociedade Civil e

Academia. Por conseguinte, ampliaram a demanda por novas estratégias de governança,

apoiadas em parcerias e distribuídas em múltiplos atores e níveis. Nesse contexto, despontam

as cidades, que figuram como protagonistas em termos de mitigação, adaptação e resiliência às

mudanças climáticas. É nelas que as atividades humanas acontecem de forma mais sensível e,

Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Pós-Doutorado – PIPD/CAPES

EDITAL PPGA&S 03/2024
Edital de Seleção de Bolsistas para o Programa Institucional de Pós-Doutorado – PIPD/CAPES
A COMISSÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE E SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, torna público o Edital 03/2024 de abertura do processo de avaliação e seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD/Capes), nos termos da Portaria CAPES Nº 282, de 4 de Setembro de 2024 e da Portaria CAPES Nº 307, de 24 de Setembro de 2024.
1. Dos Objetivos
1.1. As bolsas PIPD têm como objetivos:

A VITICULTURA EM PROJETOS PÚBLICOS DE IRRIGAÇÃO: VULNERABILIDADES E DINÂMICAS SOCIOCLIMÁTICAS NA REGIÃO DE PETROLINA/JUAZEIRO

O semiárido brasileiro enfrentou entre 2011-2019 a mais severa seca dos últimos 60 anos. Esses recorrentes períodos de seca podem ter suas frequências e intensidades aumentadas pelas mudanças climáticas. Na divisa dos estados da Bahia e de Pernambuco, no Vale do Submédio do Rio São Francisco (VASF), localiza-se a região de Petrolina/Juazeiro, reconhecida pela produção de uvas. Essa atividade é dependente de tecnologias de irrigação e dos recursos hídricos fornecidos pela bacia do Rio São Francisco.

Dinâmicas ecológicas, sociais e econômicas do uso de um recurso da biodiversidade: Manejo do pirarucu no Amazonas

Esta pesquisa analisa como um recurso da biodiversidade é capaz de mobilizar um conjunto de pessoas e instituições visando sua proteção, recuperação e manutenção. E quais as consequências desse processo para a proteção e uso sustentável do recurso e para a gestão ambiental compartilhada. O manejo do pirarucu (Arapaima spp.) no estado do Amazonas iniciou em 1999 como uma tentativa comunitária de recuperação dos estoques pesqueiros que estavam extremamente empobrecidos pela alta exploração.