Próximas Defesas

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A Defesa de Tese deve ser agendada no sistema SIGA (DAC/UNICAMP), através de uma série de procedimentos que podem ser observados no Manual de Defesa de Dissertação/Tese - clique aqui.

 

 

 

AS NEGOCIAÇÕES DE ALCIONE COM A INDÚSTRIA CULTURAL: CANÇÕES ROMÂNTICAS NOS ANOS 80.
Aluno(a): Ana Clara Naletto Xavier
Programa: Sociologia
Data: 25/03/2025 - 14:00
Local: Sala de Teses I
Membros da Banca:
  • Prof. Dr. Marcelo Siqueira Ridenti (Presidente) (Orientador) - IFCH/ UNICAMP
  • Prof. Dr. Mario Augusto Medeiros da Silva - IFCH/ UNICAMP
  • Profa. Dra. Sheyla Castro Diniz - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
Descrição da Defesa:

A presente pesquisa é uma investigação sociológica sobre o repertório romântico da cantora Alcione durante a primeira década de sua carreira. O objetivo é compreender como a cantora negociou com a indústria fonográfica para obter e manter seu espaço dentro do mercado dos discos. Tais negociações serão analisadas a partir dos aspectos de gênero e raça, compreendendo como Alcione se colocou politicamente acerca dessas categorias identitárias em suas canções românticas. Sua trajetória musical será analisada desde São Luís até os primeiros anos de sua entrada na indústria fonográfica no Rio de Janeiro e em comparação com as trajetórias de outras cantoras de samba contemporâneas a ela. De 1979 a 1988, as canções românticas foram escolhidas pela frequência no repertório de Alcione e analisadas visando identificar de que maneira o ethos romântico lidou com as mensagens culturais sobre raça, gênero, classe e sexualidade, garantindo a entrada e a estabilidade da cantora no mercado. As conclusões apontam para a pouca politização da forma como a cantora aborda as questões de gênero e raça, em contexto com o fim do regime militar no Brasil, como estratégia para entrar e se manter no mercado fonográfico. Através da perspectiva cultural, Alcione reforça sua identidade como mulher negra, mesmo sem propor de fato um rompimento com as estruturas de poder, o mercado fonográfico e as relações de gênero e raça.

Pelas estratégicas “gambiarras” das promotoras de justiça de Campinas (SP): uma etnografia entre inquéritos de violência policial
Aluno(a): Marina de Oliveira Ribeiro
Programa: Antropologia Social
Data: 25/03/2025 - 14:00
Local: Congregação
Membros da Banca:
  • Profa. Dra. Taniele Cristina Rui - Presidente
  • Profa. Dra. Lucia Eilbaum - Titular
  • Profa. Dra. Flavia Medeiros Santos - Titular
  • Profa. Dra. Larissa Nadai - Titular
  • Prof. Dr. Christiano Key Tambascia - Suplente
  • Profa. Dra. Stella Zagatto Paterniani - Suplente
Descrição da Defesa:

A presente pesquisa objetiva descrever e analisar um projeto de responsabilização de violências policiais conduzido por promotoras de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, na cidade de Campinas (SP), entre os anos de 2015 e 2018. Esse projeto se dedicou às violências perpetradas por agentes de segurança pública contra jovens associados a infrações. Considerando que pesquisas anteriores já apontaram a indisposição de promotoras(es) em assumir sua função constitucional de controle policial – endossando o processo histórico de genocídio da população negra –, essa dissertação lança luz sobre as agências dissidentes operadas pelo Ministério Público. Para tanto, a partir da metodologia da antropologia de documentos, a análise se debruça sobre 51 inquéritos civis voltados à investigação dessas violências, tais inquéritos são compostos por uma amálgama de documentos – Boletins de Ocorrência, oitivas de jovens, mães e policiais, laudos do IML, relatórios das corregedorias, currículos de formação policial, entre outros. Sendo documentos multivocais, devido à diversidade de instituições envolvidas, as vozes registradas frequentemente se contradizem. Esta dissertação se dedicou a cada um desses documentos, colocando em evidência suas estruturas, economias textuais e moralidades operadas. A imersão etnográfica nesses registros não apenas permitiu dimensionar as agências empreendidas pelas promotoras, como também revelou as camadas documentais que sustentam as narrativas policiais nos emaranhados do sistema de justiça. Ademais, destacaram-se as sensibilidades ocultas nas entrelinhas desses documentos, trazendo à tona os modos pelos quais os eixos de desigualdade social – como raça, gênero e classe – são retroalimentados no trabalho de responsabilização policial. Por fim, este estudo se posiciona nas fronteiras epistemológicas da antropologia do Estado, do Direito e dos documentos, endossando teorias que compreendem o Estado como composto por múltiplas camadas que, por vezes, se contradizem.

A VERDADE, A LIBERDADE E O COMBATE: CIDADANIA E IDENTIDADE EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (1911-1925)
Aluno(a): Jéssica Cristina Rosa
Programa: História
Data: 26/03/2025 - 10:00
Local: Sala de Defesa de Teses - IFCH/UNICAMP
Membros da Banca:
  • Lucilene Reginaldo - Presidente (UNICAMP)
  • Raquel Gryszczenko Alves Gomes (UNICAMP)
  • Karl Gerhard Seibert (Centro de Estudos Internacionais/Lisboa)
Descrição da Defesa:

Entre 1911 e 1925, três jornais escritos por homens negros são-tomenses e republicanos circularam pelo arquipélago de São Tomé e Príncipe e geraram reações entre as autoridades coloniais. Folha de Annuncios (que mudou de nome para a A Verdade em seu terceiro número), A Liberdade e O Combate, diante de um cenário mundial de produção intelectual de sujeitos negros e negros africanos, expunham as insatisfações desse grupo negro e letrado com o regime colonial. Seus textos criticavam o governo republicano recém-proclamado e a sociedade são-tomense local. Além disso, propunham caminhos, candidatos eleitorais e projetos de colonização, que se alinhavam, por um lado, aos seus interesses de manutenção de certo status social e, por outro, às ideologias produzidas por pessoas negras na Europa, na África e nas Américas. O presente trabalho busca analisar as populações envolvidas na publicação de tais jornais, entendidos aqui como parte de uma produção intelectual local. Também objetiva entender com quais teorias, ideais e movimentos tais textos dialogavam. O objetivo é uma leitura que entenda São Tomé e Príncipe como parte de um movimento global de produção intelectual e ideológica negra, cujas ideias e ações não são irrelevantes nem para o Movimento Negro que se estabelece na Europa nas primeiras décadas do século XX, nem para as populações do arquipélago do período, para as quais esse grupo negro e letrado tinha projetos bastante evidentes.

Ativismo evangélico: a experiência das mulheres negras em diaologo com a Teologia Feminista Negra
Aluno(a): Cássia Medeiros Furtafdo
Programa: Ciência Política
Data: 27/03/2025 - 15:00
Local: Sala de Defesa de Teses I
Membros da Banca:
  • Luciana Ferreira Tatagiba (Docente) - presidente - titular - interno
  • Luiz Gustavo Freitas Rossi (Docente) - titular - interno
  • Valdenice Raimundo (Colaborador) - titular - externo
  • Leonardo de Oliveira Fontes (Docente) - suplente - interno
  • Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes (Colaborador) - suplente - externo
Descrição da Defesa:

    O objetivo deste trabalho é compreender como as ativistas da Rede de Mulheres Negras Evangélicas (RMNE) desenvolvem sua identidade política enquanto mulheres negras evangélicas através de suas produções intelectuais. A RMNE nasceu em 2018, em Recife (PE), a partir da necessidade de elaboração de um espaço de acolhimento e do exercício de solidariedade entre mulheres negras nas igrejas evangélicas, acompanhado do ativismo anti-racista e por igualdade de gênero. A hipótese a ser avaliada é de que essa identidade é construída através do conceito de 'outsider-within', proposto por Patrícia Hill Collins, que descreve a posição de grupos marginalizados que, ao mesmo tempo, pertencem e são excluídos de uma sociedade dominante. Para alcançar os objetivos, foram abordados como referencia as 15 cartas que compoem o livro Vozes que não se calam: cartas de um evangelho brasileiro, feminino e negro (2021), produzido pelas mulheres da RMNE.

A UNIDADE TEÓRICA LEIBNIZIANA ENTRE A CIÊNCIA DINÂMICA E A MONADOLOGIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE FORÇA
Aluno(a): Daisy Aparecida Poltronieri
Programa: Filosofia
Data: 28/03/2025 - 09:00
Local: Sala da Congregação
Membros da Banca:
  • Professores Titulares: Profa. Dra. Fátima Regina Rodrigues Évora (Presidente) (Orientador) Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Dra. Vivianne de Castilho Moreira Instituição de Origem: Universidade Federal do Paraná /Jandaia do Sul
  • Dra. Celi Hirata Instituição de Origem: Universidade Federal de São Carlos /São Carlos
  • Prof. Dr. Marcio Augusto Damin Custodio Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Dr. Edgar da Rocha Marques Instituição de Origem: Universidade do Estado do Rio de Janeiro /Rio de Janeiro
  • Professores Suplentes: Dra. Veronica Ferreira Bahr Calazans Instituição de Origem: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba /Curitiba
  • Profa. Dra. Yara Adario Frateschi Instituição de Origem: IFCH/ UNICAMP
  • Dr. Alex Calazans Instituição de Origem: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba /Curitiba
Descrição da Defesa:

O tema desta tese tem como principal objetivo investigar a força, desenvolvida por Gottfried Wilhelm Leibniz em seu período de transição entre a juventude e a maturidade. Nesse período, Leibniz se ocupava com o problema da força, pois, para ele, ela deveria guiar o pensamento a um plano reflexivo em que a metafísica e a matemática seriam conciliadas com as estruturas físicas e mecânicas. Força é, para Leibniz, um conceito de dinâmica que desvela as estruturas metafísicas da filosofia natural. Nos Espécime de Dinâmica, texto primordial dessa pesquisa, Leibniz discorre de que maneira as estruturas mecânicas do mundo, sobretudo os conceitos de movimento e extensão, estão relacionadas às noções basilares de força. Nesse quadro, Leibniz estabelece dissemelhanças com o pensamento cartesiano e sinaliza os motivos pelos quais não adota os axiomas dessa doutrina. Assim, força, em Leibniz, tem a função centralizadora da verificação acerca da filosofia natural nos moldes de axiomas e de postulados leibnizianos à medida que se vincula ao movimento e à extensão como item participante de tais naturezas. Por essa razão, a possibilidade da centralização desse conceito na filosofia de Leibniz proporciona a amplitude de leitura do tempo em que o autor se localiza na modernidade e os debates acerca da filosofia moderna, bem como o embasamento conceitual para a compreensão da filosofia natural própria de Leibniz. Além disso, força possibilita uma investigação pontual sobre o significado de continuidade e a maneira pela qual o problema da coesão corpórea é definida entre as teses da ciência dinâmica e a Monadologia. Considera-se, portanto, que a centralidade do conceito de força e a revisão da continuidade constituam uma reforma no caminho investigativo que explora as bases do questionamento moderno acerca da coesão corpórea e que, em Leibniz, pode ser considerado fundamental para a inadvertida saída do labirinto do contínuo.