Fórum Laicidade e Intolerância

Data da publicação: qua, 07/10/2015 - 11h16min

Nas últimas décadas, o Brasil vem passando por diversas transformações sociais. Entre elas, destacam-se as mudanças no universo religioso, que tende cada vez mais à pluralidade, sobretudo, no interior do cristianismo (catolicismo devocional, catolicismo carismático, outros catolicismos, protestantismo histórico, pentecostalismo clássico, neopentecostalismo e outros evangélicos). Fora do universo católico e evangélico, segundo o Censo de 2010, manteve-se a estagnação das religiões de matriz afro-brasileira, o crescimento do espiritismo kardecista, a diversificação de religiões não-cristãs e o aumento de pessoas que se declaram sem religião. Em síntese, consolida-se no país o pluralismo religioso conforme diminui a hegemonia católica e diversificam-se as alternativas religiosas, sobretudo, entre os evangélicos pentecostais.

Frente a este cenário religioso cada vez mais plural, acentuaram-se também as tensões e os atritos sociais decorrentes das diferenças nas visões de sociedade, nos valores pessoais, nos comportamentos morais e nos estilos de vida. Por conseguinte, tudo isto tem demandado, simultaneamente, regulação e/ou desregulação estatal das religiões. Apesar de todas se declararem a favor do estado laico, cada uma tem compreensão diferente do que seja a laicidade. Por exemplo, a Igreja Católica trabalha para manter sua influência, pouco visível, sobre o Estado; muitos evangélicos dizem que o Estado deve garantir a liberdade religiosa e o direito deles professarem suas crenças, o que por vezes pode resultar em atos intolerância; e as religiões afro-brasileiras, por sua vez, demandam proteção do Estado contra práticas consideradas fundamentalistas.

Isto posto, duas perguntas centrais orientam este seminário: a) Como pensar a um Estado laico frente ao crescente do pluralismo religioso da sociedade brasileira? b) Como compreender a (in)tolerância religiosa frente às diferenças de credo, de moralidade e de comportamento de uma sociedade que se diversifica? Para responder a estas questões, o fórum está dividido em três mesas. As duas primeiras são compostas por estudiosos do campo religioso brasileiro. A terceira é formada por atores políticos que têm parte de sua agenda política em interface com o tema da religião.

O evento será transmitido em tempo real pelo portal da UNICAMP

Mais informações:

Comissão Organizadora

• Prof. Dr. Julio Cesar Hadler Neto - Coordenador do PENSES/UNICAMP
  • Profa. Dra. Adriana Nunes Ferreira - Coordenadora Adjunta do PENSES/UNICAMP
  • Prof. Ronaldo de Almeida - (IFCH/LAR - UNICAMP) - Coordenador do Evento
  • Everton de Oliveira - pesquisador LAR - UNICAMP
  • Denise Tukaça Mendes (PENSES/UNICAMP)
  • Gabriella de Castro Albiero  (PENSES/UNICAMP)
  • Guilherme Gorgulho Braz  (PENSES/UNICAMP)
  • Luciane Politi Lotti   (PENSES/UNICAMP)
  • Maria Luisa Fernandes Custódio  (PENSES/UNICAMP)