Bolsa de Pós-Doutorado no Departamento de Sociologia

Data da publicação: qui, 13/05/2021 - 17h31min

O Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp está oferecendo uma Bolsa de Pós-Doutorado no âmbito do Projeto Temático FAPESP 2018-20074-2 - Para além da distinção: gostos, práticas culturais e classe em São Paulo, sob responsabilidade do Prof. Dr. Renato Ortiz.

Nesta pesquisa, fazemos um uso crítico do referencial teórico-metodológico proposto por Pierre Bourdieu para compreender a relação entre os espaços social e simbólico na cidade de São Paulo. A pesquisa de pós-doutorado investigará a elite e a arte em São Paulo, buscando compreender se e como frações das classes dominantes se dedicam às práticas e (re)produzem classificações do universo da arte, construindo ou consolidando fronteiras simbólicas e sociais.

O estudo também visa mapear o mercado de arte em São Paulo. O bolsista deverá identificar práticas de mecenato privado, analisar a composição dos conselhos das mais importantes instituições artísticas da cidade e identificar situações de socialização relacionadas com o mundo da arte em que os capitais culturais e sociais possam operar em conjunto. O plano de pesquisa envolve revisão bibliográfica, observação de campo, entrevistas, grupos de foco e um levantamento da pesquisa mais ampla.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. São requisitos para concorrer à bolsa ter título de doutor e fluência em português. A inscrição deve ser realizada até o dia 20/06/2021.

Documentos para inscrição e outras informações devem ser consultadas no site https://fapesp.br/oportunidades/para_alem_da_distincao:_gostos,_praticas_culturais_e_classe_em_sao_paulo/4265/