Nota de pesar - Prof. Dr. Newton Carneiro Affonso da Costa - 1929-2024

Data da publicação: qui, 18/04/2024 - 15h20min

É com profundo pesar que o Departamento de Filosofia comunica o falecimento do Professor Newton Carneiro Affonso da Costa, no dia 17 de abril de 2024, aos 94 anos de idade. Newton da Costa, um dos lógicos mais renomados internacionalmente, sistematizou pela primeira vez o estudo de lógicas paraconsistentes (isto é, lógicas que admitem teorias contraditórias, porém não triviais) na sua Tese de Cátedra "Sistemas Formais Inconsistentes", defendida em 1963, na então Universidade do Paraná. A partir das suas propostas inovadoras, os estudos em paraconsistência experimentaram um forte crescimento, não somente no Brasil quanto no exterior, dando origem ao que se conhece atualmente como Escola Brasileira de Paraconsistência. Dada a importância destas lógicas no cenário acadêmico internacional, em 1991 foi criada a entrada "03B53: Paraconsistent Logic" na seção "Logic and Foundations" da Mathematics Subject Classifications elaborada conjuntamente pela Mathematical Reviews e a Zentralblatt für Mathematik. Além das suas importantíssimas contribuções na área das lógicas não-clássicas, Newton da Costa fez singulares aportes nas áreas de Fundamentos da Matemática, Fundamentos da Física e Filosofia da Lógica. Newton da Costa foi Professor Titular e Diretor Associado do Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação da Unicamp logo após a sua criação, de 1968 a 1969; Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da USP, e posteriormente do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Participou da criação do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp, em 1977, sendo designado Membro em 1979. Dentre suas atividades no CLE, participou da fundação da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL), sendo seu primeiro presidente, em 1979, assim como da criação, em 1982, do “The Journal of Non-Classical Logics”, o primeiro periódico de circulação internacional na área de lógicas não clássicas. Newton da Costa teve profundos vínculos acadêmicos com diversos docentes do Departamento de Filosofia do IFCH, contribuindo de maneira decisiva para a criação e desenvolvimento da área de Lógica desse Departamento, assim como para o desenvolvimento da área de Lógica no Brasil e na América Latina. Em 1989 Newton da Costa foi designado membro do Institut International de Philosophie, a mais importante e respeitada associação de Filosofia do mundo, sendo o segundo acadêmico brasileiro a receber esta distinção. Foi nomeado Professor Emérito da Unicamp em 2009 e professor Honoris Causa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2010. Atuou até recentemente como professor convidado e voluntário do Departamento de Filosofia da UFSC. Com centenas de trabalhos publicados, que contam com milhares de citações, Newton da Costa foi um dos acadêmicos brasileiros mais reconhecidos internacionalmente. Seu legado científico e filosófico teve profundo impacto dentro e fora do Brasil, e certamente continuará vivo durante as próximas gerações. Manifesto minhas condolências aos familiares e amigos do Professor Newton da Costa.