Exibição do documentário "Uma lufada de ar fresco: a antropologia de Beatriz Dantas" e palestra com Maria Laura Cavalcanti

Data da publicação: sex, 27/05/2022 - 16h16min

A Quartas de Antropologia do dia 01 de junho contará com o pré-lançamento do documentário Uma lufada de ar fresco: a antropologia de Beatriz Góis Dantas, seguido de debate com a diretora do filme Maria Laura Cavalcanti. Será às 16 horas no Auditório Fausto Castilho. A palestra será transmitida nos canais do IFCH Unicamp.

A diretora Maria Laura Cavalcanti é professora do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O filme aborda a obra de Beatriz Góis Dantas, antropóloga e professora emérita da Universidade Federal de Sergipe. A obra enfoca sua trajetória e formação, em especial as pesquisas por ela realizadas nos anos 1970 em Laranjeiras. Tais pesquisas acompanharam seu aprimoramento profissional e resultaram em valiosos estudos sobre as Taieiras e o Nagô, então liderados por Umbelina Araújo, Mãe Bilina.