Dúvidas Frequentes

CONCURSOS

1. Já agendei a defesa de minha tese de doutorado. Posso me inscrever para o concurso?

Não. O candidato deverá apresentar no ato da inscrição o título de doutorado, ou a ata da defesa nos casos em que o diploma ainda não tiver sido expedido.

2. Defendi tese em área diferente à da área do concurso aberto. Posso participar mesmo assim?

Sim; é desejável que o candidato tenha Título de Doutor em História ou em área acadêmica com outra denominação mas  de  conteúdo  próximo  e  experiência  /  produção  científica  comprovada  nos  temas do programa do concurso, porém a inscrição do candidato que deixar de atender a este perfil não será indeferida por este motivo.

3. Posso realizar minha inscrição pela internet ou correio?

Não. As inscrições deverão ser feitas de forma presencial pelo candidato ou por seu procurador (procuração simples).

4. A procuração simples deve ser registrada em cartório? Quais documentos meu procurador deve apresentar?

A procuração simples não precisa ser registrada em cartório. No momento da inscrição, o procurador deve apresentar um documento de identificação pessoal com foto. (Modelo de procuração)

5. Quais os documentos necessários no ato da inscrição?

- requerimento dirigido ao Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, contendo nome, domicílio e profissão; (Modelo de requerimento) (não encadernar com outros documentos)

- título de doutor de validade nacional. Para fins de inscrição, o candidato poderá apresentar apenas a Ata da defesa de sua Tese de Doutorado, ou documento oficial equivalente, sendo que a comprovação do título de Doutor será exigida por ocasião da admissão. O candidato que tenha obtido o título de Doutor no exterior, caso aprovado, deverá obter, durante o período probatório, o reconhecimento do referido título para fins de validade nacional, sob pena de demissão; (não encadernar com outros documentos)

- documento de identificação pessoal, em cópia; (não encadernar com outros documentos)

- sete exemplares de memorial, com o relato das atividades realizadas e a comprovação dos trabalhos publicados e demais informações, que permitam avaliação dos méritos do candidato, a saber:

títulos universitários;

curriculum vitae et studiorum;

atividades científicas, didáticas e profissionais;

títulos honoríficos;

bolsas de estudo em nível de pós-graduação;

cursos frequentados, congressos, simpósios e seminários dos quais participou.

-  um exemplar ou cópia de cada trabalho ou documento mencionado no memorial;

Atenção: apenas o memorial, com relato e comprovação das atividades mencionadas, deverá ser apresentado em sete cópias

6. Posso encadernar os documentos a serem apresentados para a inscrição?

As sete cópias do memorial podem ser encadernadas uma a uma;

O conjunto dos documentos comprobatórios podem ser encadernados em um único volume;

O requerimento, título de doutor e cópia do documento de identificação pessoal não devem ser encadernados juntamente com outros documentos.

7. Posso entregar os originais dos documentos comprobatórios para não precisar tirar cópias?

Não; somente serão aceitas cópias, com excessão de exemplares de livros.

8. Esqueci um documento necessário para a inscrição. Posso entregar depois?

Com excessão do memorial, que poderá ser poderá ser aditado, instruído ou completado até a data fixada para o encerramento das inscrições, nenhum outro documento pode ser entregue após a inscrição realizada.

9. Preciso de condições especiais para a realização do concurso. Como devo solicitá-las?

O candidato portador de necessidades especiais, temporária ou permanente, que precisar de condições especiais para se submeter às provas deverá solicitá-las por escrito no momento da inscrição, indicando as adaptações de que necessita.

10. Sou estrangeiro, posso fazer a prova em meu idioma?

No ato da inscrição o candidato poderá manifestar por escrito a intenção de realizar as provas na língua inglesa. Os conteúdos das provas realizadas nas línguas inglesa e portuguesa serão os mesmos. Não serão realizadas provas em outros idiomas.

11. Como ficarei sabendo se minha inscrição foi aceita?

Os candidatos que tiveram os requerimentos de inscrição deferidos serão notificados a respeito da composição da Comissão Julgadora e seus suplentes, bem como do calendário fixado para as provas e do local de sua realização, por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado e divulgado na página www.ifch.unicamp.br/historia/concursos, com antecedência mínima de 20 (vinte) dias úteis do início das provas.

12. Qual o valor da inscrição?

A inscrição para participação no concurso é gratuita.

13. A prova escrita será feita no computador?

Não; a prova escrita será feita à mão e somente poderão ser consultados materiais impressos. Tablets, celulares, notebooks ou qualquer outro equipamento eletrônico não serão permitidos durante a prova escrita.

14. Na realização da prova didática pode-se usar computador e datashow?

Sim; a prova didática será realizada em sala com notebook, datashow e lousa.

15. Após a realização do concurso posso retirar o material apresentado para a inscrição?

Somente após a divulgação do resultado do concurso no Diário Oficial do Estado os candidatos poderão retiral o material.

16. Realizei minha inscrição no concurso, mas decidi não participar. Posso retirar o material que entreguei na inscrição?