Fernanda Sposito

Historiadora, possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História (Universidade de São Paulo, 1998-2002). Realizou o mestrado (2003-2006) e o doutorado (2007-2013) em História Social (Universidade de São Paulo). No mestrado estudou a temática indígena durante a formação do Estado nacional brasileiro entre as décadas de 1820 e 1840. No doutorado pesquisou as dinâmicas da colonização do Novo Mundo, analisando as relações entre espanhóis, portugueses e índios na América Meridional entre os séculos XVI e XVII, abordando especialmente os temas das bandeiras e das missões jesuítico-guaranis. É professora do Departamento de História da Unicamp. Tem dois livros publicados (um deles como coautora). Estuda os seguintes temas: índios, São Paulo, formação do Estado nacional brasileiro, política indigenista, colonizações ibéricas, jesuítas, bandeirantes, Guarani, Tupi, missões, fronteiras. (Texto informado pelo autor)

Linhas de Pesquisa:
Função: Professor Doutor I