Em nosso Boletim desta semana, informamos detalhes sobre o início da 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, coordenada pela professora Cristina Meneguello.
Também temos detalhes sobre as novas aquisições da Biblioteca e sobre a prorrogação da exposição Costura de tempos - Os elos silentes da biblioteca de Etienne Samain.
Nos eventos temos o lançamento do livro Devir quilomba: antirracismo, afeto e política nas práticas de mulheres quilombolas e o ciclo de conferências Perspectivas Neokantianas.
E no IFCH Público, entrevistamos o pesquisador Nauber Gavski da Silva sobre seu livro Nos Limites da Lei, e compartilhamos entrevista do professor Omar Ribeiro Thomaz sobre a situação na Ucrânia.
Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH
Instagram: @ifch.unicamp
Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1
Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp
--------------------------------------------------------------------------------
Olimpíada de História inicia 14ª edição com mais de 73 mil participantes de todos os estados do país
A 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) teve início nesta segunda-feira (02/05). Neste ano a Olimpíada conta com mais de 73 mil participantes de todos os estados do país, em 18 mil equipes inscritas. O mapa acima indica o número de equipes inscritas - compostas por 3 alunos e um professor.
As seis fases online da 14ª edição da ONHB seguem até 11 de junho. A previsão é que a final seja realizada de forma presencial, na Unicamp, nos dias 20 e 21 de agosto. Devido à pandemia, nas duas últimas edições, em 2020 e 2021, a final ocorreu de forma online. A divulgação das equipes selecionadas para a fase final pela Comissão Organizadora será feita no dia 16/06.
Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades.
A ONHB é coordenada pela professora Cristina Meneguello, com apoio do Departamento de História e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Saiba mais sobre a Olimpíada Nacional em História do Brasil no endereço www.olimpiadadehistoria.com.br/.
Aquisição de e-books para a Biblioteca
A Unicamp está com acesso aos e-books das editoras Cambridge, Elsevier, Oxford, Springer, Taylor e Wiley. O acesso está liberado até novembro/2022. Os e-books mais utilizados pela Comunidade serão selecionados automaticamente para aquisição. São mais de 50 mil títulos de todas as áreas do conhecimento.
Neste sentido, convidamos a todos(as) para acessarem as editoras e explorarem os conteúdos que estão disponíveis e assim garantir aquisição de e-books nas temáticas do IFCH.
Links de acesso:
- CAMBRIDGE - www.cambridge.org/core
- ELSEVIER - www.sciencedirect.com
- OXFORD - www.oxfordhandbooks.com
- SPRINGER - https://link.springer.com/search?facet-content-type=%22Book%22&package=90011652&showAll=false&facet-start-year=2018&facet-end-year=2021
- TAYLOR - www.taylorfrancis.com
- WILEY - https://onlinelibrary.wiley.com
Para explorar as editoras é necessário estar conectado(a) ao VPN (Virtual Private Network). Saibam mais sobre o VPN em:
https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/servicos/acesso_remoto_vpn
Aproveitem esse recurso e vamos juntos adquirir e-books perpétuos importantes para nossa comunidade.
Novas aquisições da Biblioteca
Conheça as das novas aquisições de materiais impressos da Biblioteca do IFCH Unicamp. Acesse https://bit.ly/3DuPYyu
Lista de novos títulos - abril/2022
Lista de novos títulos - março/2022
--------------------------------------------------------------------------------
Perspectivas Neokantianas
O Centro de Lógica e Epistemologia e História da Ciência (CLE) sediará o evento Perspectivas Neokantianas, dias 10, 11 e 12 de maio, das 14 às 18 horas na sala 206 - Gottfried Leibniz e transmissão pelos canais do IFCH Unicamp e Estudos Cassererianos.
O movimento neokantiano foi um dos mais relevantes e atuantes na filosofia alemã entre as décadas finais do século XIX e começo do XX. Trata-se de um movimento diverso e multifacetado em termos de autores e temas, que abrange desde a epistemologia até a filosofia política.
Em Perspectivas Neokantianas teremos a oportunidade de discutir alguns aspectos desse que é um dos movimentos mais importantes para a formação da filosofia contemporânea a partir de conferências proferidas por alguns dos principais pesquisadores da área no Brasil.
A organização é do professor Rafael Garcia, com promoção do CLE e IFCH Unicamp.
Lançamento do livro "Devir quilomba: antirracismo, afeto e política nas práticas de mulheres quilombolas"
O Programa de Pós-Graduação em História promove o lançamento do livro Devir quilomba: antirracismo, afeto e política nas práticas de mulheres quilombolas, de Mariléa de Almeida (Elefante Editora), dia 11 de maio, às 18 horas nos canais do IFCH Unicamp.
A mesa contará com a presença da autora Mariléa de Almeida, e terá debate com a professora Margareth Rago (Departamento de História e autora do prefácio da obra), Luana Tvardovskas (Departamento de História) e Fabiana Ramos (Quilombo Santa Rita do Bracuí e licenciada em educação do campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).
O livro Devir quilomba é resultado de tese de doutorado defendida pela autora no Programa de Pós-Graduação em História do IFCH Unicamp.
A organização é das professoras Luana Tvardovskas e Margareth Rago.
Exposição "Costura de tempos - Os elos silentes da biblioteca de Etienne Samain"
A Biblioteca Octávio Ianni do IFCH Unicamp mantém no saguão de entrada a exposição Costura de tempos - Os elos silentes da biblioteca de Etienne Samain até dia 15 de junho de 2022.
A exposição é composta com parte do acervo, cerca de 2.400 volumes, que foi doada pelo professor aposentado Etienne Samain para a Biblioteca Octávio Ianni. Os títulos doados pelo professor tratam de temas ligados à antropologia, artes visuais e religião, entre outros assuntos. A curadoria é de Fabiana Bruno.
--------------------------------------------------------------------------------
Estombamento: Contradições e Consequências da Construção do Patrimônio Cultural Nacional (1937-1955)
Aluna: Carolina Pedro Soares
Programa: História
Data: 13/05/2022 - 14h00
Local: Sala de Defesa de Teses
--------------------------------------------------------------------------------
Entrevistamos em nosso canal no Youtube o historiador Nauber Gavski da Silva, pesquisador colaborador do Cecult Unicamp e autor do livro Nos Limites da Lei (co-edição Edusp/Sagga). A obra trata da escravidão contemporânea de um modo diferente, ao colocar em primeiro plano as pessoas diretamente envolvidas nas relações de trabalho qualificadas como análogas à escravidão.
A pesquisa baseou-se em vasta documentação produzida pelo Ministério Público do Trabalho da 15a. Região (sediado em Campinas e que abrange grande parte do interior paulista), e em sólida revisão da bibliografia, contribuindo para uma abordagem nova do tema.
Examinando os procedimentos instaurados pelo MPT-15 entre 1991 e 2010, o autor mostra como os patrões do interior paulista compreendem o trabalho escravo, qual a perspectiva dos trabalhadores envolvidos, e a dos agentes públicos responsáveis por executar as políticas públicas e mediar os conflitos.
A entrevista com Nauber Gavski da Silva no Youtube pode ser assistida pelo link https://youtu.be/GmcNe345mgQ.
O professor Omar Ribeiro Thomaz colaborou com uma entrevista para um artigo da newsletter da Folha de S.Paulo sobre a Guerra na Ucrânia, onde é debatido se o governo Russo fomenta o separatismo para justificar a invasão.
"Essa ideia de que na Ucrânia há uma perseguição aos falantes russos é algo que Putin vem alimentando desde essa época. Ele invoca uma suposta situação de vulnerabilidade dos russos que estão fora do território como se uma solução possível não estivesse também na construção de uma cidadania nos países onde eles estão".
A íntegra dessa matéria com a avaliação do professor Omar pode ser lida em https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/04/guerra-na-ucrania-putin-fomentou-o-separatismo-que-cita-para-justificar-a-invasao.shtml
|