Prêmios

Formato:2017
2016

JABUTI

Prêmio Jabuti
Prof. Dr. Luiz Marques

O Prof. Dr. Luiz Marques, professor do Departamento de História foi classificado em primeiro lugar no Prêmio Jabuti, na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática, com seu livro: "Capitalismo e Colapso Ambiental".

Prêmio Jabuti
Prof. Dr. Antonio Roberto Guerreiro Junior

O Prof. Dr. Antonio Roberto Guerreiro Junior, professor do Departamento de Antropologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social foi classificado em terceiro lugar no Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Humanas, com seu livro: "Ancestrais e suas Sombras: uma etnografia da Chefia Kalapalo e seu ritual mortuário"

ANPOF

Menção Honrosa
Fábio Mascarenhas Nolasco

A tese intitulada "A suspensão qualitativa da quantidade: A crítica de Hegel ao paradigma matemático da ciência moderna", de autoria de Fábio Mascarenhas Nolasco, sob orientação do Prof. Marcos Lutz Müller, recebeu Menção Honrosa da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofias (Anpof).

Tese defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

ANPOCS

Menção Honrosa
Natália Corazza Padovani

A tese intitulada "Sobre casos e casamentos: afetos e 'amores' de penitenciárias femininas de São Paulo e Barcelona", de autoria de Natália Corazza Padovani, sob orientação da Profa. Adriana Gracia Piscitelli, recebeu Menção Honrosa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Tese defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

Menção Honrosa
Matheus de Carvalho Hernandez

A tese intitulada "O alto comissariado das nações unidas para os direitos humanos e seu escritório: criação e desenvolvimento institucional (1994-2014)", de autoria de Matheus de Carvalho Hernandez, sob orientação do Prof. Andrei Koerner, recebeu Menção Honrosa da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).

Tese defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política.

CAPES

Prêmio Capes de Tese - Edição 2016
Laura Rodrigues Santonieri

A tese intitulada Agrobiodiversidade e conservação ex-situ: reflexões sobre conceitos e práticas a partir do caso Embrapa/Brasil, de autoria de  Laura Rodrigues Santonieri, sob orientação do Prof. Mauro William Barbosa De Almeida, foi premiada como a melhor tese de doutorado da Área de Antropologia e Arqueologia / Programa de Antropologia Social, defendida em 2015.

UNICAMP

Profa. Heloísa Pontes recebe Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”
Profa. Dra. Heloísa Pontes

A Professora Heloísa Pontes do Departamento de Antropologia/IFCH recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz” em cerimônia realizada no dia 16 de dezembro de 2016, às 09 horas, no Centro de Convenções da Unicamp. 

A honraria é conferida as professoras e aos professores que se distinguem no exercício de suas atividades acadêmicas, bem como pela relevância dos serviços prestados à ciência e à instituição. Na solenidade, também foram entregues os Prêmios de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, o Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e a Inova Unicamp de Iniciação a Inovação.

Heloísa é Professora Titular do Departamento de Antropologia da Unicamp. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1980), mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela Stanford University (2002), livre-docente pela Unicamp (2008).

Pesquisadora do Pagu, Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp, bolsista de produtividade em pesquisa do Cnpq . É membro do Comitê Acadêmico de Ciências Humanas da Fapesp (a partir de agosto de 2014). Foi membro do comitê acadêmico da Anpocs (biênio 2009-2010) e do comitê editorial dos Cadernos Pagu e da Revista Brasileira de Ciências Sociais. autora, entre outras publicações, de Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (Companhia das Letras, prêmio Cnpq-Anpocs de melhor obra científica em ciências sociais editada no ano de 1998; prêmio 'Alejandro Cabassa' na categoria sociologia, concedido pela União Brasileira de Escritores, em agosto de 2000] e Intérpretes da metrópole. História social e relações de gênero no teatro e no campo intelectual. [Edusp/Fapesp, prêmio Anpocs 'melhor obra científica' atribuído em 2011; finalista 53º Prêmio Jabuti - na categoria melhor livro em Ciências Humanas; menção honrosa na categoria "Literatura brasilena" (não ficção) da "Edición 53 del Premio Literario Casa de Las Americas 2012"]. Em 2016, este livro foi publicado na Argentina, pela Universidad Nacional de Quilmes, com o título Intérpretes de la metrópoli. Historia social y relaciones de género en el teatro y en el campo intelectual en San Pablo, 1940-1968.

Suas pesquisas estão voltadas para a antropologia urbana, a sociologia e a etnografia da vida intelectual, a história social do teatro brasileiro, e as relações entre gênero e corporalidade. Já supervisionou 1 pós-doutorado e orientou 8 doutorados (dois deles premiados pela Capes, um pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular), 15 mestrados (um deles premiado pela Anpocs), 6 monografias de graduação (uma delas premiada pelo IFCH da Unicamp), 14 projetos de iniciação científica (dois deles premiados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp) . É pesquisadora IC do Cnpq. 

Para conhecer um pouco mais sobre sua produção intelectual acesse 

Outros

Prêmio PAEPE - 2016

No último dia 21 de outubro, a equipe do Arquivo Edgard Leuenroth - AEL do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas ganhou o Prêmio PAEPE - Prêmio aos profssionais da Carreira PAEPE/2016 com o Projeto "Consolidação do processo de mudança de sede do AEL: reorganização do espaço físico do acervo"


"O projeto trouxe fôlego para as aquisições dos novos acervos, uma vez que através dele ampliou-se cerca de 25% da capacidade de guarda da instituição. No último período o arquivo incorporou mais de mil metros lineares de documentação, em 13 novos conjuntos documentais.

O destaque dentre os resultados, além da melhoria do aproveitamento do espaço físico, estão o reagrupamento de conjuntos documentais, melhora nas condições de conservação e a excelência do trabalho em equipe.

O Prêmio aos Profissionais da Carreira PAEPE, criado em 2011, é uma iniciativa da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas com o objetivo de Premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacam por meio de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade. O grande vencedor desta 6ª edição do prêmio foi um projeto sustentável que gera uma economia anual de 1 milhão de litros de água potável, do Instituto de Química." - Marina Rabelo, AEL/IFCH/Unicamp

Participaram do projeto: Joana Bernadete de Campos, Marilza Aparecida da Silva, Elaine marques Zanatta, Elaine Luiza Pereira, Irene Hatsue Hirokado Matsusato, Marlucia Martins, Cleodice Alves Barros da Silva, Silcia Rosana Modena Martini, Maria Dutra de Lima, Castorina Augusta Madureira de Camargo, Lucia helena Agulhari, Hilda Sigala Pereira, Emerson Luis marques da Costa, Maria Conceição dos Santos, Humberto Celeste Innarelli, Miriam Cristina Alves, Livia Cristina Correa, Tania Guimarães Paschoal, Marina Rebelo Tavares, Fernanda Ferreira Figueiredo, Valeria Jaques de Souza, Noemia Hasum Bezai Soares.

2015

CAPES

Prêmio Capes de Tese - Edição 2015
Marcos Santana de Souza

A tese intitulada "Sou policial, mas sou mulher": gênero e representações sociais na Polícia Militar de São Paulo, de autoria de Marcos Santana de Souza, sob orientação da Profa. Mariza Corrêa, foi premiada como a melhor tese de doutorado da Área de Sociologia / Programa de Ciências Sociais, defendida em 2014.

Prêmio Capes de Tese - Edição 2015
Thiago Lima da Silva

A tese intitulada A resiliência da política de subsídios agrícolas nos Estados Unidos, de autoria de Thiago Lima da Silva, sob orientação do Prof. Sebastião Carlos Velasco e Cruz, foi premiada como a melhor tese de doutorado da Área de Ciências Políticas e Relações Internacionais / Programa de Ciência Política, defendida em 2014.

Menção Honrosa (Prêmio Capes de Tese - Edição 2015)
Ana Flávia Magalhães Pinto

A tese intitulada Fortes laços em linhas rotas: literatos negros, racismo e cidadania na segunda metade do século XIX, de autoria de Ana Flávia Magalhães Pinto, sob orientação do Prof. Sidney Chalhoub, recebeu Menção Honrosa, no âmbito do Prêmio Capes de Tese Edição 2015, na Área de História / Programa de História.

UNICAMP

Título de Professor Emérito
Carlos Rodrigues Brandão

O professor Carlos Rodrigues Brandão, do Departamento de Antropologia /IFCH, recebeu, dia 26 de agosto/2015, às 10 horas, na Sala do Conselho Universitário (Consu), o Título de Professor Emérito. A honraria é conferida aos professores que se distinguiram no exercício da atividade acadêmica pelos relevantes serviços prestados à ciência e à instituição.

http://www.unicamp.br/unicamp/eventos/2015/08/21/carlos-brandao-recebera...

http://www.ifch.unicamp.br/ifch/noticias-eventos/departamento-antropolog...

Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz"
Rosana Aparecida Baeninger

A professora Rosana Aparecida Baeninger do Departamento de Demografia do Ifch e do Núcleo de Estudos da População (Nepo), recebeu, na manhã do dia 11 de dezembro de 2015, no Centro de Convenções da Unicamp, o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”.  Esse prêmio é conferido, anualmente, a professores que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa

http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/12/11/unicamp-premia-docentes-e-alunos

Outros

Prêmio Jabuti de 2015
Roberto Romano da Silva

O professor Roberto Romano da Silva, do Departamento de Filsofia do IFCH, recebeu o Prêmio Jabuti de 2015, a mais tradicional premiação da área literária no Brasil, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Romano foi contemplado com o primeiro lugar na categoria “Tradução”, pelo livro Spinoza Obra Completa, da Editora Perspectiva. São coautores da obra Jacob Guinsburg e Newton Cunha. 

Título: Spinoza Obra Completa – Quatro volumes

Autores: Roberto Romano, Jacob Guinsburg e Newton Cunha

Editora: Editora Perspectiva

Veja a notícia completa no site da Unicamp, através do link http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/11/23/literatura-dois-docent...

2013

ANPOCS

ANPOCS 2013 para TESE DE DOUTORADO em Ciências Sociais
Diego Ferreira Marques

Título: O Carvalho e a Mulemba: Angola na narrativa colonial portuguesa

Orientador: Prof. Dr. Omar Ribeiro Thomaz

CAPES

Capes 2013 de Tese para TESE DE DOUTORADO em Antropologia Social
Taniele Cristina Rui
2012

CAPES

Capes 2012 de Tese para TESE DE DOUTORADO em Antropologia Social
Luiz Gustavo Freitas Rossi
2011

ANPOCS

Melhor obra científica ANPOCS 2011
Heloísa Pontes
2009

ANPOCS

Menção Honrosa ANPOCS 2009 para Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais
Marcelo Moura Mello
2004

ANPOCS

ANPOCS 2004 para dissertação de mestrado
Heloisa André Pontes

Páginas