Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

O Instituto de Filosofia e Ciência Humanas é composto por instâncias comprometidas com o ensino, a pesquisa e extensão na área de ciências humanas assim como as demais unidades da Universidade Estadual de Campinas. Docentes, funcionários e alunos participam da gestão destas instâncias.

Para facilitar a gestão das áreas de estudo e linhas de pesquisa o IFCH possui cinco departamentos:

Antropologia, Ciência Política, Demografia, Filosofia, História e Sociologia.

As instâncias responsáveis pelo ensino são as Coordenações de Graduação e de Pós-graduação responsáveis pelos cursos de graduação e de pós-graduação respectivamente.

O Instituto também dá apoio às pesquisas em ciências humanas através de Grupos de Estudo, Centros e Núcleos de Pesquisa vinculados a esta unidade.

Todos os Centros e Núcleos de Pesquisas sediados no espaço físico do IFCH tem papel importante na produção acadêmica e recebem apoio institucional para seu funcionamento.

A estrutura hierárquica do Instituto é constituída por :

1. Congregação
A. congregação é a instância máxima o Instituto sendo responsável pelas decisões relacionadas à gestão da Unidade. É um órgão colegiado com representação composta por docentes, alunos e funcionários do instituto.

2. Direção
A direção do instituto é eleita de 4 em 4 anos por alunos, funcionários e demais docentes e pesquisadores do IFCH. Cabe a direção através das resoluções feitas pela congregação gerir o instituto. O ATU é o terceiro membro da direção e compartilha das responsabilidades do Diretor e Diretor Associado.

3. Diretoria Administrativa e Operacional
A Diretoria Administrativa e Operacional é responsável por gerenciar e manter atualizadas as normas e deliberações da Universidade das áreas administrativas e manter a manutenção em perfeito funcionamento além de assessorar à Direção do Instituto quando necessário.

4. Chefias de Departamento
São responsáveis pela organização dos departamentos e ocupadas por docentes que são indicados de forma direta por outros docentes do mesmo departamento.

5. Coordenação de Pós-Graduação
O coordenador de pós-graduação é o responsável pela gestão dos cursos e infra-estrutura destinada ao ensino e pesquisa em nível de pós-graduação.

6. Coordenação de Graduação
O coordenador de graduação é o responsável pela gestão dos cursos e infra-estrutura destinada ao ensino e pesquisa em nível de graduação.

7. Coordenação de Centros e Núcleos
O coordenador de Centro ou Núcleo é o responsável pela administração do centro ou núcleo de pesquisa.