Pular para o conteúdo principal
Produção Acadêmica

Hêmba

Tipo: Produção Bibliográfica
| Ano: 2024

Resumo

A fotografia é um meio de luta para fazer ver – com outro olhar – aquilo que o povo indígena é. Com essas palavras, Edgar Kanaykõ Xakriabá, fotógrafo que pertence à Aldeia de São João das Missões, no norte do estado de Minas Gerais, define sua maneira de conceber fotografias no mundo. Na língua Akwẽ, a palavra Hêmba, que dá título ao fotolivro, significa “alma e espírito” e a sua tradução alude à concepção de “fotografia e imagem”.

Edgar Xakriabá aprendeu a fotografar no ambiente da sua própria aldeia e adotou essa linguagem como um dispositivo de resistência e luta indígena. O fotógrafo, que também tem se dedicado a pesquisas no âmbito da sua formação em antropologia, pontua com seu trabalho a urgência de se tecer outras histórias não ocidentais sobre e com a fotografia brasileira.

As imagens em Hêmba subvertem a função estrita de um discurso. As fotografias de sementes, troncos, céu, lua, estrelas, fogo, água e animais são emanações de intensidades de tempos, sobreposição de memórias longínquas, alianças sagradas com terra, floresta, astros e corpos, instaurando a experiência de outras existências.

O recorte especial dessa seleção de imagens de Edgar Xakriabá aqui apresentadas na plataforma Grafia em Linha do LA’GRIMA tomou como base a edição realizada para o projeto editorial do fotolivro, lançado em 2023 pela Fotô Editorial, de autoria de Edgar Xakriabá. O livro, cujo trecho pode ser visto em vídeo nessa página da plataforma, é composto por mais de 80 fotografias produzidas pelo fotógrafo indígena ao longo da sua trajetória de mais de uma década. O livro foi editado a partir de um acervo de mais de 2 mil fotografias e impresso com recursos aprovados no Edital ProAC Expresso Direto de Fomento a Projetos Culturais no Estado de São Paulo.

Membros

Fabiana Bruno