Pular para o conteúdo principal
Slenes

Outorga do Título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Robert Wayne Andrew Slenes

  • Comunicação
  • Departamento História
  • Eventos

A Sessão Solene de Outorga do Título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Robert Wayne Andrew Slenes, do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, será realizada no próximo dia 24 de novembro, às 14h30, no Auditório Fausto Castilho.

A concessão do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu) em sua sessão de 27 de agosto, a partir de proposta apresentada pelos professores Lucilene Reginaldo e Ricardo Figueiredo Pirola (Departamento de História do IFCH), e subscrita por Sidney Chalhoub (Harvard/Unicamp), Gladys Sabina Ribeiro (UFF), Martha Abreu (UFF) e Jonis Freire (UFF).

Ao longo de mais de três décadas dedicadas ao IFCH Unicamp, Robert Slenes consolidou-se como uma das maiores referências internacionais nos estudos da escravidão no mundo atlântico, da história social do século XIX e da história da África. Autor do clássico Na Senzala, uma Flor: Esperanças e Recordações na Formação da Família Escrava, o historiador formou gerações de pesquisadores e desempenhou papel central na institucionalização dos estudos africanos no Brasil.

Nascido nos Estados Unidos, Slenes graduou-se no Oberlin College e concluiu mestrado na Universidade de Wisconsin-Madison e doutorado em Stanford. Atuou como professor nas universidades do Novo México e do Colorado antes de se transferir para o Brasil em 1979, quando ingressou na UFF. Desde 1983 no IFCH Unicamp, integrou a primeira geração de docentes do curso de História e orientou 29 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado, contribuindo decisivamente para a formação de quadros acadêmicos em história africana e da escravidão no Brasil, além de ter sido um dos fundadores do Cecult.

Pesquisador reconhecido internacionalmente, Robert Slenes realizou pós-doutorados em Stanford, Duke, Paris-Sorbonne IV e Rice, além de atuar como Professor Visitante Sênior na UFBA (2017–2021).

Aposentado desde 2013 e atualmente bolsista produtividade sênior do CNPq, Robert Slenes permanece ativo no programa de pós-graduação em História da Unicamp, participando de bancas e orientações. Em 2016, sua trajetória foi homenageada no livro Escravidão e cultura afro-brasileira: temas e problemas em torno da obra de Robert Slenes, publicado pela Editora da Unicamp.