Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Daniel Nogueira Frias

Data da publicação: ter, 21/01/2025 - 08h48min

 

Título: História e (res)sentimento: sensibilidades políticas, formação histórica e direitos humanos

Aluno: Daniel Nogueira Frias

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 23/01/2025 às 09h00

Local: videoconferência

 

Membros da banca:

Profa. Dra. Josianne Frância Cerasoli - IFHC/UNICAMP

Profa. Dra. Neri de Barros Almeida - IFCH/UNICAMP

Prof. Dr. Fabio Franzini - UNIFESP

 

O objetivo desta dissertação é apresentar o potencial da ciência histórica para sensibilizar uma educação para os direitos humanos na atualidade, considerando as dimensões das racionalidades, linguagens e dinâmicas políticas. O presente trabalho procura discutir como as políticas públicas e o pensamento político contemporâneo tendem a realizar uma abordagem racional e/ou instrumental dos direitos humanos, em detrimento dos (des)afetos e dos (res)sentimentos que permeiam as sociedades democráticas ocidentais. Com atenção especial à análise da realidade brasileira, sem ignorar o contexto sociopolítico mundial de ascensão de movimentos autoritários nas sociedades hodiernas, este estudo busca analisar como o uso deliberado da violência e das paixões humanas têm sido geridas politicamente nas democracias contemporâneas, não raramente, tendo em vista a implementação de projetos políticos antidemocráticos e de antidireitos. Nesse sentido, diante da emergência de se contribuir para o entendimento das sociabilidades, afetividades e sensibilidades políticas, esta dissertação apresenta como produto, além da reflexão teórica, um referencial metodológico, por meio do qual, o professor da educação básica possa orientar-se conceitualmente em relação às problemáticas discutidas no trabalho, tendo como objetivo a promoção de uma educação histórica e política dos afetos e para os direitos humanos.

Palavras-chave: Sensibilidades Políticas; Direitos Humanos; Ensino de História