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Equipamentos Multiusuários

A Biblioteca Octavio Ianni conta com os seguintes equipamentos multiusuários

1- Arquivos deslizantes

Arquivo deslizante eletrônico, fabricante: London; modelo Linha 3000. Em operação desde 2001, com sete módulos, nas dimensões de 9,0mx0,50mx2,28m (LxPxH), com dois corredores de 1,20m, com capacidade de armazenamento para 756 metros lineares. 

Arquivo deslizante mecânico, fabricante London; Modelo Light. Em operação desde 2016, tendo sido obtido com recursos da FINEP. Conta com quatro módulos, nas dimensões 4,0mx0,45mx2,20m (LxPxH), com um corredor de 1,00m e com capacidade de armazenamento para 168 metros lineares. 

Modo de operação: As deslizantes eletrônicas são operadas a partir da pressão em botões verdes que deslizam as prateleiras e vermelhas que travam as prateleiras. O acesso aos botões é liberado aos usuários. As deslizantes mecânicas são operadas a partir de manivelas que movimentam as estantes e promovem seu travamento. Instruções específicas sobre seu acionamento e travamento estão disponíveis em formato impresso em cada uma das faces dos deslizantes.

Sempre que necessário, os usuários podem solicitar à equipe de atendimento suporte para a utilização do equipamento. A disposição dos equipamentos respeita às normas de acessibilidade, mantendo corredores largos e com recuo adequado para acesso de cadeirantes ou pessoas com locomoção reduzida.

Os dois arquivos deslizantes estão localizados no piso térreo da Biblioteca, são de livre acesso para a comunidade de usuários (interna e externa), de segunda-feira à sexta-feira, das 9h-22h30min.

Não há necessidade de agendamento prévio para uso.

2- Computadores para consulta de acervos e bases

Estrategicamente localizados em workstations  e todos os andares da Biblioteca, são de livre acesso para a comunidade de usuários (interna e externa), de segunda-feira à sexta-feira, das 9h-22h30min.

Não há necessidade de agendamento prévio. 

Modo de operação: equipamentos utilizam sistema operacional Windows e são ligados e desligados pela equipe da Biblioteca antes de sua abertura e logo após seu fechamento. 

3- Computadores para estudo e pesquisa 

Workstation dedicada ao uso prolongado para estudo e pesquisa dentro da Biblioteca. Estão localizados no pavimento térreo do prédio. 

Para o comunidade interna, logins são realizados com as mesmas credenciais utilizadas nos sistemas da Unicamp.

Para a comunidade externa, é preciso realizar cadastro (quando do primeiro acesso). O cadastro é realizado presencialmente, no balcão de Atendimento ao Usuário da Biblioteca. É necessário apresentar documento de identificação.

Os equipamentos estão disponíveis para uso de segunda-feira à sexta-feira, das 9h-22h30min. 

Não há necessidade de agendamento prévio. 

Modo de operação: equipamentos utilizam sistema operacional Windows e são ligados e desligados pela equipe da Biblioteca antes de sua abertura e logo após seu fechamento. 

4  - Scanners 

Scanner planetário:  Marca I5; Modelo COPIBOOK COBALT; Série 34101; incorporado em 2014; cedente CAPES.

Scanner para digitalização de livros, documentos planos raros e históricos; estação de digitalização autônoma com processador e software de capturas e edição de imagem, resolução óptica hardware mínima de 400 e 600 DPI real; quantidade mínima de cores 256 tons de cinza (8 bits) colorido (24 bits).  

Localizado no Laboratório de História da Arte, no terceiro pavimento da Biblioteca, de livre acesso para a comunidade de usuários (interna e externa), de segunda-feira à sexta-feira, das 9h-22h30min.

Clique aqui para acessar o manual de uso do scanner planetário..

Scanner de mesa: Marca HP; Modelo G4050; incorporado em 2014; cedente IFCH/UNICAMP.

Localizados no térreo, segundo, terceiro e quarto pavimentos da Biblioteca, são de livre acesso para a comunidade de usuários (interna e externa), de segunda-feira à sexta-feira, das 9h-22h30min.

Não há necessidade de agendamento prévio para uso 

Modo de operação: são ligados e desligados pela equipe da Biblioteca antes de sua abertura e logo após seu fechamento. Estando pronto para uso, já conectados aos computadores que utilizam sistema operacional Windows. As máquinas estão conectadas à internet, mas recomenda-se o uso de pen-drives para salvar os materiais digitalizados ou envio dos arquivos através de e-mail. Sempre que necessário, os usuários podem solicitar à equipe de atendimento suporte para a utilização do equipamento.