Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Larissa de Carvalho Nascimento
Título: Ensino de história e direitos humanos: uma sequência didática para o ensino fundamental II
Aluna: Larissa de Carvalho Nascimento
Programa: PROFHISTÓRIA
Data: 19/12/2024 às 14h00
Local: LabMet1 - IFCH/UNICAMP
Membros da banca:
Prof. Dr. Rui Luis Rodrigues - IFCH/UNICAMP
Prof. Dr. Daniel Gomes de Carvalho - USP
Prof. Dr. Arnaldo Pinto Júnior - FE/UNICAMP
A presente pesquisa busca colaborar com a efetivação da Educação em Direitos Humanos no Ensino Fundamental II. Compreende-se que a função primordial da Educação Básica é formar para a cidadania e reconhece-se na EDH uma forma de construir tal formação. Assim, encontramos no ensino de História um caminho profícuo para implementar essa intencionalidade, pois a disciplina preocupa-se em situar os alunos de forma crítica no presente, percebendo o vínculo deste com o passado tornando-os agentes da construção de um futuro mais justo, pautando-se no pacto civilizatório da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para concretizar essa ambição, percorremos uma bibliografia que busca dissertar sobre a EDH e, em seguida, nos debruçamos sobre o ensino de História para traçarmos objetivos em comum entre as duas áreas do saber. Por fim, sugerimos uma sequência didática sobre um tema clássico: A Revolução Francesa, destinada a alunos do nono ano, com o objetivo de mostrar que a efetivação da EDH no ensino de História depende de escolhas cotidianas na sala de aula, tempo e intencionalidade por parte dos docentes, bem como comprometimento da comunidade escolar.
Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos, Ensino de História, Ensino Fundamental II, Currículo, Autonomia Docente