Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Paulo Cesar Rodrigues da Silva
Título: TRAÇOS DA BRANQUITUDE: O USO DE QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA ANTIRRACISTA
Aluno: Paulo Cesar Rodrigues da Silva
Programa: PROFHISTÓRIA
Data: 17/12/2024 às 14h00
Local: LabMet1 - IFCH/UNICAMP
Membros da banca:
Profa. Dra. Lucilene Reginaldo - IFCH/UNICAMP
Profa. Dra. Raquel Gryszczenko Alves Gomes - IFCH/UNICAMP
Prof. Dr. Lourenço da Conceição Cardoso - UNILAB
A presente pesquisa aponta caminhos para estabelecer práticas antirracistas nas aulas de História, por meio da utilização de histórias em quadrinhos (HQs) que abordem questões raciais, questionem os modelos hegemônicos eurocêntricos e os privilégios da branquitude. A partir das reflexões desenvolvidas por Maria Aparecida Bento e Lourenço Cardoso que analisam a branquitude no cenário brasileiro e os trabalhos de Toni Morrison e Edward Said sobre como produções culturais possuem o poder de construir um imaginário negativo acerca do Outro, a pesquisa busca estabelecer uma relação entre a produção de HQs e o uso de estereótipos negativos de pessoas não brancas como um elemento de reafirmação da branquitude, contribuindo para a perpetuação da condição de subalternidade desses indivíduos. A análise de HQs de autoras e autores brasileiros teve como finalidade a elaboração de um catálogo com as obras que constroem suas narrativas por meio da valorização da diversidade racial, ao apresentar histórias e personagens não brancos de forma humanizada, trazendo um contraponto aos quadrinhos que, por muito tempo, trouxeram imagens preconceituosas de sociedades e indivíduos que não pertencem ao modelo hegemônico.
Palavras-chave: Quadrinhos; Branquitude; Práticas Antirracistas; Ensino de História