Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Henrique Zaniboni Lopes

Data da publicação: sex, 29/11/2024 - 10h20min

 

Título: CAMINHADA FOTOGRÁFICA ARISTIDES PEDRO DA SILVA - V8 - UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL PARA AULAS DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPINAS/SP

Aluno: Henrique Zaniboni Lopes

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 11/12/2024 às 09h00

Local: Teses 1 - IFCH/UNICAMP

 

Membros da banca:

Prof. Dr. Marcos Tognon - IFCH/UNICAMP

Profa. Dra. Aline Vieira de Carvalho - REIT/UNICAMP

Prof. Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus - PUC São Paulo

 

O presente trabalho apresenta uma sequência didática pensando os usos do patrimônio cultural como metodologia de ensino voltada para alunos dos anos finais do ensino fundamental em Campinas/SP. Para tal, foram selecionadas como fontes primárias algumas fotografias que compõem a obra iconográfica produzida e guardada por Aristides Pedro da Silva, conhecido como V8, que hoje constituem um acervo no Centro de Memória da UNICAMP. A proposta, assim, busca articular discussões que perpassam a história da cidade e seus processos de transformação urbana, com ênfase no período onde viveu Aristides, marcado pelo "Plano de Melhoramentos Urbanos", que remodelou e reorganizou sobretudo a região central de Campinas. Na primeira parte apresenta um estudo relativo aos conceitos centrais mobilizados, como a educação patrimonial, a memória e a história local, bem como um histórico sobre as instituições responsáveis pela guarda dos patrimônios culturais nos âmbitos municipal, estadual e federal. Em seguida são apresentados a discussão sobre os objetos da pesquisa: o conceito de cidade, a história, a memória da cidade de Campinas e a figura de V8 como fotógrafo e memorialista. Tem-se como produto final uma sequência didática cujo elemento central é uma caminhada fotográfica, tendo os alunos como convidados a reproduzir as imagens selecionadas, a refletir sobre os significados das rupturas e das permanências referentes aos lugares apresentados. Considera-se, assim, que a proposta didática apresentada contribua para a aprendizagem, o compartilhamento, para a formação dos discentes, resultando na valorização do patrimônio cultural, no conhecimento da obra de V8 e na divulgação da mesma.

 

Palavras-chave: Educação Patrimonial; Ensino de História; História Local; Aristides Pedro da Silva; V8