Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Tatiana Amaral

Data da publicação: qua, 17/04/2024 - 10h08min


Título: A professora tem História – Uma proposta metodológica de ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental 

Aluna: Tatiana Amaral 

Programa: PROFHISTÓRIA 

Data: 17/05/2024 às 14h00 

Local: Teses 1 - IFCH/UNICAMP

 

Membros da Banca:

Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto - IFCH/UNICAMP - orientador

Prof. Dr. Arnaldo Pinto Júnior - FE/UNICAMP

Profa. Dra. Ana Heloisa Molina - UEL

 

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos a relação do que se espera da atuação das pedagogas e pedagogos ao ensinar História e sua formação inicial nos cursos de graduação em Pedagogia e como tal relação se mostra contraditória. Discutimos como as professoras e professores dos anos iniciais se apoiam em conhecimentos oriundos da pré-formação inicial ao elaborar e ministrar suas aulas. Mostramos como o trabalho com a disciplina História nos anos iniciais voltada ao desenvolvimento do pensamento histórico é essencial na formação das crianças, a fim de proporcionar uma educação transformadora e capacitando para o exercício pleno da cidadania. Por fim, apresentamos discussões teórico-metodológicas acerca da construção de uma proposta metodológica de ensino aliando de forma interdisciplinar História e Literatura em busca de um ensino significativo da disciplina como apoio para uma formação crítica e emancipatória.

Palavras-chave: Elementary Education Early Years; Teaching History; Literature, Teacher Training; Methodology.