Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Leandro Sapiensa Galvão Leal

Data da publicação: ter, 21/03/2023 - 12h09min

Título: HISTÓRIA PARA QUÊ? HUMANIDADES DIGITAIS E A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL – 2009-2022

Aluno: Leandro Sapiensa Galvão Leal

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 28/04/2023 às 15h00

Local: Projeção - IFCH/UNICAMP

Membros da Banca:
Profa. Dra. Cristina Meneguello (IFCH/UNICAMP) - orientadora
Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto (IFCH/UNICAMP)
Profa. Dra. Alessandra Pedro (pesquisador sem vínculo)

A proposta deste estudo consiste em um trabalho com fontes e interpretação de narrativas historiográficas voltadas para o ensino, examinando possíveis convergências entre a História Digital e as Humanidades Digitais. Como objetos de análise, destacam-se a Olimpíada Nacional em História do Brasil - Unicamp, e as experiências com a organização e orientação de estudos com equipes participantes desde 2009. As discussões historiográficas envolvidas pautam-se por linguagens e referenciais decoloniais, inclusivas das minorias, das periferias, do multicultural e intercultural. Apresentamos reflexões sobre a educação histórica, mediada por recursos digitais, inseridas no campo de estudos sobre mudanças nas formas de ensinar e aprender História. Em diálogo com a teoria crítica, acerca da atualidade dos conceitos de formação e semiformação cultural de Theodor Adorno, fundamentada por estudos mais recentes a partir deste pensador, buscamos cruzamentos teóricos que sustentam o caráter insurgente como possibilidade educativa não meramente reprodutiva. Em meio ao debate sobre Humanidades Digitais e o lugar da História na educação, apresentamos apontamentos que aproximam este referencial ao pensamento decolonial. A coleta de dados foi realizada a partir dos materiais do acervo da ONHB, análises sobre estrutura, organização e perspectivas historiográficas do evento. Nesse intento, foram elaborados questionários online, como roteiros estruturados de entrevistas com a coordenação da ONHB, membros da comissão organizadora e equipe técnica. Paralelamente, foi elaborado um formulário digital, destinado a professores e estudantes participantes das edições olímpicas, na busca por informações que corroboraram com a compreensão das hipóteses levantadas por esta pesquisa. Como resultado, as análises realizadas serviram de base para a elaboração de materiais digitais, que foram disponibilizados publicamente por meios digitais, no site/blog “História para quê?”. Pretendemos, com essa proposta, estabelecer conexões com outros docentes e estudantes que se voluntariem a colaborar na continuidade do projeto.

Palavras-chave: Ensino de História; História digital; Humanidades digitais; ONHB; Tecnologias Digitais.