BOLETIM DO IFCH.jpg

O Boletim do IFCH traz informações sobre o ato em memória do jornalista Dom Phillips e ao indigenista Bruno Araújo Pereira, realizado na Unicamp e que contou com a participação da comunidade do instituto.

Nos eventos da próxima semana, teremos a palestra com Pierre Dardot (Universidade Paris Nanterre), intitulada A cosmopolítica dos comuns. Também teremos a presença de Michael Hanchard (Universidade da Pensilvânia) na mesa Os desafios para a promoção da memória negra e o enfrentamento ao racismo e ao fascismo. Já a Unicamp divide com a USP a sede do colóquio internacional Histórias das antropologias latino-americanas: experimentações contemporâneas.

A Biblioteca Octavio Ianni recebeu o acervo pessoal do professor Marcos Lutz Müller e a Unicamp relembra, com um evento, os 40 Anos do Acervo de Sérgio Buarque de Holanda.

No IFCH Público, Artionka Capiberibe e Antônio Guerreiro (Departamento de Antropologia) concedem entrevista para a TV Unicamp sobre o projeto de lei que institui o Marco Temporal na demarcação de terras indígenas. Walter Carnielli (Departamento de Filosofia) participa de audiência pública no Congresso Nacional sobre projeto de criação do marco legal da Inteligência Artificial.

Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH

Instagram: @ifch.unicamp

Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1

Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp

--------------------------------------------------------------------------------

• Informes institucionais

Comunidade do IFCH participa de ato em memória de indigenista e jornalistas assassinados

Captura de tela 2023-06-07 145842.jpg

No último dia 05 de junho, o Teatro de Arena da Unicamp recebeu um ato em memória ao jornalista Dom Phillips e ao indigenista Bruno Araújo Pereira, assassinados há um ano na Terra Indígena (TI) do Vale do Javari, oeste do Estado do Amazonas.

O campus da Universidade foi um dos sete locais no Brasil onde houve manifestações em homenagem aos dois defensores dos povos indígenas, sem contar os atos realizados em Washington (Estados Unidos) e Londres (Reino Unido), todos coordenados pelas viúvas de Dom, Alessandra Sampaio, e de Bruno, Beatriz Matos.

Professores e estudantes do IFCH estiveram presentes na atividade de memória e em desagravo às comunidades indígenas que foram atacadas com a aprovação da PL do marco temporal na Câmara dos Deputados.

A cobertura da equipe do Portal da Unicamp sobre o ato pode ser lida em www.unicamp.br/unicamp/noticias/2023/06/06/o-som-dos-chocalhos-indigenas-e-palmas-marcam-ato-em-memoria-de-um-ano-da-morte.

Imagem1.png

Captura de tela 2022-11-04 141723 (1).jpg

Imagem2.pngRecebimento do acervo pessoal do Professor Marcos Lutz Müller

A biblioteca recebeu no dia 29 de maio o acervo pessoal do professor Marcos Lutz Müller, livre-docente aposentado do Departamento de Filosofia, falecido em 2020.

O material bibliográfico recebido em doação é composto por cerca de  três mil obras entre livros, vinis e partituras ligados às  áreas  de Filosofia e Música. O acervo doado ficará sob a guarda da Biblioteca  do IFCH e da Biblioteca do Instituto de Artes. Essa doação foi intermediada pela Biblioteca de Obras Raras “Fausto Castilho” (BORA) e pela Profa. Jeanne-Marie Gagnebin, viúva do docente e representante da família.

Essa valiosa doação contribuirá ainda mais para o enriquecimento do acervo da nossa biblioteca e para o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de  Filosofia, em especial da obra de Hegel.

Imagem3.png

Imagem2.png

• Próximas defesas

“Um ato digno de louvores”: assistência e beneficência na Santa Casa de Misericórdia de Campinas (1876-1889)

Aluno(a): João Lucas Moura e Souza

Programa: História

Data: 12/06/2023 - 10:00

Local: Sala de Defesa de Teses

Compensações Ecológicas na República Popular da China: Rumo a uma Civilização Ecológica?

Aluno(a): Niklas Werner Weins

Programa: Ambiente e Sociedade

Data: 14/06/2023 - 14:00

Local: Auditório Daniel Hogan, Nepam