INFORMAÇÕES ÚTEIS

Livreto em PDF: Aqui

O INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS DÁ AS BOAS VINDAS AOS/ÀS ESTUDANTES INGRESSANTES EM 2023

 

 

 

Neste manual, sistematizamos as principais informações sobre a infraestrutura acadêmica do IFCH e Unicamp, os serviços e apoio estudantil da Unicamp e informações dos cursos de graduação.

Aproveitamos as boas-vindas para reforçar que nossos cursos de Graduação são 100% presenciais, sendo:

Ciências Sociais - Integral* e Noturno

Filosofia - Integral*

História - Integral*

*Os cursos integrais possuem suas aulas divididas entre os períodos matutino e/ou vespertino.

 

COMUNICAÇÃO

 

Para uma comunicação efetiva da Universidade com você, utilize sempre seu e-mail institucional. É por meio dele que toda comunicação da secretaria e da Diretoria Acadêmica é feita.

 

O e-mail institucional também permite acesso ao sistema SIGA e e-DAC da Diretoria Acadêmica (efetuar matrícula, consulta de notas e relatórios de integralização, alterar opção curricular, solicitar trancamentos etc.) e ao Google Acadêmico (Google Classroom, Drive etc).

 

Outra maneira de buscar mais informações confiáveis é diretamente através do site da Diretoria Acadêmica (DAC): dac.unicamp.br; e do site do IFCH: ifch.unicamp.br.

 

O IFCH também mantém uma lista de emails dos estudantes: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/ifch-alunos-l

 

E páginas oficiais no Instagram, Facebook e Youtube.

 

INTERNET WI-FI

A rede sem fio Wi-Fi da Unicamp disponível para toda a comunidade é a eduroam e para acessá-la é preciso ter um usuário Unicamp. Eduroam (acrônimo em inglês para education roaming) é uma rede de serviços internacional de roaming para os usuários em pesquisa no ensino superior e cursos subsequentes. Ela fornece a pesquisadores, docentes e estudantes um fácil e seguro acesso à rede ao visitar uma instituição diferente da sua.

 

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - CPD

Localizado no prédio dos professores, o laboratório de Informática conta com 8 servidores de rede e disponibiliza, para o uso de pesquisadores, docentes e discentes, 52 estações de trabalho completas, 6 scanners de mesa e 2 impressoras laser monocromática 45ppm.

 

TRANSPORTE

Circular Interno e Ônibus para Moradia Estudantil: Serviço gratuito prestado à comunidade universitária. Para maiores informações e consulta aos horários e mapas das linhas, acesse o site da Prefeitura Universitária através do link: https://www.prefeitura.unicamp.br/servicos/diretoria-de-servicos-de-transporte

 

Essa e outras informações estão disponíveis no aplicativo Unicamp Serviços que pode ser obtido pela Play Store (Android) ou App Store (IOS).

 

PARA COMEÇAR

 

ALIMENTAÇÃO

O campus de Barão Geraldo conta com três restaurantes subsidiados pela Universidade: Restaurante  Universitário  (RU),  Refeitório  da  Administração  (RA)  e  Restaurante  da  Saturnino (RS).

O  RU  funciona  de  segunda  a  sexta,  das  07h  às  08h30  (café  da  manhã),  das  10h30  às  14h (almoço) e das 17h30 às 19h45 (jantar).

O RA funciona de segunda a sexta, das 11h30 às 14h (almoço) e das 17h30 às 19h (jantar). O RS funciona de segunda a sexta, das 11h às 14h (almoço) e das 17h30 às 19h (jantar).

 

Cardápio: https://www.prefeitura.unicamp.br/cardapio/

Como  inserir  créditos:  https://www.prefeitura.unicamp.br/2018/05/22/como-inserir-creditos- no-cartao-universitario/

Café da manhã: R$ 2,00 Almoço e jantar: R$ 3,00

 

MORADIA

O programa de Moradia Estudantil (PME), é um programa destinado a estudantes regularmente matriculados que encontrem dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente, aqueles que residem fora da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Estudantes que moram nos arredores, mediante circunstâncias especiais avaliadas pelo Servico de Apoio ao Estudante (SAE, sae.unicamp.br) em seu  processo  seletivo,  também poderão fazer uso da moradia. O PME é constituído por unidades com sala, cozinha, quarto e banheiro, além de estúdios para estudantes que têm filhos. O objetivo é viabilizar a vida acadêmica e permanência aos estudantes da Universidade que encontrem dificuldades financeiras. Para saber mais detalhes clique aqui: prg.unicamp.br/moradia/

 

SEGURANÇA

O aplicativo Botão de Pânico fornece à comunidade da Unicamp a possibilidade de solicitar o apoio para os serviços de Vigilância do campus e também, em situações de agravo à saúde (urgências  e  emergências),  acionar  a  equipe  do  VIDAS  (Veículo  Interno  de  Atendimento  em Saúde) para realizar o atendimento pré-hospitalar e transporte ao CECOM ou Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HC.

 

Secretaria de Vivência nos Campi – SVC foi instituída em 02 de agosto de 2017, o principal motivação e desafio a integração de três áreas, Programa Campus Tranquilo, Vigilância e Monitoramento Eletrônico, para promover a segurança universitária e o bem estar da comunidade.

 

Perdeu algo? Pesquise no Sistema de Achados e Perdidos se o item perdido foi encontrado. Achados e Perdidos

Solicite o atendimento do Atendimento VIDAS ligando no 3521-6000 Atendimento VIDAS. Solicite o serviço de Escolta sempre que precisar se locomover em áreas e horários noturnos que considere de risco. Ligue no 3521-6000.

 

COMBATE AO ASSÉDIO

Situações envolvendo assédio, ou seja, condutas abusivas marcadas pela intimidação sistemática a alguém ou a algum grupo, podem provocar danos à dignidade e à integridade psicológica e física de membros da comunidade acadêmica. As queixas relativas a assédio moral são acolhidas e encaminhadas pela ouvidoria da Unicamp (35214063).

 

O assédio sexual é considerado uma violêcia sexual. Qualquer comportamento de teor sexual considerado indesejável, desagradável, ofensivo e impertinente, e que tenha sido cometido, ameaçado ou tentado contra uma pessoa sem consentimento é violência sexual. Toda forma de violência sexual (assédio sexual, assédio sexual cibernético, estupro) é incompatível com o convívio e as atividade exercidas na universidade. A Unicamp disponibiliza o Serviço de Atenção à Violência Sexual (SAVS) para acolher queixas e orientar todas as ações necessárias em caso de violência (contatos: savs@unicamp.br e 35217924 - também WhatsApp)

 

CUIDADOS COM A SAÚDE

A comunidade da Unicamp dispõe de atendimento ambulatorial gratuito em diversas especialidades médicas, fisioterapia, nutrição, enfermagem e odontologia. O Cecom (Centro de Saúde da Comunidade) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 19h00. Mais informações em cecom.unicamp.br

 

CECOM:

Oferece atendimento ambulatorial gratuito a seus estudantes, funcionários docentes e não docentes em diversas especialidades médicas, como saúde mental, fisioterapia, nutrição, enfermagem e odontologia.

https://www.cecom.unicamp.br/

 

AUXÍLIO PSICOLÓGICO

O SAPPE é um órgão da Pró-Reitoria de Graduação e seu objetivo é prestar assistência psicológica e/ou psiquiátrica gratuita aos alunos regulares de graduação e pós-graduação (stricto sensu) da Unicamp.

Para maiores informações acesse o site prg.unicamp.br/sappe/ SAPPE Campinas

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h30min às 20h e sextas-feiras, das 8h30min às 18h

Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251 – 1ºandar (em frente a DAC, mesmo prédio do SAE e CLE)

e-mail: sappeass@unicamp.br WhatsApp: 19 99372-4506

 

 

INFRAESTRUTURA DE PESQUISA

 

BIBLIOTECA OCTÁVIO IANNI

 

A Biblioteca Octávio Ianni do IFCH destaca-se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. Esse reconhecimento se dá, principalmente, em função da qualidade do seu acervo, que constitui padrão de referência para pesquisadores da área.

 

O acervo da biblioteca é composto por mais de 240 mil ítens entre livros, teses, dissertações,   materiais   especiais   (CD's, DVD's, mapas, fitas VHS, microformas, slides) e 2.746 periódicos impressos corrente e não correntes nas áreas de Filosofia, Religião, Antropologia, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Sociologia, História, entre outras.

 

Estudantes de pós-graduação podem emprestar 10 itens por 28 dias.

 

Consulte o acervo online aqui: https://acervus.unicamp.br/index.html

 

OUTRAS BIBLIOTECAS

 

Biblioteca Beth Lobo

Pertencente ao Núcleo de Estudos o Gênero (Pagu) e ao Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP).

 

Biblioteca Bel Baltar

Pertencente ao Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo).

 

Biblioteca do NEPAM

Pertencente ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais.

 

Biblioteca Michel Debrun

Pertencente    ao        Centro de        Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE).

 

Mais informações sobre consulta e acervo no site de cada biblioteca

 

 

AEL - ARQUIVO EDGARD LEUENROTH – CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO SOCIAL

Ao longo de sua história, o Arquivo Edgard Leuenroth incorporou ao seu acervo documentos provenientes de pessoas, famílias e instituições que acumularam durante sua trajetória registros representativos da história social, política e cultural do Brasil, América Latina, Ásia e África. Diferentes movimentos de ativistas dos mundos do trabalho, movimentos sociais diversos (mulheres, negros, homossexuais, camponeses, pela democracia etc.), coleções de histórias das ciências sociais entre outros acervos compõem o arquivo. Recentemente ganham força no AEL quatro temáticas: a antropologia, o mundo do trabalho, o movimento negro e homossexual.

 

O AEL é atualmente o arquivo com o maior acervo em História Social do país, com mais  de  120  conjuntos  documentais,  aproximadamente  2.900  metros  lineares  de documentação, 13 mil títulos de periódicos, 25 mil livros, 12 mil rolos de microfilmes, 60 mil fotografias, entre outros suportes. Parte do acervo do AEL está disponível digitalmente.

 

Visite o site para mais informações: https://www.ael.ifch.unicamp.br/

 

 

CENTROS DE PESQUISA

CECULT - Centro de Pesquisa em História Social da Cultura;

CEIPOC - Centro de Estudos Internacionais e de Política Contemporânea;

CEMARX - Centro de Estudos Marxistas; CEMI - Centro de Estudos de Migrações Internacionais;

CEMODECON - Centro Fausto Castilho de Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea;

CERES - Centro de Estudos Rurais; CHAA - Centro de História da Arte e Arqueologia;

CIEC - Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade;

CPA - Centro de Estudos e Documentação do Pensamento Antigo Clássico, Helenístico e sua Posteridade Histórica;

CPEI - Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena;

CEPETeC - Centro de estudos de Psicanálise, Estética e Teoria Crítica; CEFiPo - Centro de Estudos de Filosofia Política;

CSC - Centro de Sociologia Contemporânea

PAGU - Núcleo de Estudos de Gênero; NEPP - Núcleo de Estudos de Políticas Públicas;

NEPO - Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”;

NEPAM - Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais;

CEPAGRI - Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura;

CMU - Centro de Memória da Unicamp; CLE - Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência;

CESOP - Centro de Estudos de Opinião Pública;

Labjor - Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Científico; CEAv - Centro de Estudos Avançados; NUCREDI - Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade;

CEB - Centro de Estudos Brasileiros; CESIT - Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho;

CEDAE - Centro de Documentação Alexandre Eulálio;

CASS - Academia Chinesa de Ciências Sociais Centro de Estudos

 

LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA

CL3 - Laboratório das Licenciaturas do IFCH;

LA'GRIMA - Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem;

LAR - Laboraqtório de Antropologia da Religião;

PEPOL - Laboratório de Pensamento Político;

POLCRIM - Laboratório de Estudos de Política e Criminologia;

LEME - Laboratório de Estudos Medievais; APSA - Ateliê de Produção Simbólica e Antropologia;

LaSPA-CTeMe - Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação;

 

NÚCLEO DE PESQUISA

NEPAC - Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva

 

GRUPOS INTERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA

GEBU - Grupo de Estudos em Bourdieu da Unicamp;

GEETA - Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte;

GPMT - Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses;

LEGU - Grupo de Estudos Legislativos da Unicamp;

Marxismo e Pensamento Político; Neoliberalismo e relações de classe no Brasil;

POLBRAS - Grupo de Estudos de Política Brasileira;

SIPA - Seminário Imagem, Pesquisa e Antropologia

MOB - Sindicalismo e Movimentos Sociais; Teoria Crítica e Sociologia;

 

 

BOLSAS E AUXÍLIOS

 BOLSAS SOCIAIS

São destinadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade. Todos os alunos de graduação que estiverem regularmente matriculados poderão pleitear todos os tipos de Bolsa-Auxílio, que são:

 

BAS (Bolsa Auxílio-Social)

BAS-IC (Bolsa Auxílio Social - Incentivo Complementar) Bolsa Alimentação

BAT (Benefício Auxílio Transporte) BAEF (Bolsa Auxílio Estudo e Formação) Bolsa Emergência

Bolsa Auxilio Moradia

PME - Programa de Moradia Estudantil Bolsa Auxilio Instalação

 

Informações para pleitear as bolsas podem ser encontradas diretamente no site do SAE: sae.unicamp.br/servicosocial/bolsas/bolsas

 

 

 

 

 

PROGRAMA DE APOIO DIDÁTICO (PAD)

O   Programa   de   Apoio   Didático   (PAD),   é   um   programa   de   bolsas   destinado exclusivamente a alunos de graduação regularmente matriculados na Unicamp. Suas atividades visam o aprimoramento do ensino de graduação através de monitoria exercida por estudantes e deverão ter a supervisão do professor responsável pela disciplina.

O Programa de Apoio Didático (PAD) propicia aos estudantes da graduação a oportunidade de atuarem como auxiliares dos professores em atividades de orientação e ensino, como uma monitoria de um estudante que já passou por determinada disciplina. A atuação como PAD pode ser dar de forma voluntária ou remunerada.

A seleção para PAD é feita todo o semestre e as informações para inscrição são diponibilizadas na página de graduação do IFCH: https://www.ifch.unicamp.br/ifch/graduacao

 

 

INTERCÂMBIOS

 

INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

A Unicamp possui convênio com diversas universidades estrangeiras e tais convênios podem ser geridos tanto pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) quanto por docentes alocados nas unidades de ensino (que são as faculdades e institutos da Unicamp). As vagas de intercâmbio são negociadas entre os responsáveis pelo convênio na Unicamp e as universidades estrangeiras e são oferecidas por meio de editais de seleção.

 

Para saber sobre oportunidades de intercâmbio consulte a Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI): http://www.internationaloffice.unicamp.br/

 

 

 

 

INTERCÂMBIO NACIONAL

A  Unicamp  possui  convênios  firmados  com  Instituições  de  Ensino  Superior  (IES), nacionais a fim de permitir o desenvolvimento de atividades acadêmicas, viagens de estudos, palestras e atividades de pesquisa relacionadas a diferentes áreas.

Entre as universidades paulistas, a Unicamp possui convênios com Universidade de São  Paulo  (USP),  Universidade  Estadual  Paulista  "Júlio  de  Mesquita  Filho"  (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) que garantem certos benéfício no momento da matrícula. Consulte a Universidade de destino para informações sobre o intercâmbio. A Secretaria de Graduação do IFCH está disponível para auxiliar nesse processo.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

 

NOME SOCIAL

A Unicamp assegura o direito de estudantes, professores e funcionários/as, travestis e transexuais de utilizarem seus nomes sociais em registros, documentos e ações da vida funcional e acadêmica da Unicamp. Pela resolução GR 05/2020, de 13/01/2020, da Unicamp, quem manifestar o interesse pelo uso terá o prenome civil - aquele que consta na certidão de nascimento - substituído pelo nome social, seguido pelo sobrenome civil. A substituição valerá para cadastros, comunicações internas, endereço de e-mail da universidade, documentos funcionais e acadêmicos, entre outros. Em diplomas e históricos escolares, o nome civil será mencionado, respectivamente, no verso e ao final do documento, como observação. A resolução assegura também o direito de pessoas travestis e transexuais de serem chamadas e referidas sempre pelo nome social nos ambientes da universidade. As informações são da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp.

 

ATENDIMENTO PARA PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA

Se você precisa de atendimento presencial da secretaria de graduação e possui mobilidade reduzida., agende um atendimento personalizado em local com acessibilidade pelo telefone (19) 3521 1577 ou pelo e-mail gradifch@unicamp.br

 

 

 

PERGUNTAS FREQUENTES

O decorrer de seu curso devem aparecer diversas duvidas sobre matrículas, notas, faltas e outros assuntos. Para essas questões a DAC disponibilizou uma página com as dúvidas mais frequentes dos estudantes de graduação: https://www.dac.unicamp.br/portal/duvidas-frequentes/duvidas- frequentes-graduacao

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

 

CALENDÁRIO ACADÊMICO

O calendário acadêmico completo, com datas de matrícula, início e final de semestre, feriados etc pode ser consultado aqui: https://www.dac.unicamp.br/portal/calendario

 

REGIMENTO GERAL DE GRADUAÇÃO

São as normas válidas para todos os cursos de graduação da Unicamp. https://www.dac.unicamp.br/portal/graduacao/regimento-geral

 

HORÁRIOS DE OFERECIMENTO DAS DISCIPLINAS

 

Os horários de oferecimentos das disciplinas podem ser consultados na página de graduação do IFCH:

https://www.ifch.unicamp.br/ifch/timegrid/graduacao/disciplinas

 

Ou também pelo Caderno de Horários da DAC: https://www.dac.unicamp.br/portal/caderno-de-horarios/2023

 

 

 FALE CONOSCO

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH

Rua Cora Coralina, 100 - Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo Campinas - São Paulo - Brasil - CEP 13083-896 https://www.ifch.unicamp.br/ifch/graduacao

gradifch@unicamp.br Telefone: +55 (19) 3521-1577

 

 

ESTRUTURA DO CURSO

 

HISTÓRIA

O curso de História é dividido em duas modalidades: Bacharelado e Licenciatura.

Para ambas as modalidades os estudantes devem cursar as disciplinas do Núcleo Comum ao Curso,

necessário para ambas as modalidades e disciplinas específicas para Bacharelado e Licenciatura.

 

Núcleo Comum ao Curso:

 

É composto por disciplinas obrigatórias como História Antiga, História Medieval, História Moderna, História do Brasil, História da América, História Contemporânea entre outras. Além disso, ainda no Núcleo Comum, é preciso cursar créditos eletivos em Tópicos Especiais em Teoria da História e também cumprir créditos eletivos em qualquer disciplina da Unicamp. Para finalizar o Núcleo Comum, os estudantes da História precisam cursar uma disciplina de línguas, entre Francês ou Inglês.

 

Bacharelado:

Para quem deseja se graduar no bacharelado, é preciso cursar, além do núcleo comum, disciplinas chamadas Tópicos Especiais em História e mais créditos em qualquer disciplina oferecida pela Unicamp

 

Licenciatura:

Já na Licenciatura, além do Núcleo Comum, é preciso cursar um rol de disciplinas voltadas à Educação, incluindo estágios, Tópicos Especiais em Ensino de História e Tópicos especiais em História.

No catálogo de Graduação da DAC é possível ver na íntegra a estrutura do curso de História: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2023/cursos/19g/curriculo.html e também uma sugestão para o cumprimento de currículo: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2023/cursos/19g/sugestao.html

É possível cursar e se formar em ambas as modalidades ao mesmo tempo, basta cumprir os créditos relativos às duas modalidades

 

Ênfase em História da Arte e Ênfase em Patrimônio Histórico e Cultural:

Independente das modalidade de Licenciatura e Bacharelado o estudante ainda pode obter certificado de estudos em Ênfase em História da Arte e Ênfase em Patrimônio Histórico e Cultural, cursando determinadas disciplinas relativas à essas áreas.

 

FILOSOFIA

O curso de Filosofia também é dividido em duas modalidades: Bacharelado e Licenciatura.

Para ambas as modalidades os estudantes devem cursar as disciplinas do Núcleo Comum ao Curso,

necessário para ambas as modalidades e disciplinas específicas para Bacharelado e Licenciatura.

 

Núcleo Comum ao Curso:

É composto por disciplinas obrigatórias como Redação Filosófica, Introdução à Filosofia Geral, História da Filosofia  Antiga,  História  da  Filosofia  Medieval,  História  da  Filosofia  Moderna,  História  da  Filosofia Contemporânea, Ética, Estética, Lógica entre outras. Além disso, ainda no Núcleo Comum, os estudantes de Filosofia precisam optar por uma opção entre as língas clássicas: Grago ou Latim.

 

Bacharelado:

Para quem deseja se graduar no bacharelado, é preciso cursar, além do núcleo comum, outras disciplinas oferecidas  pelo  departamento  de  Filosofia,  disciplinas  dos  cursos  de  História,  Ciências  Sociais  ou Economia  além  de  cursar  mais  alguns  créditos  em  qualquer  disciplina  oferecida  pela  Unicamp.  A monografia também é obrigatória nesta modalidade.

 

 

Licenciatura:

Já na Licenciatura, além do Núcleo Comum, é preciso cursar um rol de disciplinas voltadas à Educação, incluindo estágios, outras disciplinas oferecidas pelo departamento de Filosofia, disciplinas dos cursos de História,  Ciências  Sociais  ou  Economia  além  de  cursar  mais  alguns  créditos  em  qualquer  disciplina oferecida pela Unicamp

 

No catálogo de Graduação da DAC é possível ver na íntegra a estrutura do curso de Filosofia: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2023/cursos/30g/curriculo.html e também uma sugestão para o cumprimento de currículo: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2023/cursos/30g/sugestao.html

É possível cursar e se formar em ambas as modalidades ao mesmo tempo, basta cumprir os créditos relativos às duas modalidades

 

CIÊNCIAS SOCIAIS

O curso de Ciências é dividido em duas modalidades: Bacharelado e Licenciatura.

Para ambas as modalidades os estudantes devem cursar as disciplinas do Núcleo Comum ao Curso,

necessário para ambas as modalidades e disciplinas específicas para Bacharelado e Licenciatura.

 

Núcleo Comum ao Curso:

É   composto   por   disciplinas   obrigatórias   nas   áreas   de   Economia,   Ciência   Política,   Sociologia   e Antropologia, disciplinas de Metodologia e Técnicas de Pesquisa e Estatística para Ciências Sociais. Além disso, ainda no Núcleo Comum, os estudantes de Ciências Sociais um hall de disciplinas oferecidas por outros departamentos da área de Humanas, disciplinas de História e Filosofia e também cumprir alguns créditos em qualquer disciplina oferecida pela Unicamp.

 

Bacharelado:

No curso de Ciências Sociais, o Bacharelado é composto pelas habilitações de: Antropologia, Ciência Política,  Sociologia  e  Bacharelado  Geral.  O  estudante  pode  se  formar  em  cada  uma  dessas  quatro habilitações de Bacharelado cursando, além do Núcleo Comum, disciplinas relativas a cada habiliação, disciplinas oferecidas por outros departamentos de humanas e também cumprir mais créditos em qualquer disciplina oferecida pela Unicamp.

 

Licenciatura:

Já  na  Licenciatura,  além  do  Núcleo  Comum,  é  preciso  cursar  um  rol  de  disciplinas  todas  voltadas  à Educação, incluindo estágios.

No catálogo de Graduação da DAC é possível ver na íntegra a estrutura do curso de Ciências Sociais: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2023/cursos/16g/curriculo.html

e também uma sugestão para o cumprimento de currículo: https://www.dac.unicamp.br/sistemas/catalogos/grad/catalogo2023/cursos/16g/sugestao.html

 

A estrutura dos cursos de Ciências Sociais Integral e Noturno é exatamente a mesma.

É possível cursar e se formar em mais de uma modalidade ao mesmo tempo. Para isso basta cumprir os créditos relativos a essas modalidades.