O boletim desta semana traz a nova resolução sobre o uso de máscaras em todos os espaços da Universidade, e as alterações no acesso aos restaurantes universitários para funcionários e professores.
Divulgamos as aulas inaugurais dos Programas de Pós-Graduação em Demografia e Antropologia Social, que ocorrerão na próxima semana, e os editais de Seleção Interna para Doutorado Sanduíche no Exterior.
Apresentamos também uma entrevista com o professor Luiz Marques (Departamento de História) sobre o modelo de agricultura brasileiro e a crise climática. Por fim, aproveitando o centenário de fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB), mostramos um pouco de como a memória desta organização, em diferentes fases destes últimos cem anos, está preservada em diferentes coleções no AEL.
Acompanhem a programação de eventos e demais notícias e informações do IFCH Unicamp no portal www.ifch.unicamp.br e em nossas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/UnicampIFCH
Instagram: @ifch.unicamp
Youtube: www.youtube.com/ifchunicamp1
Twitter: twitter.com/IFCH_Unicamp
--------------------------------------------------------------------------------
Resolução sobre o uso de máscaras na Universidade
A Reitoria divulgou a Resolução GR nº. 13/2022, de 22/03/2022, que dispõe sobre o uso de máscaras em ambientes fechados, inclusive em transporte público nas dependências da Unicamp.
A nova resolução atualiza as regras em vigor sobre a retomada das atividades presenciais dos alunos de graduação, pós-graduação, Extensão e Colégios Técnicos nos campi da Unicamp no 1º semestre de 2022, bem como sobre a adoção de medidas, emergenciais e temporárias, para minimizar a transmissão e disseminação da Covid-19.
Com isso, o uso de máscaras continua obrigatório em ambientes fechados, incluindo transporte público, durante o período de permanência nas dependências da instituição.
O texto integral desta resolução da Reitoria pode ser lido em www.unicamp.br/unicamp/noticias/2022/03/23/resolucao-gr-1322-dispoe-sobre-uso-de-mascaras-em-ambientes-fechados-inclusive.
Filas para funcionários nos Restaurantes Universitários
O grande fluxo de pessoas na primeira semana de funcionamento dos Restaurantes Universitários após o retorno total das atividades presenciais e o tempo restrito para almoço dos servidores levou a Prefeitura Universitária a instituir uma fila preferencial destinada ao acesso de funcionários no RU, RA e RS a partir de quarta-feira, 23/03.
No RU e no RS será aberta uma nova catraca para esta fila, de maneira que os dois restaurantes terão 3 filas de acesso. No RA, a catraca da esquerda deverá ser utilizada pelos funcionários, ficando a catraca da direita para acesso de alunos.
Além dos servidores, a fila preferencial deverá ser utilizada por patrulheiros, estagiários e usuários de empresas prestadoras de serviços.
--------------------------------------------------------------------------------
Tradição e modernidade na trajetória política do Padre Cícero Romão Batista
A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social será realizada no dia 30 de março, às 17 horas no Auditório Fausto Castilho e com transmissão nos canais do IFCH Unicamp. O tema será Tradição e modernidade na trajetória política do Padre Cícero Romão Batista, e contará com a presença do professor colaborador Carlos Steil.
La demografía Colombiana que nos reenseñó el covid-19
O Programa de Pós-graduação em Demografia do IFCH Unicamp convida a comunidade para sua aula inaugural de 2022, que acontecerá no dia 01 de abril às 15 horas, através da plataforma Google Meet. O tema da aula será La demografía Colombiana que nos reenseñó el covid-19.
A mesa será ministrada em espanhol por Beatriz Piedad Urdinola Contreras, Professora Associada do Departamento de Estatística da Universidade Nacional da Colômbia-Bogotá e Diretora do Observatório Demográfico e Epidemiológico da Área Andina-ODEAN.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 31/03 pelo link www.ifch.unicamp.br/eventos/inscricao-online?evento=Aula%20Inaugural%20do%20PPG%20Demografia%20-%20La%20demograf%C3%ADa%20Colombiana%20que%20nos%20reense%C3%B1%C3%B3%20el%20covid-19.
--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------
O padrão de ocupação da Região Metropolitana de Campinas: Uma leitura sociodemográfica de suas tendências na última década
Aluno: Leandro Blanque Becceneri
Programa: Demografia
Data: 30/03/2022 - 14h00
Local: Integralmente à distância
Adoção de Sistemas Agroflorestais e Gestão Territorial de comunidades quilombolas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Quilombos da Barra do Turvo
Aluna: Gabriela Silva Santa Rosa Macêdo
Programa: Ambiente e Sociedade
Data: 30/03/2022 - 14h00
Local: Integralmente à distância
A distinção entre o social e o político em Hannah Arendt à luz da Questão Judaica
Aluna: Nádia Junqueira Ribeiro
Programa: Filosofia
Data: 01/04/2022 - 14h00
Local: Sala de Defesas de Teses I
--------------------------------------------------------------------------------
O portal Sul21 publicou dia 23 de março uma entrevista com o professor Luiz Marques, do Departamento de História, sobre as conexões entre o modelo de agricultura, o desmatamento e a crise climática.
Luiz Marques participou da 19ª edição da Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, organizada em Nova Santa Rita (RS), a convite do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST).
A matéria Clima e agricultura: ‘O que estamos colocando no prato está cavando nossa sepultura’ pode ser lida no link https://sul21.com.br/noticias/meio-ambiente/2022/03/clima-e-agricultura-o-que-estamos-colocando-no-prato-esta-cavando-nossa-sepultura.
Acervo do PCB no AEL
Em março de 2022 celebra-se o centenário de fundação do Partido Comunista Brasileiro, e o Arquivo Edgard Leuenroth não podia ficar de fora destas celebrações, afinal são mais de 10 acervos relacionados diretamente com a militância do Partidão no século XX.
Conjuntos como Internacional Comunista, com toda comunicação trocada pela Internacional com o PCB até meados da década de 1940; Voz da Unidade, jornal do PCB com mais de 16 mil imagens; PCB, com uma imensa coleção de livros doados pelo Partido Popular Socialista; e Octávio Brandão, com o manuscrito do primeiro livro brasileiro de espectro marxista, são algumas das preciosidades que podem ser encontradas no AEL.
Conjuntos documentais relacionados ao Partido Comunista Brasileiro no AEL: Astrojildo Pereira; Eloiza Prestes; Heinz Ostrower; Heitor Ferreira Lima; Hermínio Sacchetta; Hílio de Lacerda Mana; Instituto Astrojildo Pereira; Libório Justo; Lourenço Moreira Lima; Luiz Carlos Prestes; Octávio Brandão; Pagu e Geraldo; PCB; Salomão Molina e Voz da Unidade.
Para agendar o atendimento presencial no AEL ou realizar a pesquisa remotamente, escreva para aeldigit@unicamp.br.
|