Cara comunidade,
É com grande pesar que informamos o falecimento de Ligia Maria Osório da Silva, professora do Departamento de Sociologia até 1989, quando se transferiu para o Instituto de Economia.
A Direção do IFCH solidariza-se com seus colegas e toda sua família nesse momento de dor.
Profa. Dra. Andréia Galvão
Diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Prof. Dr. Michel Nicolau Netto
Diretor Associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
---------
Nota de pesar do Departamento de Sociologia
Com enorme tristeza o Departamento de Sociologia da Unicamp se junta às manifestações de pesar pelo falecimento de Lígia Osório Silva, professora do Instituto de Economia da Unicamp. Lígia graduou-se em Ciências Sociais pela UFRJ (1966), cursou o mestrado em Sociologia na Unicamp (1977), e o doutorado em Ciência Sociais na PUC-SP (1991).
Lígia foi professora do Departamento de Sociologia entre 1974 e 1989, no início de sua trajetória como professora e pesquisadora. Ao longo de sua trajetória intelectual percorreu temas como a propriedade da terra e a questão das fronteiras, se debruçou também sobre o papel político e econômico das forças armadas, bem como ao tema do pensamento econômico.
Sua obra Terras Devolutas e Latifúndio (Efeitos da Lei de 1850), fruto de seu doutorado, tornou-se uma referência incontornável para os estudos rurais brasileiros, ajudando a complexificar debates sobre uso e propriedade de terra no país, bem como a ampliar o alcance de debates sobre conflitos fundiários e seus desdobramentos.
Deixamos nosso abraço solidário e fraterno à família, amigos/as e colegas da professora Lígia Osório Silva.