A Comissão Eleitoral do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp anunciou que o professor Ronaldo Romulo Machado de Almeida, do Departamento de Antropologia, é o único candidato inscrito para concorrer ao cargo de Diretor do IFCH na consulta à comunidade que escolherá a nova Direção do Instituto para o quadriênio 2025-2029. A chapa é composta também pelo professor Sávio Machado Cavalcante, do Departamento de Sociologia, que concorre ao cargo de Diretor Associado.
A consulta será realizada de forma eletrônica nos dias 27 e 28 de maio de 2025, com participação de docentes, servidores técnico-administrativos e discentes. O resultado será divulgado no dia 29 de maio, por e-mail e no site do IFCH. Os resultados por categoria serão encaminhados à Congregação do Instituto, que elaborará a lista tríplice em sua reunião de 4 de junho de 2025. A consulta será paritária, com votos ponderados proporcionalmente entre as categorias.
A Comissão Eleitoral também confirmou a realização de um debate geral com a chapa inscrita no dia 14 de maio de 2025, das 17h às 19h, no Auditório Fausto Castilho. As atividades acadêmicas e administrativas do Instituto serão suspensas durante o evento para garantir ampla participação da comunidade.
O debate será estruturado em duas partes. Na primeira, a chapa terá até 20 minutos para apresentar seu programa. Em seguida, o espaço será aberto para intervenções e perguntas do público. Cada intervenção ou pergunta deverá ser feita em até 3 minutos. As questões poderão ser enviadas previamente por meio do formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/r8cL1W5DVEnzskde6, até às 18h do dia 13 de maio. As falas serão organizadas por ordem de inscrição, respeitando a alternância entre as categorias: estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, funcionários/as, docentes e pesquisadores.
A Comissão Eleitoral é composta pelos docentes Raquel Gryszczenko Alves Gomes e Luiz Gustavo Rossi; pelos servidores Nilton César Betanho e Reginaldo Alves do Nascimento; e pelos discentes Waléria Oliveira Vicente Ferreira e Eduardo Freitas de Santana.