Unicamp entrega título de Doutor Honoris Causa aos Racionais MC’s

Data da publicação: sex, 07/03/2025 - 13h08min

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) concederá o título de Doutor Honoris Causa ao grupo Racionais MC’s em reconhecimento à sua relevância como intelectuais públicos e à sua atuação na luta contra o racismo e as violências sociais estruturais no Brasil. A cerimônia ocorrerá no dia 6 de março de 2025, às 15h, no Centro de Convenções da universidade.

O acesso ao Auditório III será restrito aos convidados do Gabinete do Reitor (GR), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e dos homenageados. Quando a capacidade máxima de 330 lugares for atingida, os demais interessados deverão acompanhar a cerimônia pelos telões instalados na área externa do Centro de Convenções. Nos Auditórios I e II, foram disponibilizadas 470 vagas para participação presencial, com inscrições prévias já encerradas. Esses auditórios exibirão a transmissão da cerimônia realizada no Auditório III. Somente aqueles que estiverem na lista de inscritos poderão acessá-los. O evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal do IFCH Unicamp.

A honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário da Unicamp em novembro de 2023, após estudantes, funcionários técnico-administrativos e os professores Omar Ribeiro Thomas, Jaqueline Santos e Daniela Vieira, do IFCH, reivindicarem a concessão do título aos músicos. A trajetória de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay é marcada por composições que se tornaram referências no debate público sobre desigualdade social, violência policial e racismo. Formado em 1988 na periferia de São Paulo, o grupo se consolidou como uma das vozes mais influentes da música nacional e da cultura periférica.

Além do impacto na cena musical, os Racionais MC’s também se consolidaram como referência cultural e política, contribuindo para a valorização da identidade negra e periférica. A relevância de sua obra no meio acadêmico foi reconhecida em 2018, quando o álbum "Sobrevivendo no Inferno" passou a integrar a lista de leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp, tornando-se o primeiro produto fonográfico a figurar na seleção de obras da prova. Em novembro de 2022, o grupo participou de uma aula aberta na universidade, encerrando a disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, ministrada pela professora Jaqueline Santos, do IFCH.