Pesquisa "Quilombos e Acesso à Justiça" é apresentada no I Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil

Data da publicação: qua, 13/03/2024 - 13h39min

O projeto Panorama Quilombola, parceria entre Núcleo Afro-Cebrap e o Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais Ameríndios e Afro-americanos (LaPPAA) do IFCH, divulgou os resultados da pesquisa Quilombos e Acesso à Justiça: a atuação da Defensoria Pública durante o I Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil, realizado em Brasília entre os dias 22 e 23 de fevereiro.

O professor José Maurício Arruti (Departamento de Antropologia) apresentou os resultados do projeto, destacando questões importantes e recomendações para melhorar o acesso à justiça das comunidades quilombolas. O evento, realizado pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), contou com a participação de especialistas e a apresentação de trabalhos contribuindo para o aprimoramento profissional dos defensores públicos nas temáticas raciais e indígenas.

A pesquisa Quilombos e Acesso à Justiça mapeou as relações entre Defensorias Públicas e comunidades quilombolas no Brasil, resultando em bancos de dados, repertórios de ações e recomendações para aprimorar essa atuação. O trabalho foi desenvolvido entre 2021 e 2023 em cooperação com diversas entidades, produzindo um diagnóstico abrangente sobre o papel das Defensorias Públicas nesse contexto.

Acesse a íntegra da pesquisa Quilombos e Acesso à Justiça: a atuação da Defensoria Pública.