Tese defendida no IFCH é destaque Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2023

Data da publicação: sex, 01/12/2023 - 14h27min

A tese A arte do rodeio: peões, touros e tropeiros na sociedade do agronegócio, do pesquisador Carlos Eduardo Machado, é contemplada com o segundo lugar no Prêmio Silvio Romero de Folclore e Cultura Popular do IPHAN. 

Vinculado ao Centro de Estudos Rurais (Ceres), Carlos Eduardo Machado defendeu sua tese no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, sob a orientação da professora Nashieli Loera, e já tinha recebido menção honrosa no prêmio Capes de Teses. O autor investigou a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, problematizando a noção de “cultura” que envolve esse universo marcado pelo prestígio das relações entre homens e touros.

A tese A arte do rodeio: peões, touros e tropeiros na sociedade do agronegócio pode ser consultada em https://hdl.handle.net/20.500.12733/8848.

Saiba mais sobre o Prêmio Silvio Romero de Folclore e Cultura Popular em www.gov.br/iphan/pt-br/unidades-especiais/centro-nacional-de-folclore-e-cultura-popular/premio-silvio-romero-de-monografias-sobre-folclore-e-cultura-popular.