Eduardo Brondízio, professor credenciado ao PPG em Ambiente e Sociedade, ganha o Prêmio Ambiental Volvo

Data da publicação: seg, 13/11/2023 - 15h28min

O professor de Antropologia, Eduardo Brondízio, credenciado ao corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade, receberá, em virtude de sua extensa e qualificada pesquisa sobre o desenvolvimento e desafios ambientais da região amazônica, o Prêmio Ambiental Volvo de 2023.

A sua pesquisa traz à tona a complexidade e os desafios relacionados ao uso da terra, desmatamento, mudanças climáticas e produção de alimentos, assim como o impacto de tais temas no modo de vida das populações indígenas, rurais e urbanas.

O renomado trabalho desmistifica a ideia de que a região amazônica seja habitada por pequenos grupos indígenas que, por sua vez, ocupariam as florestas virgens do local. Na verdade, cerca de 80% dos 30 milhões de habitantes da região vivem nas áreas urbanas. Tal indicador aponta a necessidade latente de desenvolvimento das áreas urbanas com sistemas de produção sustentáveis que possam coexistir com a floresta sem a sua destruição.

O pesquisador defende um sistema agroflorestal de uso e ocupação dos solos em pequena escala por oferecer uma forma sustentável e produtiva de utilização dos recursos oriundos da floresta.

O Prêmio Ambiental Volvo 2023 será realizado em Gotemburgo, Suécia, e representa uma das premiações ambientais de maior destaque da área científica mundial, cujo objetivo é promover pesquisas científicas ligadas à área ambiental e de sustentabilidade.

O evento acontecerá virtualmente no dia 22 de novembro de 2023 às 15h00 CET (no Brasil 11h00 da manhã). Maiores informações no link: https://www.environment-prize.com/