Lançamento dos livros "Lutas vigiadas" e "O voto e a vida"

Data da publicação: qua, 23/08/2023 - 15h39min

O Cecult convida para o lançamento dos livros Lutas vigiadas. Militância operária, retaliação patronal e repressão no vale do paraíba (1979-1994), de Richard de Oliveira Martins, e O voto e a vida. Democracia, populismo e comunismo nas eleições de 1954 e 1962 em São Paulo, de Murilo Leal, dia 31 de agosto de 2023, 14 horas, na Sala de Projeção  do IFCH Unicamp (Prédio da Pós-Graduação).

Richard Martins atua no Instituto Federal de São Paulo - Campus Capivari, ministrando disciplinas no Ensino Técnico, Tecnológico e na Pós-Graduação. O livro Lutas Vigiadas tem por base a tese de doutorado defendida pelo autor em 2020, orientada pelo prof. Claudio Batalha. Tratando das experiências de organização e resistência desenvolvidas por trabalhadores industriais do Vale do Paraíba durante a ditadura empresarial-militar e a "redemocratização", a obra evidencia a conformação de uma rede repressiva, particularmente ativa na década de 1980, que articulava grandes empresas e agências estatais na região.

Murilo Leal é professor da Unifesp, na graduação multidisciplinar e na Pós-Graduação em História. O Voto e a vida é fruto de um projeto de pós-doutorado desenvolvido na Unicamp de 2018 a 2021 sob a orientação do prof. Fernando Teixeira da Silva, na linha "Mundos do Trabalho na escravidão e na liberdade". Trata da participação política de trabalhadores e trabalhadoras nas eleições gerais de 1954 e 1962 em São Paulo, relacionando o bairro, a fábrica, o sindicato e a política. Apresenta novas possibilidades no debate sobre o populismo e os limites da democracia no período 1945 e 1964.