Acaba de ser publicado o livro Nos Limites da Lei, de Nauber Gavski da Silva (co-edição Edusp/Sagga). A obra trata da escravidão contemporânea de um modo diferente, ao colocar em primeiro plano as pessoas diretamente envolvidas nas relações de trabalho qualificadas como análogas à escravidão.
A pesquisa baseou-se em vasta documentação produzida pelo Ministério Público do Trabalho da 15a. Região (sediado em Campinas e que abrange grande parte do interior paulista), e em sólida revisão da bibliografia, contribuindo para uma abordagem nova do tema. Examinando os procedimentos instaurados pelo MPT15 entre 1991 e 2010, o autor mostra como os patrões do interior paulista compreendem o trabalho escravo, qual a perspectiva dos trabalhadores envolvidos, e a dos agentes públicos responsáveis por executar as políticas públicas e mediar os conflitos. É, sem dúvida, um livro que traz uma contribuição importante para os debates sobre as relações de trabalho no Brasil contemporâneo.
Essa documentação foi digitalizada por meio de um convênio entre o Cecult/Uniamp e o MPT15, durante a vigência de um Projeto Temático intitulado Entre a escravidão e o fardo da liberdade: os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica, financiado pela Fapesp, e está disponível para pesquisas no Arquivo Edgard Leueunroth. Seu conteúdo pode ser acessado por meio da base de dados Acervo MPT15. Procedimentos Administrativos do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região - Campinas em https://www.cecult.ifch.unicamp.br/bases-dados/ampt/apresentacao.